O FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cássia Soares
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maior de Oliveira, Tatiana Souto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/139
Resumo: A partir dos anos 70 a educação superior privada sofreu um crescimento desenfreado, mas nem todo cidadão tem condições de custear este ensino, no entanto, as instituições públicas oferecem vagas insuficientes para atender toda a demanda. A grande preocupação da sociedade e dos gestores se diz respeito a qualidade do ensino oferecido. Diante deste cenário, políticas públicas voltadas para o financiamento da educação superior são de suma relevância, pois proporcionam maiores oportunidades para a sociedade que dispõe de poucos recursos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar e discutir o orçamento de instituições federais de ensino superior (IFES) à luz de políticas públicas e ações do Governo Federal. Os objetivos específicos constituem: conhecer as origens do financiamento às atividades das IFES; identificar as opções de financiamento público; identificar e caracterizar as políticas públicas do atual governo para o financiamento das universidades federais brasileiras e apresentar a evolução histórica do orçamento destinado à Universidade Federal de Goiás (UFG). O escopo desta pesquisa envolve informações sobre a utilização do orçamento público como mecanismo de financiamento da educação superior federal, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A forma escolhida para a coleta dos dados é a consulta aos bancos de dados da UFG, bem como aos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos sobre orçamento para a educação superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, entretanto quanto à abordagem da pesquisa, foi escolhido o método quantitativo. Este estudo possibilitou conhecer as mudanças provocadas pelos Governos ao longo dos últimos anos. Palavras-chave: Orçamento. Educação superior. Financiamento. 
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