APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Colloquium Vitae |
Texto Completo: | http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1510 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a aprendizagem motora em indivíduos com Síndrome de Down (SD). Foram avaliados 28 indivíduos (média de idade de 16,28±2,89 anos) com SD (GE) e com desenvolvimento típico (GC) nas fases: Aquisição (realização 30 vezes labirinto no computador); Retenção (mais 5 repetições); Transferência (5 repetições em folha de papel). Verificou-se melhora do tempo do primeiro (GE=23,58±2,27s; GC=7,21±0,70s) para o último bloco da Aquisição (GE=19,18±2,73s; GC=5,52±0,22s) para ambos os grupos. Na Retenção o GE e o GC mantiveram a média de tempo de execução da tarefa (GE=19,23±1,01s; GC=5,02±0,14s) em comparação ao último bloco da Aquisição. E na Transferência o GE aumentou a média de tempo e o GC manteve (GE=23,98±2,86; GC=5,02±0,05s), em relação à Retenção, sendo que todos os achados foram significativos (p |
id |
UNIOESTE-2_a979c6ac0aecad62953745e96d54b1a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1510 |
network_acronym_str |
UNIOESTE-2 |
network_name_str |
Colloquium Vitae |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWNsíndrome de downdesenvolvimento infantilaprendizagem em labirintoatividade motora.O objetivo deste estudo foi analisar a aprendizagem motora em indivíduos com Síndrome de Down (SD). Foram avaliados 28 indivíduos (média de idade de 16,28±2,89 anos) com SD (GE) e com desenvolvimento típico (GC) nas fases: Aquisição (realização 30 vezes labirinto no computador); Retenção (mais 5 repetições); Transferência (5 repetições em folha de papel). Verificou-se melhora do tempo do primeiro (GE=23,58±2,27s; GC=7,21±0,70s) para o último bloco da Aquisição (GE=19,18±2,73s; GC=5,52±0,22s) para ambos os grupos. Na Retenção o GE e o GC mantiveram a média de tempo de execução da tarefa (GE=19,23±1,01s; GC=5,02±0,14s) em comparação ao último bloco da Aquisição. E na Transferência o GE aumentou a média de tempo e o GC manteve (GE=23,98±2,86; GC=5,02±0,05s), em relação à Retenção, sendo que todos os achados foram significativos (pUniversidade do Oeste Paulista - UNOESTE2016-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1510Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 7 n. 3 (2015): Colloquium Vitae; 62-701984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1510/1586Henis Rodrigues, BrunaPereira Silvério, CamilaAlberto Alvim Franzini Junior, CarlosPereira Santos, CarolineTanajura Caldeira, DanielaCardoso Silva, BiancaLopes Pacagnelli, FrancisTereza Artero Prado, MariaBandeira de Mello Monteiro, CarlosCristina Gonçalves Luiz Fernani, Deborahinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-02T14:53:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1510Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2016-06-02T14:53:52Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN |
title |
APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN |
spellingShingle |
APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN Henis Rodrigues, Bruna síndrome de down desenvolvimento infantil aprendizagem em labirinto atividade motora. |
title_short |
APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN |
title_full |
APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN |
title_fullStr |
APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN |
title_full_unstemmed |
APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN |
title_sort |
APRENDIZADO MOTOR COM APLICAÇÃO DE LABIRINTO VIRTUAL E REAL NA SÍNDROME DE DOWN |
author |
Henis Rodrigues, Bruna |
author_facet |
Henis Rodrigues, Bruna Pereira Silvério, Camila Alberto Alvim Franzini Junior, Carlos Pereira Santos, Caroline Tanajura Caldeira, Daniela Cardoso Silva, Bianca Lopes Pacagnelli, Francis Tereza Artero Prado, Maria Bandeira de Mello Monteiro, Carlos Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Deborah |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Silvério, Camila Alberto Alvim Franzini Junior, Carlos Pereira Santos, Caroline Tanajura Caldeira, Daniela Cardoso Silva, Bianca Lopes Pacagnelli, Francis Tereza Artero Prado, Maria Bandeira de Mello Monteiro, Carlos Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Deborah |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henis Rodrigues, Bruna Pereira Silvério, Camila Alberto Alvim Franzini Junior, Carlos Pereira Santos, Caroline Tanajura Caldeira, Daniela Cardoso Silva, Bianca Lopes Pacagnelli, Francis Tereza Artero Prado, Maria Bandeira de Mello Monteiro, Carlos Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Deborah |
dc.subject.por.fl_str_mv |
síndrome de down desenvolvimento infantil aprendizagem em labirinto atividade motora. |
topic |
síndrome de down desenvolvimento infantil aprendizagem em labirinto atividade motora. |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar a aprendizagem motora em indivíduos com Síndrome de Down (SD). Foram avaliados 28 indivíduos (média de idade de 16,28±2,89 anos) com SD (GE) e com desenvolvimento típico (GC) nas fases: Aquisição (realização 30 vezes labirinto no computador); Retenção (mais 5 repetições); Transferência (5 repetições em folha de papel). Verificou-se melhora do tempo do primeiro (GE=23,58±2,27s; GC=7,21±0,70s) para o último bloco da Aquisição (GE=19,18±2,73s; GC=5,52±0,22s) para ambos os grupos. Na Retenção o GE e o GC mantiveram a média de tempo de execução da tarefa (GE=19,23±1,01s; GC=5,02±0,14s) em comparação ao último bloco da Aquisição. E na Transferência o GE aumentou a média de tempo e o GC manteve (GE=23,98±2,86; GC=5,02±0,05s), em relação à Retenção, sendo que todos os achados foram significativos (p |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1510 |
url |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1510/1586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 7 n. 3 (2015): Colloquium Vitae; 62-70 1984-6436 reponame:Colloquium Vitae instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNIOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNIOESTE |
institution |
UNIOESTE |
reponame_str |
Colloquium Vitae |
collection |
Colloquium Vitae |
repository.name.fl_str_mv |
Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br |
_version_ |
1800218925075529728 |