APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henis Rodrigues, Bruna
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira Silvério, Camila, Alberto Alvim Franzini Junior, Carlos, Pereira Santos, Caroline, Tanajura Caldeira, Daniela, Cardoso Silva, Bianca, Lopes Pacagnelli, Francis, Tereza Artero Prado, Maria, Bandeira de Mello Monteiro, Carlos, Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Deborah
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1510
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a aprendizagem motora em indivíduos com Síndrome de Down (SD). Foram avaliados 28 indivíduos (média de idade de 16,28±2,89 anos) com SD (GE) e com desenvolvimento típico (GC) nas fases: Aquisição (realização 30 vezes labirinto no computador); Retenção (mais 5 repetições); Transferência (5 repetições em folha de papel). Verificou-se melhora do tempo do primeiro (GE=23,58±2,27s; GC=7,21±0,70s) para o último bloco da Aquisição (GE=19,18±2,73s; GC=5,52±0,22s) para ambos os grupos. Na Retenção o GE e o GC mantiveram a média de tempo de execução da tarefa (GE=19,23±1,01s; GC=5,02±0,14s) em comparação ao último bloco da Aquisição. E na Transferência o GE aumentou a média de tempo e o GC manteve (GE=23,98±2,86; GC=5,02±0,05s), em relação à Retenção, sendo que todos os achados foram significativos (p
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