O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Organização Sistêmica |
Texto Completo: | https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/139 |
Resumo: | A partir dos anos 70 a educação superior privada sofreu um crescimento desenfreado, mas nem todo cidadão tem condições de custear este ensino, no entanto, as instituições públicas oferecem vagas insuficientes para atender toda a demanda. A grande preocupação da sociedade e dos gestores se diz respeito a qualidade do ensino oferecido. Diante deste cenário, políticas públicas voltadas para o financiamento da educação superior são de suma relevância, pois proporcionam maiores oportunidades para a sociedade que dispõe de poucos recursos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar e discutir o orçamento de instituições federais de ensino superior (IFES) à luz de políticas públicas e ações do Governo Federal. Os objetivos específicos constituem: conhecer as origens do financiamento às atividades das IFES; identificar as opções de financiamento público; identificar e caracterizar as políticas públicas do atual governo para o financiamento das universidades federais brasileiras e apresentar a evolução histórica do orçamento destinado à Universidade Federal de Goiás (UFG). O escopo desta pesquisa envolve informações sobre a utilização do orçamento público como mecanismo de financiamento da educação superior federal, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A forma escolhida para a coleta dos dados é a consulta aos bancos de dados da UFG, bem como aos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos sobre orçamento para a educação superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, entretanto quanto à abordagem da pesquisa, foi escolhido o método quantitativo. Este estudo possibilitou conhecer as mudanças provocadas pelos Governos ao longo dos últimos anos. Palavras-chave: Orçamento. Educação superior. Financiamento. |
id |
UNINTER-2_d01c612ae34b37afb35c5502f670f738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/139 |
network_acronym_str |
UNINTER-2 |
network_name_str |
Revista Organização Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSA partir dos anos 70 a educação superior privada sofreu um crescimento desenfreado, mas nem todo cidadão tem condições de custear este ensino, no entanto, as instituições públicas oferecem vagas insuficientes para atender toda a demanda. A grande preocupação da sociedade e dos gestores se diz respeito a qualidade do ensino oferecido. Diante deste cenário, políticas públicas voltadas para o financiamento da educação superior são de suma relevância, pois proporcionam maiores oportunidades para a sociedade que dispõe de poucos recursos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar e discutir o orçamento de instituições federais de ensino superior (IFES) à luz de políticas públicas e ações do Governo Federal. Os objetivos específicos constituem: conhecer as origens do financiamento às atividades das IFES; identificar as opções de financiamento público; identificar e caracterizar as políticas públicas do atual governo para o financiamento das universidades federais brasileiras e apresentar a evolução histórica do orçamento destinado à Universidade Federal de Goiás (UFG). O escopo desta pesquisa envolve informações sobre a utilização do orçamento público como mecanismo de financiamento da educação superior federal, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A forma escolhida para a coleta dos dados é a consulta aos bancos de dados da UFG, bem como aos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos sobre orçamento para a educação superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, entretanto quanto à abordagem da pesquisa, foi escolhido o método quantitativo. Este estudo possibilitou conhecer as mudanças provocadas pelos Governos ao longo dos últimos anos. Palavras-chave: Orçamento. Educação superior. Financiamento. Centro Universitário Internacional - Uninter2012-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/139Revista Organização Sistêmica; v. 2 n. 1 (2012); 102 - 1182316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/139/53Duarte, Cássia SoaresMaior de Oliveira, Tatiana Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-14T16:30:17Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/139Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2012-12-14T16:30:17Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title |
O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
spellingShingle |
O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Duarte, Cássia Soares |
title_short |
O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title_full |
O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title_fullStr |
O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title_full_unstemmed |
O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
title_sort |
O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS |
author |
Duarte, Cássia Soares |
author_facet |
Duarte, Cássia Soares Maior de Oliveira, Tatiana Souto |
author_role |
author |
author2 |
Maior de Oliveira, Tatiana Souto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Cássia Soares Maior de Oliveira, Tatiana Souto |
description |
A partir dos anos 70 a educação superior privada sofreu um crescimento desenfreado, mas nem todo cidadão tem condições de custear este ensino, no entanto, as instituições públicas oferecem vagas insuficientes para atender toda a demanda. A grande preocupação da sociedade e dos gestores se diz respeito a qualidade do ensino oferecido. Diante deste cenário, políticas públicas voltadas para o financiamento da educação superior são de suma relevância, pois proporcionam maiores oportunidades para a sociedade que dispõe de poucos recursos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar e discutir o orçamento de instituições federais de ensino superior (IFES) à luz de políticas públicas e ações do Governo Federal. Os objetivos específicos constituem: conhecer as origens do financiamento às atividades das IFES; identificar as opções de financiamento público; identificar e caracterizar as políticas públicas do atual governo para o financiamento das universidades federais brasileiras e apresentar a evolução histórica do orçamento destinado à Universidade Federal de Goiás (UFG). O escopo desta pesquisa envolve informações sobre a utilização do orçamento público como mecanismo de financiamento da educação superior federal, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A forma escolhida para a coleta dos dados é a consulta aos bancos de dados da UFG, bem como aos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos sobre orçamento para a educação superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, entretanto quanto à abordagem da pesquisa, foi escolhido o método quantitativo. Este estudo possibilitou conhecer as mudanças provocadas pelos Governos ao longo dos últimos anos. Palavras-chave: Orçamento. Educação superior. Financiamento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/139 |
url |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/139/53 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Internacional - Uninter |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Internacional - Uninter |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Organização Sistêmica; v. 2 n. 1 (2012); 102 - 118 2316-2848 reponame:Revista Organização Sistêmica instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Revista Organização Sistêmica |
collection |
Revista Organização Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com |
_version_ |
1800219493643845632 |