A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Milena Colonhese
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002
Resumo: O estudo buscou conhecer a percepção dos discentes da graduação em enfermagem quanto a real contribuição do laboratório de enfermagem na sua formação acadêmica. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em que foi aplicado um instrumento constituído de 10 perguntas de múltipla escolha para 190 alunos da graduação em enfermagem que já fizeram uso do laboratório. A técnica mais desenvolvida foi curativo por 185 alunos e oxigenoterapia a menos desenvolvida apenas 46 dos participantes; sondagem vesical masculina foi a técnica que mais sentiram dificuldade na realização; 182 alunos responderam que a demonstração da técnica pelo professor no laboratório de enfermagem antes da prática foi válido para o aprendizado e 143 tiveram os professores auxiliando durante o treinamento; o laboratório de enfermagem utilizado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica foi importante para o aprendizado de 185 dos participantes; 137 tiveram como fator desestimulante para utilização do laboratório falta de tempo para agendar aula; 176 concordam que todas as disciplinas teórico-prática do curso devem utilizar o laboratório e 160 responderam que a necessidade de adquirir maior segurança no procedimento foi um dos fatores que mais estimulou a utilizar o laboratório. Na percepção dos discentes o laboratório de enfermagem contribui para sua formação acadêmica.
id UNIOESTE-2_f2eb2ade1666bbf868dd77213bbe82f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1002
network_acronym_str UNIOESTE-2
network_name_str Colloquium Vitae
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICAestudantes de enfermagemlaboratório de habilidadesensino.O estudo buscou conhecer a percepção dos discentes da graduação em enfermagem quanto a real contribuição do laboratório de enfermagem na sua formação acadêmica. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em que foi aplicado um instrumento constituído de 10 perguntas de múltipla escolha para 190 alunos da graduação em enfermagem que já fizeram uso do laboratório. A técnica mais desenvolvida foi curativo por 185 alunos e oxigenoterapia a menos desenvolvida apenas 46 dos participantes; sondagem vesical masculina foi a técnica que mais sentiram dificuldade na realização; 182 alunos responderam que a demonstração da técnica pelo professor no laboratório de enfermagem antes da prática foi válido para o aprendizado e 143 tiveram os professores auxiliando durante o treinamento; o laboratório de enfermagem utilizado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica foi importante para o aprendizado de 185 dos participantes; 137 tiveram como fator desestimulante para utilização do laboratório falta de tempo para agendar aula; 176 concordam que todas as disciplinas teórico-prática do curso devem utilizar o laboratório e 160 responderam que a necessidade de adquirir maior segurança no procedimento foi um dos fatores que mais estimulou a utilizar o laboratório. Na percepção dos discentes o laboratório de enfermagem contribui para sua formação acadêmica.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 7 n. 1 (2015): Colloquium Vitae; 18-281984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002/1360Camargo, Milena Colonheseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-18T17:22:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1002Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2015-06-18T17:22:52Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
title A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
spellingShingle A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Camargo, Milena Colonhese
estudantes de enfermagem
laboratório de habilidades
ensino.
title_short A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
title_full A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
title_fullStr A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
title_sort A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
author Camargo, Milena Colonhese
author_facet Camargo, Milena Colonhese
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Milena Colonhese
dc.subject.por.fl_str_mv estudantes de enfermagem
laboratório de habilidades
ensino.
topic estudantes de enfermagem
laboratório de habilidades
ensino.
description O estudo buscou conhecer a percepção dos discentes da graduação em enfermagem quanto a real contribuição do laboratório de enfermagem na sua formação acadêmica. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em que foi aplicado um instrumento constituído de 10 perguntas de múltipla escolha para 190 alunos da graduação em enfermagem que já fizeram uso do laboratório. A técnica mais desenvolvida foi curativo por 185 alunos e oxigenoterapia a menos desenvolvida apenas 46 dos participantes; sondagem vesical masculina foi a técnica que mais sentiram dificuldade na realização; 182 alunos responderam que a demonstração da técnica pelo professor no laboratório de enfermagem antes da prática foi válido para o aprendizado e 143 tiveram os professores auxiliando durante o treinamento; o laboratório de enfermagem utilizado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica foi importante para o aprendizado de 185 dos participantes; 137 tiveram como fator desestimulante para utilização do laboratório falta de tempo para agendar aula; 176 concordam que todas as disciplinas teórico-prática do curso devem utilizar o laboratório e 160 responderam que a necessidade de adquirir maior segurança no procedimento foi um dos fatores que mais estimulou a utilizar o laboratório. Na percepção dos discentes o laboratório de enfermagem contribui para sua formação acadêmica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002
url http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002/1360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
dc.source.none.fl_str_mv Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 7 n. 1 (2015): Colloquium Vitae; 18-28
1984-6436
reponame:Colloquium Vitae
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Colloquium Vitae
collection Colloquium Vitae
repository.name.fl_str_mv Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br
_version_ 1800218924669730816