VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Col Júnior, Alcides de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Educação Física e Esporte
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1377
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a influência do exercício resistido (circuito com pesos) sobre as alterações da pressão arterial (PA), em indivíduos normotensos e destacar a importância da prática de atividades físicas para o tratamento da hipertensão arterial, como fator atuante na melhoria da qualidade de vida. Foram estudados 5 indivíduos, com média de idade de 35 anos, do sexo masculino e normotensos. O instrumento de coleta constituiu-se de um monitor de pressão sangüínea de pulso da marca Panasonic (modelo EW3012), ficha de avaliação, monitor de freqüência cardíaca Polar (S120), e aparelhagem de musculação. Foi feita uma medição 24 horas antes do exercício resistido e nos tempos de 5, 10, 15 e 30 minutos,  após exercício resistido, além da medição pré-exercício. Os exercícios foram em forma de circuito com intensidade de 50% da força máxima individual constituindo cada sessão de 3 séries de 8 exercícios. Para melhor validar os dados foram feitos duas sessões. Os resultados mostraram que a pressão arterial sistólica (PAS), teve uma redução 3% nos 30 min. subseqüentes ao exercício. A pressão arterial diastólica (PAD) teve uma redução de 7% pós-exercício. Após duas sessões de exercício resistido ficou comprovada a eficácia na redução da pressão arterial em indivíduos normotensos, bem como a carga de 50% da força máxima. Além dos benefícios da redução da PA, o exercício de força parece sugerir melhoras nas atividades do dia-a-dia das pessoas, pois é muito mais comum, atividades onde são utilizados níveis consideráveis de força do que aquelas predominantemente contínuas, mostrando que a atividade de força sugere melhoria na qualidade de vida.
id UNIOESTE-3_18b876acfb3896a22088185621a75bee
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1377
network_acronym_str UNIOESTE-3
network_name_str Caderno de Educação Física e Esporte
repository_id_str
spelling VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDOpressão arterialexercício resistidohipertensosnormotensos.O presente estudo teve como objetivo investigar a influência do exercício resistido (circuito com pesos) sobre as alterações da pressão arterial (PA), em indivíduos normotensos e destacar a importância da prática de atividades físicas para o tratamento da hipertensão arterial, como fator atuante na melhoria da qualidade de vida. Foram estudados 5 indivíduos, com média de idade de 35 anos, do sexo masculino e normotensos. O instrumento de coleta constituiu-se de um monitor de pressão sangüínea de pulso da marca Panasonic (modelo EW3012), ficha de avaliação, monitor de freqüência cardíaca Polar (S120), e aparelhagem de musculação. Foi feita uma medição 24 horas antes do exercício resistido e nos tempos de 5, 10, 15 e 30 minutos,  após exercício resistido, além da medição pré-exercício. Os exercícios foram em forma de circuito com intensidade de 50% da força máxima individual constituindo cada sessão de 3 séries de 8 exercícios. Para melhor validar os dados foram feitos duas sessões. Os resultados mostraram que a pressão arterial sistólica (PAS), teve uma redução 3% nos 30 min. subseqüentes ao exercício. A pressão arterial diastólica (PAD) teve uma redução de 7% pós-exercício. Após duas sessões de exercício resistido ficou comprovada a eficácia na redução da pressão arterial em indivíduos normotensos, bem como a carga de 50% da força máxima. Além dos benefícios da redução da PA, o exercício de força parece sugerir melhoras nas atividades do dia-a-dia das pessoas, pois é muito mais comum, atividades onde são utilizados níveis consideráveis de força do que aquelas predominantemente contínuas, mostrando que a atividade de força sugere melhoria na qualidade de vida.Universidade Estadual do Oeste do Paraná2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1377Caderno de Educação Física e Esporte; V. 6, N. 11, 2004 | Caderno de Educação Física; 132318-50902318-5104reponame:Caderno de Educação Física e Esporteinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1377/1122Col Júnior, Alcides deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T11:11:20Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1377Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/oairevista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br2318-50902318-5090opendoar:2020-04-23T11:11:20Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO
title VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO
spellingShingle VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO
Col Júnior, Alcides de
pressão arterial
exercício resistido
hipertensos
normotensos.
title_short VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO
title_full VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO
title_fullStr VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO
title_full_unstemmed VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO
title_sort VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS, SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO
author Col Júnior, Alcides de
author_facet Col Júnior, Alcides de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Col Júnior, Alcides de
dc.subject.por.fl_str_mv pressão arterial
exercício resistido
hipertensos
normotensos.
topic pressão arterial
exercício resistido
hipertensos
normotensos.
description O presente estudo teve como objetivo investigar a influência do exercício resistido (circuito com pesos) sobre as alterações da pressão arterial (PA), em indivíduos normotensos e destacar a importância da prática de atividades físicas para o tratamento da hipertensão arterial, como fator atuante na melhoria da qualidade de vida. Foram estudados 5 indivíduos, com média de idade de 35 anos, do sexo masculino e normotensos. O instrumento de coleta constituiu-se de um monitor de pressão sangüínea de pulso da marca Panasonic (modelo EW3012), ficha de avaliação, monitor de freqüência cardíaca Polar (S120), e aparelhagem de musculação. Foi feita uma medição 24 horas antes do exercício resistido e nos tempos de 5, 10, 15 e 30 minutos,  após exercício resistido, além da medição pré-exercício. Os exercícios foram em forma de circuito com intensidade de 50% da força máxima individual constituindo cada sessão de 3 séries de 8 exercícios. Para melhor validar os dados foram feitos duas sessões. Os resultados mostraram que a pressão arterial sistólica (PAS), teve uma redução 3% nos 30 min. subseqüentes ao exercício. A pressão arterial diastólica (PAD) teve uma redução de 7% pós-exercício. Após duas sessões de exercício resistido ficou comprovada a eficácia na redução da pressão arterial em indivíduos normotensos, bem como a carga de 50% da força máxima. Além dos benefícios da redução da PA, o exercício de força parece sugerir melhoras nas atividades do dia-a-dia das pessoas, pois é muito mais comum, atividades onde são utilizados níveis consideráveis de força do que aquelas predominantemente contínuas, mostrando que a atividade de força sugere melhoria na qualidade de vida.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1377
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1377/1122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte; V. 6, N. 11, 2004 | Caderno de Educação Física; 13
2318-5090
2318-5104
reponame:Caderno de Educação Física e Esporte
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Caderno de Educação Física e Esporte
collection Caderno de Educação Física e Esporte
repository.name.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br
_version_ 1798313412637229056