Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347 |
Resumo: | Segundo o Ministério da Educação, um curso de Medicina devidamente adequado deve dispor de laboratório com equipamentos e instrumento suficientes para uma excelente capacitação dos estudantes. A partir deste ponto, destaca-se a importância da constituição de uma equipe direcionada aos cuidados de manutenção de laboratórios e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nesta área. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi relatar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas através da monitoria do Laboratório de Habilidades Clínicas. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, composto por informações retrospectivas e qualitativas, obtidas diretamente a partir de relatórios oficiais do laboratório. No período de sua vigência, o monitor realizou levantamento de aquisições do espaço de atuação, auxílio em aulas práticas e aplicação de provas dos professores da disciplina e manutenção dos materiais. A fim de contribuir ao processo de aprendizagem dos alunos, reduzindo a evasão escolar, foi criado o I Curso de Extensão de Semiologia Médica do campus, com total de 15 semanas, incluindo 9 aulas teóricas, 6 aulas práticas e 30 alunos participantes. Ao final do curso, os estudantes demonstraram preferência por métodos de ensino mais ativos e julgaram positivamente o curso, em todos os parâmetros de avaliação. Verificou-se que que é essencial a atividade do monitor para a organização das atividades desenvolvidas no laboratório de sua responsabilidade. As atribuições de ensino e extensão são importantes para a implementação de novas metodologias pedagógicas ativas, assim como para a complementação às atividades curriculares dos alunos, contribuindo para um melhor desempenho na disciplina. |
id |
VERACRUZ-0_254c8313e0e88e2c2b26c3c056238870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6347 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributionsHabilidades clínicassemiologialaboratório de habilidades.Segundo o Ministério da Educação, um curso de Medicina devidamente adequado deve dispor de laboratório com equipamentos e instrumento suficientes para uma excelente capacitação dos estudantes. A partir deste ponto, destaca-se a importância da constituição de uma equipe direcionada aos cuidados de manutenção de laboratórios e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nesta área. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi relatar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas através da monitoria do Laboratório de Habilidades Clínicas. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, composto por informações retrospectivas e qualitativas, obtidas diretamente a partir de relatórios oficiais do laboratório. No período de sua vigência, o monitor realizou levantamento de aquisições do espaço de atuação, auxílio em aulas práticas e aplicação de provas dos professores da disciplina e manutenção dos materiais. A fim de contribuir ao processo de aprendizagem dos alunos, reduzindo a evasão escolar, foi criado o I Curso de Extensão de Semiologia Médica do campus, com total de 15 semanas, incluindo 9 aulas teóricas, 6 aulas práticas e 30 alunos participantes. Ao final do curso, os estudantes demonstraram preferência por métodos de ensino mais ativos e julgaram positivamente o curso, em todos os parâmetros de avaliação. Verificou-se que que é essencial a atividade do monitor para a organização das atividades desenvolvidas no laboratório de sua responsabilidade. As atribuições de ensino e extensão são importantes para a implementação de novas metodologias pedagógicas ativas, assim como para a complementação às atividades curriculares dos alunos, contribuindo para um melhor desempenho na disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/634710.34117/bjdv6n1-271Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3827-3835Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3827-3835Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3827-38352525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347/5627Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ádria Rodrigues daTozetto, David José OliveiraRocha, Sarah Lais2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6347Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:48.674394Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions |
title |
Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions |
spellingShingle |
Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions Silva, Ádria Rodrigues da Habilidades clínicas semiologia laboratório de habilidades. |
title_short |
Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions |
title_full |
Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions |
title_fullStr |
Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions |
title_full_unstemmed |
Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions |
title_sort |
Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions |
author |
Silva, Ádria Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Ádria Rodrigues da Tozetto, David José Oliveira Rocha, Sarah Lais |
author_role |
author |
author2 |
Tozetto, David José Oliveira Rocha, Sarah Lais |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ádria Rodrigues da Tozetto, David José Oliveira Rocha, Sarah Lais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades clínicas semiologia laboratório de habilidades. |
topic |
Habilidades clínicas semiologia laboratório de habilidades. |
description |
Segundo o Ministério da Educação, um curso de Medicina devidamente adequado deve dispor de laboratório com equipamentos e instrumento suficientes para uma excelente capacitação dos estudantes. A partir deste ponto, destaca-se a importância da constituição de uma equipe direcionada aos cuidados de manutenção de laboratórios e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nesta área. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi relatar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas através da monitoria do Laboratório de Habilidades Clínicas. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, composto por informações retrospectivas e qualitativas, obtidas diretamente a partir de relatórios oficiais do laboratório. No período de sua vigência, o monitor realizou levantamento de aquisições do espaço de atuação, auxílio em aulas práticas e aplicação de provas dos professores da disciplina e manutenção dos materiais. A fim de contribuir ao processo de aprendizagem dos alunos, reduzindo a evasão escolar, foi criado o I Curso de Extensão de Semiologia Médica do campus, com total de 15 semanas, incluindo 9 aulas teóricas, 6 aulas práticas e 30 alunos participantes. Ao final do curso, os estudantes demonstraram preferência por métodos de ensino mais ativos e julgaram positivamente o curso, em todos os parâmetros de avaliação. Verificou-se que que é essencial a atividade do monitor para a organização das atividades desenvolvidas no laboratório de sua responsabilidade. As atribuições de ensino e extensão são importantes para a implementação de novas metodologias pedagógicas ativas, assim como para a complementação às atividades curriculares dos alunos, contribuindo para um melhor desempenho na disciplina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347 10.34117/bjdv6n1-271 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347/5627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3827-3835 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3827-3835 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3827-3835 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645437643522048 |