Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ádria Rodrigues da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tozetto, David José Oliveira, Rocha, Sarah Lais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347
Resumo: Segundo o Ministério da Educação, um curso de Medicina devidamente adequado deve dispor de laboratório com equipamentos e instrumento suficientes para uma excelente capacitação dos estudantes. A partir deste ponto, destaca-se a importância da constituição de uma equipe direcionada aos cuidados de manutenção de laboratórios e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nesta área. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi relatar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas através da monitoria do Laboratório de Habilidades Clínicas. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, composto por informações retrospectivas e qualitativas, obtidas diretamente a partir de relatórios oficiais do laboratório. No período de sua vigência, o monitor realizou levantamento de aquisições do espaço de atuação, auxílio em aulas práticas e aplicação de provas dos professores da disciplina e manutenção dos materiais. A fim de contribuir ao processo de aprendizagem dos alunos, reduzindo a evasão escolar, foi criado o I Curso de Extensão de Semiologia Médica do campus, com total de 15 semanas, incluindo 9 aulas teóricas, 6 aulas práticas e 30 alunos participantes. Ao final do curso, os estudantes demonstraram preferência por métodos de ensino mais ativos e julgaram positivamente o curso, em todos os parâmetros de avaliação. Verificou-se que que é essencial a atividade do monitor para a organização das atividades desenvolvidas no laboratório de sua responsabilidade. As atribuições de ensino e extensão são importantes para a implementação de novas metodologias pedagógicas ativas, assim como para a complementação às atividades curriculares dos alunos, contribuindo para um melhor desempenho na disciplina.
id VERACRUZ-0_254c8313e0e88e2c2b26c3c056238870
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6347
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributionsHabilidades clínicassemiologialaboratório de habilidades.Segundo o Ministério da Educação, um curso de Medicina devidamente adequado deve dispor de laboratório com equipamentos e instrumento suficientes para uma excelente capacitação dos estudantes. A partir deste ponto, destaca-se a importância da constituição de uma equipe direcionada aos cuidados de manutenção de laboratórios e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nesta área. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi relatar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas através da monitoria do Laboratório de Habilidades Clínicas. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, composto por informações retrospectivas e qualitativas, obtidas diretamente a partir de relatórios oficiais do laboratório. No período de sua vigência, o monitor realizou levantamento de aquisições do espaço de atuação, auxílio em aulas práticas e aplicação de provas dos professores da disciplina e manutenção dos materiais. A fim de contribuir ao processo de aprendizagem dos alunos, reduzindo a evasão escolar, foi criado o I Curso de Extensão de Semiologia Médica do campus, com total de 15 semanas, incluindo 9 aulas teóricas, 6 aulas práticas e 30 alunos participantes. Ao final do curso, os estudantes demonstraram preferência por métodos de ensino mais ativos e julgaram positivamente o curso, em todos os parâmetros de avaliação. Verificou-se que que é essencial a atividade do monitor para a organização das atividades desenvolvidas no laboratório de sua responsabilidade. As atribuições de ensino e extensão são importantes para a implementação de novas metodologias pedagógicas ativas, assim como para a complementação às atividades curriculares dos alunos, contribuindo para um melhor desempenho na disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/634710.34117/bjdv6n1-271Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3827-3835Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3827-3835Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3827-38352525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347/5627Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ádria Rodrigues daTozetto, David José OliveiraRocha, Sarah Lais2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6347Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:48.674394Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions
title Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions
spellingShingle Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions
Silva, Ádria Rodrigues da
Habilidades clínicas
semiologia
laboratório de habilidades.
title_short Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions
title_full Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions
title_fullStr Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions
title_full_unstemmed Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions
title_sort Monitoria em laboratório de habilidades clínicas: atividades de ensino e extensão e suas contribuições/ Clinical skills laboratory monitoring: teaching and extension activities and their contributions
author Silva, Ádria Rodrigues da
author_facet Silva, Ádria Rodrigues da
Tozetto, David José Oliveira
Rocha, Sarah Lais
author_role author
author2 Tozetto, David José Oliveira
Rocha, Sarah Lais
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ádria Rodrigues da
Tozetto, David José Oliveira
Rocha, Sarah Lais
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades clínicas
semiologia
laboratório de habilidades.
topic Habilidades clínicas
semiologia
laboratório de habilidades.
description Segundo o Ministério da Educação, um curso de Medicina devidamente adequado deve dispor de laboratório com equipamentos e instrumento suficientes para uma excelente capacitação dos estudantes. A partir deste ponto, destaca-se a importância da constituição de uma equipe direcionada aos cuidados de manutenção de laboratórios e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nesta área. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi relatar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas através da monitoria do Laboratório de Habilidades Clínicas. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, composto por informações retrospectivas e qualitativas, obtidas diretamente a partir de relatórios oficiais do laboratório. No período de sua vigência, o monitor realizou levantamento de aquisições do espaço de atuação, auxílio em aulas práticas e aplicação de provas dos professores da disciplina e manutenção dos materiais. A fim de contribuir ao processo de aprendizagem dos alunos, reduzindo a evasão escolar, foi criado o I Curso de Extensão de Semiologia Médica do campus, com total de 15 semanas, incluindo 9 aulas teóricas, 6 aulas práticas e 30 alunos participantes. Ao final do curso, os estudantes demonstraram preferência por métodos de ensino mais ativos e julgaram positivamente o curso, em todos os parâmetros de avaliação. Verificou-se que que é essencial a atividade do monitor para a organização das atividades desenvolvidas no laboratório de sua responsabilidade. As atribuições de ensino e extensão são importantes para a implementação de novas metodologias pedagógicas ativas, assim como para a complementação às atividades curriculares dos alunos, contribuindo para um melhor desempenho na disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347
10.34117/bjdv6n1-271
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6347/5627
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3827-3835
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3827-3835
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3827-3835
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645437643522048