Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Organização Sistêmica |
Texto Completo: | https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho demonstra como a utilização do programa digital Comexlab nas aulas de graduação em Comércio Exterior favoreceu o aprendizado prático dos alunos sobre o processo administrativo de importação e exportação e trouxe soluções para desafios docentes e discentes no campo profissional. A partir da observação dos participantes, entrevistas e questionários, observou-se que havia demanda dos alunos e dos professores para fomentar a aprendizagem e a prática administrativa das transações comerciais junto à Receita Federal do Brasil. Desta forma, expõe-se os desafios e soluções na formação do profissional de Comércio Exterior antes e após a implementação do programa, trazendo os seguintes resultados: introdução da prática no processo de aprendizagem; docente como peça fundamental no processo de aprendizagem teórico-prática; diminuição da distância psíquica; e melhor rendimento dos alunos nas competências individuais requeridas pelo mercado. Palavras-chave: Comércio Exterior. Exportação. Importação. Siscomex. Abstract The present work demonstrates how the use of the Comexlab digital program in Foreign Trade undergraduate classes favored students' practical learning about the administrative process of import and export and brought solutions to challenges for teachers and students in the professional field. From the observation of the participants, interviews, and questionnaires, it was observed that there was demand from students and teachers to foster the learning and administrative practice of commercial transactions with the Federal Revenue of Brazil. Thus, the challenges and solutions in the training of Foreign Trade professionals are exposed before and after the implementation of the program, bringing the following results: introduction of practice in the learning process; teacher as a fundamental part in the theoretical-practical learning process; decrease in psychic distance; and better performance of students in their individual skills required by the market. Keywords: Foreign Tarde. Export. Import. Siscomex. Resumen Este trabajo demuestra cómo la utilización del programa digital Comexlab en clases de pregrado de Comercio Exterior favoreció el aprendizaje práctico de los alumnos sobre el proceso administrativo de importación y exportación y aportó soluciones para dificultades de docentes y estudiantes en el campo profesional. A partir de la observación de los participantes, de entrevistas y cuestionarios, se observó la existencia de demandas de alumnos y profesores en el sentido de desarrollar el aprendizaje y la práctica administrativa de transacciones comerciales previstas en la Receta Federal de Brasil. De esa forma, se exponen los retos y soluciones en la formación profesional en Comercio Exterior antes y después de la utilización del programa, que trajo los siguientes resultados: introducción de la práctica en el proceso de aprendizaje; el docente como parte fundamental del proceso de aprendizaje teórico-práctico; disminución de la distancia psíquica; mejor rendimiento de los alumnos en las competencias individuales requeridas por el mercado. Palabras-clave: Comercio Exterior. Exportación. Importación. Siscomex. |
id |
UNINTER-2_ea7bf24c3ccee53f00133f6a670555aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/481 |
network_acronym_str |
UNINTER-2 |
network_name_str |
Revista Organização Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa ComexlabResumo O presente trabalho demonstra como a utilização do programa digital Comexlab nas aulas de graduação em Comércio Exterior favoreceu o aprendizado prático dos alunos sobre o processo administrativo de importação e exportação e trouxe soluções para desafios docentes e discentes no campo profissional. A partir da observação dos participantes, entrevistas e questionários, observou-se que havia demanda dos alunos e dos professores para fomentar a aprendizagem e a prática administrativa das transações comerciais junto à Receita Federal do Brasil. Desta forma, expõe-se os desafios e soluções na formação do profissional de Comércio Exterior antes e após a implementação do programa, trazendo os seguintes resultados: introdução da prática no processo de aprendizagem; docente como peça fundamental no processo de aprendizagem teórico-prática; diminuição da distância psíquica; e melhor rendimento dos alunos nas competências individuais requeridas pelo mercado. Palavras-chave: Comércio Exterior. Exportação. Importação. Siscomex. Abstract The present work demonstrates how the use of the Comexlab digital program in Foreign Trade undergraduate classes favored students' practical learning about the administrative process of import and export and brought solutions to challenges for teachers and students in the professional field. From the observation of the participants, interviews, and questionnaires, it was observed that there was demand from students and teachers to foster the learning and administrative practice of commercial transactions with the Federal Revenue of Brazil. Thus, the challenges and solutions in the training of Foreign Trade professionals are exposed before and after the implementation of the program, bringing the following results: introduction of practice in the learning process; teacher as a fundamental part in the theoretical-practical learning process; decrease in psychic distance; and better performance of students in their individual skills required by the market. Keywords: Foreign Tarde. Export. Import. Siscomex. Resumen Este trabajo demuestra cómo la utilización del programa digital Comexlab en clases de pregrado de Comercio Exterior favoreció el aprendizaje práctico de los alumnos sobre el proceso administrativo de importación y exportación y aportó soluciones para dificultades de docentes y estudiantes en el campo profesional. A partir de la observación de los participantes, de entrevistas y cuestionarios, se observó la existencia de demandas de alumnos y profesores en el sentido de desarrollar el aprendizaje y la práctica administrativa de transacciones comerciales previstas en la Receta Federal de Brasil. De esa forma, se exponen los retos y soluciones en la formación profesional en Comercio Exterior antes y después de la utilización del programa, que trajo los siguientes resultados: introducción de la práctica en el proceso de aprendizaje; el docente como parte fundamental del proceso de aprendizaje teórico-práctico; disminución de la distancia psíquica; mejor rendimiento de los alumnos en las competencias individuales requeridas por el mercado. Palabras-clave: Comercio Exterior. Exportación. Importación. Siscomex.Centro Universitário Internacional - Uninter2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481Revista Organização Sistêmica; v. 6 n. 10 (2017)2316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481/231Tripoli, Angela Cristina KochinskiMelo, Leonardo Mercher Coutinho Olimpio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T16:04:26Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/481Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2020-08-27T16:04:26Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab |
title |
Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab |
spellingShingle |
Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab Tripoli, Angela Cristina Kochinski |
title_short |
Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab |
title_full |
Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab |
title_fullStr |
Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab |
title_full_unstemmed |
Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab |
title_sort |
Comércio Exterior e formação profissional: relato de experiência docente no uso do programa Comexlab |
author |
Tripoli, Angela Cristina Kochinski |
author_facet |
Tripoli, Angela Cristina Kochinski Melo, Leonardo Mercher Coutinho Olimpio de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Leonardo Mercher Coutinho Olimpio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tripoli, Angela Cristina Kochinski Melo, Leonardo Mercher Coutinho Olimpio de |
description |
Resumo O presente trabalho demonstra como a utilização do programa digital Comexlab nas aulas de graduação em Comércio Exterior favoreceu o aprendizado prático dos alunos sobre o processo administrativo de importação e exportação e trouxe soluções para desafios docentes e discentes no campo profissional. A partir da observação dos participantes, entrevistas e questionários, observou-se que havia demanda dos alunos e dos professores para fomentar a aprendizagem e a prática administrativa das transações comerciais junto à Receita Federal do Brasil. Desta forma, expõe-se os desafios e soluções na formação do profissional de Comércio Exterior antes e após a implementação do programa, trazendo os seguintes resultados: introdução da prática no processo de aprendizagem; docente como peça fundamental no processo de aprendizagem teórico-prática; diminuição da distância psíquica; e melhor rendimento dos alunos nas competências individuais requeridas pelo mercado. Palavras-chave: Comércio Exterior. Exportação. Importação. Siscomex. Abstract The present work demonstrates how the use of the Comexlab digital program in Foreign Trade undergraduate classes favored students' practical learning about the administrative process of import and export and brought solutions to challenges for teachers and students in the professional field. From the observation of the participants, interviews, and questionnaires, it was observed that there was demand from students and teachers to foster the learning and administrative practice of commercial transactions with the Federal Revenue of Brazil. Thus, the challenges and solutions in the training of Foreign Trade professionals are exposed before and after the implementation of the program, bringing the following results: introduction of practice in the learning process; teacher as a fundamental part in the theoretical-practical learning process; decrease in psychic distance; and better performance of students in their individual skills required by the market. Keywords: Foreign Tarde. Export. Import. Siscomex. Resumen Este trabajo demuestra cómo la utilización del programa digital Comexlab en clases de pregrado de Comercio Exterior favoreció el aprendizaje práctico de los alumnos sobre el proceso administrativo de importación y exportación y aportó soluciones para dificultades de docentes y estudiantes en el campo profesional. A partir de la observación de los participantes, de entrevistas y cuestionarios, se observó la existencia de demandas de alumnos y profesores en el sentido de desarrollar el aprendizaje y la práctica administrativa de transacciones comerciales previstas en la Receta Federal de Brasil. De esa forma, se exponen los retos y soluciones en la formación profesional en Comercio Exterior antes y después de la utilización del programa, que trajo los siguientes resultados: introducción de la práctica en el proceso de aprendizaje; el docente como parte fundamental del proceso de aprendizaje teórico-práctico; disminución de la distancia psíquica; mejor rendimiento de los alumnos en las competencias individuales requeridas por el mercado. Palabras-clave: Comercio Exterior. Exportación. Importación. Siscomex. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481 |
url |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/481/231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Internacional - Uninter |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Internacional - Uninter |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Organização Sistêmica; v. 6 n. 10 (2017) 2316-2848 reponame:Revista Organização Sistêmica instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Revista Organização Sistêmica |
collection |
Revista Organização Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com |
_version_ |
1800219493972049920 |