Método fônico de alfabetização: a nova indicação do MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerke, Raquel Braum
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/756
Resumo: Através de uma pesquisa bibliográfica sobre a alfabetização no Brasil, fez-se um estudo sobre os principais métodos usados nas escolas de todo o país, bem como das orientações metodológicas nas políticas públicas das últimas décadas. O objetivo principal da pesquisa foi avaliar o método fônico de alfabetização, em busca de uma comprovação científica para o seu uso, já que esta técnica é a mais nova indicação do Ministério da Educação e o seu uso está sendo incentivado aos professores de escolas públicas e privadas, bem como aos pais de crianças em idade pré-escolar. Esta abordagem do MEC tem gerado discórdia entre os especialistas, pois, apesar de se tratarem de métodos e técnicas tradicionais, elas vão de contramão ao que vinha sendo estabelecido anteriormente. Desde os anos 1980, as teorias socioconstrutivistas e os métodos globais de alfabetização substituíram o ensino tradicional, tomando conta de todos os espaços educacionais. A principal proposta socioconstrutivista foi transferir o foco do professor ao aluno na sala de aula, fazendo dele o grande protagonista de sua própria aprendizagem. Desta forma, foi colocada sobre os alunos, uma responsabilidade que, mais tarde, se comprovou extremamente danosa, deixando grandes prejuízos no desempenho escolar de toda uma nação. Em contrapartida, o método fônico e a consciência fonológica já possuem eficácia comprovada e demonstram ser a melhor abordagem para o sucesso acadêmico, principalmente aos alunos com dificuldade de aprendizagem. Concluiu-se que esta abordagem pode ser a grande responsável por uma melhora significativa da educação brasileira, mesmo que isso demore a acontecer.
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Desde os anos 1980, as teorias socioconstrutivistas e os métodos globais de alfabetização substituíram o ensino tradicional, tomando conta de todos os espaços educacionais. A principal proposta socioconstrutivista foi transferir o foco do professor ao aluno na sala de aula, fazendo dele o grande protagonista de sua própria aprendizagem. Desta forma, foi colocada sobre os alunos, uma responsabilidade que, mais tarde, se comprovou extremamente danosa, deixando grandes prejuízos no desempenho escolar de toda uma nação. Em contrapartida, o método fônico e a consciência fonológica já possuem eficácia comprovada e demonstram ser a melhor abordagem para o sucesso acadêmico, principalmente aos alunos com dificuldade de aprendizagem. 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