Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tripoli, Angela Cristina Kochinski
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo, Leonardo Mercher Coutinho Olimpio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481
Resumo: Resumo O presente trabalho demonstra como a utilização do programa digital Comexlab nas aulas de graduação em Comércio Exterior favoreceu o aprendizado prático dos alunos sobre o processo administrativo de importação e exportação e trouxe soluções para desafios docentes e discentes no campo profissional. A partir da observação dos participantes, entrevistas e questionários, observou-se que havia demanda dos alunos e dos professores para fomentar a aprendizagem e a prática administrativa das transações comerciais junto à Receita Federal do Brasil. Desta forma, expõe-se os desafios e soluções na formação do profissional de Comércio Exterior antes e após a implementação do programa, trazendo os seguintes resultados: introdução da prática no processo de aprendizagem; docente como peça fundamental no processo de aprendizagem teórico-prática; diminuição da distância psíquica; e melhor rendimento dos alunos nas competências individuais requeridas pelo mercado. Palavras-chave: Comércio Exterior. Exportação. Importação. Siscomex. Abstract The present work demonstrates how the use of the Comexlab digital program in Foreign Trade undergraduate classes favored students' practical learning about the administrative process of import and export and brought solutions to challenges for teachers and students in the professional field. From the observation of the participants, interviews, and questionnaires, it was observed that there was demand from students and teachers to foster the learning and administrative practice of commercial transactions with the Federal Revenue of Brazil. Thus, the challenges and solutions in the training of Foreign Trade professionals are exposed before and after the implementation of the program, bringing the following results: introduction of practice in the learning process; teacher as a fundamental part in the theoretical-practical learning process; decrease in psychic distance; and better performance of students in their individual skills required by the market. Keywords: Foreign Tarde. Export. Import. Siscomex. Resumen Este trabajo demuestra cómo la utilización del programa digital Comexlab en clases de pregrado de Comercio Exterior favoreció el aprendizaje práctico de los alumnos sobre el proceso administrativo de importación y exportación y aportó soluciones para dificultades de docentes y estudiantes en el campo profesional. A partir de la observación de los participantes, de entrevistas y cuestionarios, se observó la existencia de demandas de alumnos y profesores en el sentido de desarrollar el aprendizaje y la práctica administrativa de transacciones comerciales previstas en la Receta Federal de Brasil. De esa forma, se exponen los retos y soluciones en la formación profesional en Comercio Exterior antes y después de la utilización del programa, que trajo los siguientes resultados: introducción de la práctica en el proceso de aprendizaje; el docente como parte fundamental del proceso de aprendizaje teórico-práctico; disminución de la distancia psíquica; mejor rendimiento de los alumnos en las competencias individuales requeridas por el mercado. Palabras-clave: Comercio Exterior. Exportación. Importación. Siscomex.
id UNINTER-2_ea7bf24c3ccee53f00133f6a670555aa
oai_identifier_str oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/481
network_acronym_str UNINTER-2
network_name_str Revista Organização Sistêmica
repository_id_str
spelling Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa ComexlabResumo O presente trabalho demonstra como a utilização do programa digital Comexlab nas aulas de graduação em Comércio Exterior favoreceu o aprendizado prático dos alunos sobre o processo administrativo de importação e exportação e trouxe soluções para desafios docentes e discentes no campo profissional. A partir da observação dos participantes, entrevistas e questionários, observou-se que havia demanda dos alunos e dos professores para fomentar a aprendizagem e a prática administrativa das transações comerciais junto à Receita Federal do Brasil. Desta forma, expõe-se os desafios e soluções na formação do profissional de Comércio Exterior antes e após a implementação do programa, trazendo os seguintes resultados: introdução da prática no processo de aprendizagem; docente como peça fundamental no processo de aprendizagem teórico-prática; diminuição da distância psíquica; e melhor rendimento dos alunos nas competências individuais requeridas pelo mercado. Palavras-chave: Comércio Exterior. Exportação. Importação. Siscomex. Abstract The present work demonstrates how the use of the Comexlab digital program in Foreign Trade undergraduate classes favored students' practical learning about the administrative process of import and export and brought solutions to challenges for teachers and students in the professional field. From the observation of the participants, interviews, and questionnaires, it was observed that there was demand from students and teachers to foster the learning and administrative practice of commercial transactions with the Federal Revenue of Brazil. Thus, the challenges and solutions in the training of Foreign Trade professionals are exposed before and after the implementation of the program, bringing the following results: introduction of practice in the learning process; teacher as a fundamental part in the theoretical-practical learning process; decrease in psychic distance; and better performance of students in their individual skills required by the market. Keywords: Foreign Tarde. Export. Import. Siscomex. Resumen Este trabajo demuestra cómo la utilización del programa digital Comexlab en clases de pregrado de Comercio Exterior favoreció el aprendizaje práctico de los alumnos sobre el proceso administrativo de importación y exportación y aportó soluciones para dificultades de docentes y estudiantes en el campo profesional. A partir de la observación de los participantes, de entrevistas y cuestionarios, se observó la existencia de demandas de alumnos y profesores en el sentido de desarrollar el aprendizaje y la práctica administrativa de transacciones comerciales previstas en la Receta Federal de Brasil. De esa forma, se exponen los retos y soluciones en la formación profesional en Comercio Exterior antes y después de la utilización del programa, que trajo los siguientes resultados: introducción de la práctica en el proceso de aprendizaje; el docente como parte fundamental del proceso de aprendizaje teórico-práctico; disminución de la distancia psíquica; mejor rendimiento de los alumnos en las competencias individuales requeridas por el mercado. Palabras-clave: Comercio Exterior. Exportación. Importación. Siscomex.Centro Universitário Internacional - Uninter2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481Revista Organização Sistêmica; v. 6 n. 10 (2017)2316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481/231Tripoli, Angela Cristina KochinskiMelo, Leonardo Mercher Coutinho Olimpio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T16:04:26Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/481Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2020-08-27T16:04:26Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab
title Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab
spellingShingle Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab
Tripoli, Angela Cristina Kochinski
title_short Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab
title_full Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab
title_fullStr Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab
title_full_unstemmed Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab
title_sort Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab
author Tripoli, Angela Cristina Kochinski
author_facet Tripoli, Angela Cristina Kochinski
Melo, Leonardo Mercher Coutinho Olimpio de
author_role author
author2 Melo, Leonardo Mercher Coutinho Olimpio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tripoli, Angela Cristina Kochinski
Melo, Leonardo Mercher Coutinho Olimpio de
description Resumo O presente trabalho demonstra como a utilização do programa digital Comexlab nas aulas de graduação em Comércio Exterior favoreceu o aprendizado prático dos alunos sobre o processo administrativo de importação e exportação e trouxe soluções para desafios docentes e discentes no campo profissional. A partir da observação dos participantes, entrevistas e questionários, observou-se que havia demanda dos alunos e dos professores para fomentar a aprendizagem e a prática administrativa das transações comerciais junto à Receita Federal do Brasil. Desta forma, expõe-se os desafios e soluções na formação do profissional de Comércio Exterior antes e após a implementação do programa, trazendo os seguintes resultados: introdução da prática no processo de aprendizagem; docente como peça fundamental no processo de aprendizagem teórico-prática; diminuição da distância psíquica; e melhor rendimento dos alunos nas competências individuais requeridas pelo mercado. Palavras-chave: Comércio Exterior. Exportação. Importação. Siscomex. Abstract The present work demonstrates how the use of the Comexlab digital program in Foreign Trade undergraduate classes favored students' practical learning about the administrative process of import and export and brought solutions to challenges for teachers and students in the professional field. From the observation of the participants, interviews, and questionnaires, it was observed that there was demand from students and teachers to foster the learning and administrative practice of commercial transactions with the Federal Revenue of Brazil. Thus, the challenges and solutions in the training of Foreign Trade professionals are exposed before and after the implementation of the program, bringing the following results: introduction of practice in the learning process; teacher as a fundamental part in the theoretical-practical learning process; decrease in psychic distance; and better performance of students in their individual skills required by the market. Keywords: Foreign Tarde. Export. Import. Siscomex. Resumen Este trabajo demuestra cómo la utilización del programa digital Comexlab en clases de pregrado de Comercio Exterior favoreció el aprendizaje práctico de los alumnos sobre el proceso administrativo de importación y exportación y aportó soluciones para dificultades de docentes y estudiantes en el campo profesional. A partir de la observación de los participantes, de entrevistas y cuestionarios, se observó la existencia de demandas de alumnos y profesores en el sentido de desarrollar el aprendizaje y la práctica administrativa de transacciones comerciales previstas en la Receta Federal de Brasil. De esa forma, se exponen los retos y soluciones en la formación profesional en Comercio Exterior antes y después de la utilización del programa, que trajo los siguientes resultados: introducción de la práctica en el proceso de aprendizaje; el docente como parte fundamental del proceso de aprendizaje teórico-práctico; disminución de la distancia psíquica; mejor rendimiento de los alumnos en las competencias individuales requeridas por el mercado. Palabras-clave: Comercio Exterior. Exportación. Importación. Siscomex.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481
url https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481/231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
dc.source.none.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica; v. 6 n. 10 (2017)
2316-2848
reponame:Revista Organização Sistêmica
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Revista Organização Sistêmica
collection Revista Organização Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com
_version_ 1800219493972049920