A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brigagão, Hera
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/1444
Resumo: A monografia exposta, explana acerca da arte com o barro, elucidando sobre as esculturas de barro em diversas regiões brasileiras, abordando manifestações artísticas culturais que narram a historicidade sócio-política de um povo, comunidade, e do processo poético de Francisco Brennand. O barro é um material de fácil acesso e de baixo custo, havendo diversos tipos de massas, entre elas estão, a argila, marfim, creme, branca, tabaco, terracota, paperclay, argila de papel, e etc. E seu fazer artístico está ligado inteiramente ao trabalho manual, explorando a sinestesia do modelar, de tatear e do sentir a liga e a textura deste material extremamente maleável, e que existem inúmeras possibilidades de molda-lo. A poética processual depende do período em o artista produz a sua obra, comumente os vasilhames e as estatuetas da ilha do Marajó-PA, que expressam uma característica artística única tanto em sua formalidade quanto a sua iconografia. Bem como o processo poético das obras artísticas tridimensionais de Francisco Brennand, um artista visionário que reformou e instalou a antiga olaria da Várzea de Recife, a maioria de suas obras voltam-se ao aspecto utilitarista, compostas por uma incrível volumetria de formas absurdas.
id UNINTER-3_f148602441a14e9af2264dc1757120bc
oai_identifier_str oai:repositorio.uninter.com:1/1444
network_acronym_str UNINTER-3
network_name_str Repositório Institucional Uninter
repository_id_str
spelling Brigagão, HeraGirata, Paulo Yutaka Toyoshima2023-08-11T18:04:49Z2023-08-11T18:04:49Z2021https://repositorio.uninter.com/handle/1/1444A monografia exposta, explana acerca da arte com o barro, elucidando sobre as esculturas de barro em diversas regiões brasileiras, abordando manifestações artísticas culturais que narram a historicidade sócio-política de um povo, comunidade, e do processo poético de Francisco Brennand. O barro é um material de fácil acesso e de baixo custo, havendo diversos tipos de massas, entre elas estão, a argila, marfim, creme, branca, tabaco, terracota, paperclay, argila de papel, e etc. E seu fazer artístico está ligado inteiramente ao trabalho manual, explorando a sinestesia do modelar, de tatear e do sentir a liga e a textura deste material extremamente maleável, e que existem inúmeras possibilidades de molda-lo. A poética processual depende do período em o artista produz a sua obra, comumente os vasilhames e as estatuetas da ilha do Marajó-PA, que expressam uma característica artística única tanto em sua formalidade quanto a sua iconografia. Bem como o processo poético das obras artísticas tridimensionais de Francisco Brennand, um artista visionário que reformou e instalou a antiga olaria da Várzea de Recife, a maioria de suas obras voltam-se ao aspecto utilitarista, compostas por uma incrível volumetria de formas absurdas.application/pdfArte com o barroprocesso poéticoesculturasFrancisco Brennandfazer artísticoA arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCentro Universitário Internacional UninterEscola de EducaçãoBragança-PA2021Bacharelado em Artes VisuaisGraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALBRIGAGÃO, Hera - Copia.pdfBRIGAGÃO, Hera - Copia.pdfapplication/pdf1955142https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1444/1/BRIGAG%c3%83O%2c%20Hera%20-%20Copia.pdf2b2484786a0a627bcf212b143f50b3dfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1444/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTBRIGAGÃO, Hera - Copia.pdf.txtBRIGAGÃO, Hera - Copia.pdf.txtExtracted texttext/plain56882https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1444/3/BRIGAG%c3%83O%2c%20Hera%20-%20Copia.pdf.txt6989a93f3a87a5d7704567878005ded6MD53THUMBNAILBRIGAGÃO, Hera - Copia.pdf.jpgBRIGAGÃO, Hera - Copia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1444/4/BRIGAG%c3%83O%2c%20Hera%20-%20Copia.pdf.jpg3ea23a755161dbf50ac549cd2ad852a3MD541/14442023-08-11 15:30:22.06oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2023-08-11T18:30:22falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2023-08-11T18:30:22Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand
title A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand
spellingShingle A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand
Brigagão, Hera
Arte com o barro
processo poético
esculturas
Francisco Brennand
fazer artístico
title_short A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand
title_full A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand
title_fullStr A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand
title_full_unstemmed A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand
title_sort A arte com o barro: e a arte utilitária de Francisco Brennand
author Brigagão, Hera
author_facet Brigagão, Hera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brigagão, Hera
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Girata, Paulo Yutaka Toyoshima
contributor_str_mv Girata, Paulo Yutaka Toyoshima
dc.subject.por.fl_str_mv Arte com o barro
processo poético
esculturas
Francisco Brennand
fazer artístico
topic Arte com o barro
processo poético
esculturas
Francisco Brennand
fazer artístico
description A monografia exposta, explana acerca da arte com o barro, elucidando sobre as esculturas de barro em diversas regiões brasileiras, abordando manifestações artísticas culturais que narram a historicidade sócio-política de um povo, comunidade, e do processo poético de Francisco Brennand. O barro é um material de fácil acesso e de baixo custo, havendo diversos tipos de massas, entre elas estão, a argila, marfim, creme, branca, tabaco, terracota, paperclay, argila de papel, e etc. E seu fazer artístico está ligado inteiramente ao trabalho manual, explorando a sinestesia do modelar, de tatear e do sentir a liga e a textura deste material extremamente maleável, e que existem inúmeras possibilidades de molda-lo. A poética processual depende do período em o artista produz a sua obra, comumente os vasilhames e as estatuetas da ilha do Marajó-PA, que expressam uma característica artística única tanto em sua formalidade quanto a sua iconografia. Bem como o processo poético das obras artísticas tridimensionais de Francisco Brennand, um artista visionário que reformou e instalou a antiga olaria da Várzea de Recife, a maioria de suas obras voltam-se ao aspecto utilitarista, compostas por uma incrível volumetria de formas absurdas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-11T18:04:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-11T18:04:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/handle/1/1444
url https://repositorio.uninter.com/handle/1/1444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Uninter
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Repositório Institucional Uninter
collection Repositório Institucional Uninter
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1444/1/BRIGAG%c3%83O%2c%20Hera%20-%20Copia.pdf
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1444/2/license.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1444/3/BRIGAG%c3%83O%2c%20Hera%20-%20Copia.pdf.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1444/4/BRIGAG%c3%83O%2c%20Hera%20-%20Copia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b2484786a0a627bcf212b143f50b3df
2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852
6989a93f3a87a5d7704567878005ded6
3ea23a755161dbf50ac549cd2ad852a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809270225308221440