Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanetti Pessôa Candiotto, Luciano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambientes (Francisco Beltrão)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/26583
Resumo: A proposta de discutir o conceito de agroecologia, considerando princípios e concepções, com base em publicações de pesquisadores e em documentos de instituições vinculadas a questão alimentar, agrária e ambiental, norteou a elaboração deste artigo. Além da clássica discussão sobre a agroecologia enquanto ciência, prática e movimento social, também são abordados os seguintes aspectos da agroecologia: sua multidimensionalidade; seu caráter multidisciplinar; sua multiescalaridade; e sua possível contribuição em um processo de transformação social. Defende-se a ideia de que a agroecologia é uma agricultura praticada por camponeses, pois apesar de ter nascido enquanto uma ciência, é resultante de diversas práticas sócio-culturais populares. Do ponto de vista escalar e geográfico, a agroecologia tem se materializado, sobretudo, em estabelecimentos agropecuários, que preferimos denominar Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF), e que fazem parte da escala geográfica denominada nanoterritorial (SOUZA, 2013). No entanto, ações de apoio e fortalecimento à agroecologia também têm se manifestado em outras escalas, como a microlocal, municipal, estadual, nacional, internacional etc. Considerando que, em torno do termo agroecologia, existe um amplo campo de disputas e de relações de poder, levando a um risco de cooptação da agroecologia por instituições e empresas vinculadas à lógica capitalista, entende-se que é preciso lutar por ela, defendendo-a enquanto uma possível ferramenta para a soberania alimentar e territorial e, quem sabe, para o fortalecimento da autonomia camponesa.
id UNIOESTE-4_af4ee988ca432685bd665f571fa1c5cf
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/26583
network_acronym_str UNIOESTE-4
network_name_str Ambientes (Francisco Beltrão)
repository_id_str
spelling Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidadeagroecologiamultidimensionalidadepolíticassoberania alimentarcamponêsA proposta de discutir o conceito de agroecologia, considerando princípios e concepções, com base em publicações de pesquisadores e em documentos de instituições vinculadas a questão alimentar, agrária e ambiental, norteou a elaboração deste artigo. Além da clássica discussão sobre a agroecologia enquanto ciência, prática e movimento social, também são abordados os seguintes aspectos da agroecologia: sua multidimensionalidade; seu caráter multidisciplinar; sua multiescalaridade; e sua possível contribuição em um processo de transformação social. Defende-se a ideia de que a agroecologia é uma agricultura praticada por camponeses, pois apesar de ter nascido enquanto uma ciência, é resultante de diversas práticas sócio-culturais populares. Do ponto de vista escalar e geográfico, a agroecologia tem se materializado, sobretudo, em estabelecimentos agropecuários, que preferimos denominar Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF), e que fazem parte da escala geográfica denominada nanoterritorial (SOUZA, 2013). No entanto, ações de apoio e fortalecimento à agroecologia também têm se manifestado em outras escalas, como a microlocal, municipal, estadual, nacional, internacional etc. Considerando que, em torno do termo agroecologia, existe um amplo campo de disputas e de relações de poder, levando a um risco de cooptação da agroecologia por instituições e empresas vinculadas à lógica capitalista, entende-se que é preciso lutar por ela, defendendo-a enquanto uma possível ferramenta para a soberania alimentar e territorial e, quem sabe, para o fortalecimento da autonomia camponesa.EDUNIOESTE (Editora da UNIOESTE)2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/2658310.48075/amb.v2i2.26583AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política; v. 2 n. 2 (2020): Segundo Semestre; 252674-6816reponame:Ambientes (Francisco Beltrão)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/26583/16640Copyright (c) 2020 AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccessZanetti Pessôa Candiotto, Luciano2023-07-07T20:06:53Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/26583Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientesPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/oairevista.ambientes@unioeste.br2674-68162674-6816opendoar:2023-07-07T20:06:53Ambientes (Francisco Beltrão) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade
title Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade
spellingShingle Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade
Zanetti Pessôa Candiotto, Luciano
agroecologia
multidimensionalidade
políticas
soberania alimentar
camponês
title_short Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade
title_full Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade
title_fullStr Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade
title_full_unstemmed Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade
title_sort Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade
author Zanetti Pessôa Candiotto, Luciano
author_facet Zanetti Pessôa Candiotto, Luciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanetti Pessôa Candiotto, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv agroecologia
multidimensionalidade
políticas
soberania alimentar
camponês
topic agroecologia
multidimensionalidade
políticas
soberania alimentar
camponês
description A proposta de discutir o conceito de agroecologia, considerando princípios e concepções, com base em publicações de pesquisadores e em documentos de instituições vinculadas a questão alimentar, agrária e ambiental, norteou a elaboração deste artigo. Além da clássica discussão sobre a agroecologia enquanto ciência, prática e movimento social, também são abordados os seguintes aspectos da agroecologia: sua multidimensionalidade; seu caráter multidisciplinar; sua multiescalaridade; e sua possível contribuição em um processo de transformação social. Defende-se a ideia de que a agroecologia é uma agricultura praticada por camponeses, pois apesar de ter nascido enquanto uma ciência, é resultante de diversas práticas sócio-culturais populares. Do ponto de vista escalar e geográfico, a agroecologia tem se materializado, sobretudo, em estabelecimentos agropecuários, que preferimos denominar Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF), e que fazem parte da escala geográfica denominada nanoterritorial (SOUZA, 2013). No entanto, ações de apoio e fortalecimento à agroecologia também têm se manifestado em outras escalas, como a microlocal, municipal, estadual, nacional, internacional etc. Considerando que, em torno do termo agroecologia, existe um amplo campo de disputas e de relações de poder, levando a um risco de cooptação da agroecologia por instituições e empresas vinculadas à lógica capitalista, entende-se que é preciso lutar por ela, defendendo-a enquanto uma possível ferramenta para a soberania alimentar e territorial e, quem sabe, para o fortalecimento da autonomia camponesa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/26583
10.48075/amb.v2i2.26583
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/26583
identifier_str_mv 10.48075/amb.v2i2.26583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/26583/16640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUNIOESTE (Editora da UNIOESTE)
publisher.none.fl_str_mv EDUNIOESTE (Editora da UNIOESTE)
dc.source.none.fl_str_mv AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política; v. 2 n. 2 (2020): Segundo Semestre; 25
2674-6816
reponame:Ambientes (Francisco Beltrão)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Ambientes (Francisco Beltrão)
collection Ambientes (Francisco Beltrão)
repository.name.fl_str_mv Ambientes (Francisco Beltrão) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.ambientes@unioeste.br
_version_ 1797047768554930176