Educação inclusiva: o método fônico na alfabetização de alunos autistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Giuliano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41858
Resumo: Considerando o elevado número de matrículas de alunos autistas, que tem sido pleiteadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a angústia dos docentes em alfabetizar tais alunos, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de estudar qual a contribuição do Método Fônico – que consiste em fornecer subsídios fônicos e metafônicos para o aprendiz compreender as correspondências grafofonêmicas e desenvolver a consciência fonológica – para a alfabetização de alunos autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, segundo estudos científicos, tal método tem obtido resultados promissores nesse processo, principalmente com autistas. Para tanto, através de revisão bibliográfica, tal método foi estudado em sua aplicabilidade na alfabetização de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender como ocorre a aprendizagem da Escrita Alfabética por alunos autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental através do Método Fônico e buscar algumas prática pedagógicas do Método Fônico para alfabetização de alunos autistas ou com Transtorno do Espectro do Autismo, que é um transtorno caracterizado por defasagens significativas nas habilidades de socialização, comunicação, atrasos cognitivos e comportamentos estereotipados que podem ocorrer em maior ou menor intensidade, variando de sujeito a sujeito, dependendo do grau de comprometimento. Isso torna necessária a administração de práticas pedagógicas específicas destinadas a transpor, na medida do possível, barreiras impostas ao processo ensino aprendizagem pelos sintomas do transtorno. Finalmente, foi concluído que os docentes, através de formações continuadas ou da própria formação acadêmica, poderão munir-se de conhecimentos práticos e teóricos do Método Fônico, assim como a respeito do autismo – ou Transtorno do Espectro do Autismo – de forma a se capacitar para atuar com os alunos aqui referidos, diminuindo sua angustia frente a situações nas quais haja necessidade de lecionar para eles. Com isso, o corpo docente poderá ter maior proficiência na interação com tais alunos, contribuindo para que seus direitos de aprendizagem sejam alcançados e, também para que haja uma sociedade mais justa e inclusiva.
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