A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Colloquium Vitae |
Texto Completo: | http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002 |
Resumo: | O estudo buscou conhecer a percepção dos discentes da graduação em enfermagem quanto a real contribuição do laboratório de enfermagem na sua formação acadêmica. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em que foi aplicado um instrumento constituído de 10 perguntas de múltipla escolha para 190 alunos da graduação em enfermagem que já fizeram uso do laboratório. A técnica mais desenvolvida foi curativo por 185 alunos e oxigenoterapia a menos desenvolvida apenas 46 dos participantes; sondagem vesical masculina foi a técnica que mais sentiram dificuldade na realização; 182 alunos responderam que a demonstração da técnica pelo professor no laboratório de enfermagem antes da prática foi válido para o aprendizado e 143 tiveram os professores auxiliando durante o treinamento; o laboratório de enfermagem utilizado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica foi importante para o aprendizado de 185 dos participantes; 137 tiveram como fator desestimulante para utilização do laboratório falta de tempo para agendar aula; 176 concordam que todas as disciplinas teórico-prática do curso devem utilizar o laboratório e 160 responderam que a necessidade de adquirir maior segurança no procedimento foi um dos fatores que mais estimulou a utilizar o laboratório. Na percepção dos discentes o laboratório de enfermagem contribui para sua formação acadêmica. |
id |
UNIOESTE-2_f2eb2ade1666bbf868dd77213bbe82f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1002 |
network_acronym_str |
UNIOESTE-2 |
network_name_str |
Colloquium Vitae |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICAestudantes de enfermagemlaboratório de habilidadesensino.O estudo buscou conhecer a percepção dos discentes da graduação em enfermagem quanto a real contribuição do laboratório de enfermagem na sua formação acadêmica. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em que foi aplicado um instrumento constituído de 10 perguntas de múltipla escolha para 190 alunos da graduação em enfermagem que já fizeram uso do laboratório. A técnica mais desenvolvida foi curativo por 185 alunos e oxigenoterapia a menos desenvolvida apenas 46 dos participantes; sondagem vesical masculina foi a técnica que mais sentiram dificuldade na realização; 182 alunos responderam que a demonstração da técnica pelo professor no laboratório de enfermagem antes da prática foi válido para o aprendizado e 143 tiveram os professores auxiliando durante o treinamento; o laboratório de enfermagem utilizado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica foi importante para o aprendizado de 185 dos participantes; 137 tiveram como fator desestimulante para utilização do laboratório falta de tempo para agendar aula; 176 concordam que todas as disciplinas teórico-prática do curso devem utilizar o laboratório e 160 responderam que a necessidade de adquirir maior segurança no procedimento foi um dos fatores que mais estimulou a utilizar o laboratório. Na percepção dos discentes o laboratório de enfermagem contribui para sua formação acadêmica.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 7 n. 1 (2015): Colloquium Vitae; 18-281984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002/1360Camargo, Milena Colonheseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-18T17:22:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1002Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2015-06-18T17:22:52Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title |
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
spellingShingle |
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA Camargo, Milena Colonhese estudantes de enfermagem laboratório de habilidades ensino. |
title_short |
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title_full |
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title_fullStr |
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title_full_unstemmed |
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
title_sort |
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
author |
Camargo, Milena Colonhese |
author_facet |
Camargo, Milena Colonhese |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Milena Colonhese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudantes de enfermagem laboratório de habilidades ensino. |
topic |
estudantes de enfermagem laboratório de habilidades ensino. |
description |
O estudo buscou conhecer a percepção dos discentes da graduação em enfermagem quanto a real contribuição do laboratório de enfermagem na sua formação acadêmica. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em que foi aplicado um instrumento constituído de 10 perguntas de múltipla escolha para 190 alunos da graduação em enfermagem que já fizeram uso do laboratório. A técnica mais desenvolvida foi curativo por 185 alunos e oxigenoterapia a menos desenvolvida apenas 46 dos participantes; sondagem vesical masculina foi a técnica que mais sentiram dificuldade na realização; 182 alunos responderam que a demonstração da técnica pelo professor no laboratório de enfermagem antes da prática foi válido para o aprendizado e 143 tiveram os professores auxiliando durante o treinamento; o laboratório de enfermagem utilizado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica foi importante para o aprendizado de 185 dos participantes; 137 tiveram como fator desestimulante para utilização do laboratório falta de tempo para agendar aula; 176 concordam que todas as disciplinas teórico-prática do curso devem utilizar o laboratório e 160 responderam que a necessidade de adquirir maior segurança no procedimento foi um dos fatores que mais estimulou a utilizar o laboratório. Na percepção dos discentes o laboratório de enfermagem contribui para sua formação acadêmica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002 |
url |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002/1360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 7 n. 1 (2015): Colloquium Vitae; 18-28 1984-6436 reponame:Colloquium Vitae instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNIOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNIOESTE |
institution |
UNIOESTE |
reponame_str |
Colloquium Vitae |
collection |
Colloquium Vitae |
repository.name.fl_str_mv |
Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br |
_version_ |
1800218924669730816 |