ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Dalton Metz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Da Silva, Christian Luiz, Schneider, Mirian Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informe Gepec (Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035
Resumo: O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um instrumento que visa a participação da população na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo canais para cobrança dos governos quanto a melhorias demandadas. Diante de tantos desafios para o fortalecimento do PNAE e de seu controle social, é que surge o interesse sobre o aprofundamento sobre a temática. Para tanto, este estudo multicaso selecionou quatro CAEs paranaenses e com base em resultados de análise documental e de conteúdo, congregou seus potenciais e limitantes em matriz de análise SWOT. Os fatores em comum demonstraram a influência da liderança e participação consciente, assim como a tutela de gestores e falta de conhecimento ou disponibilidade para os avanços e retrocessos de atuação.Abstract: The School Meals Council (CAE) is an instrument that aims at the participation of the population in the management of the National School Meals Program (PNAE), establishing channels for charging the governments regarding the improvements demanded. In the face of so many challenges for strengthening PNAE and its social control, interest in deepening the theme arises. For this purpose, this multi-case study selected four CAEs from Paraná and based on the results of documentary and content analysis, gathered their potential and limiting factors in a SWOT analysis matrix. The common factors demonstrated the influence of leadership and conscious participation, as well as the tutelage of managers and lack of knowledge or availability for the advances and setbacks of performance.
id UNIOESTE-5_d71dddd3a331a6cfc5d3f1a8a09a8e85
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/27035
network_acronym_str UNIOESTE-5
network_name_str Informe Gepec (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councilsConselho de Alimentação EscolarPNAEControle SocialPolíticas PúblicasO Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um instrumento que visa a participação da população na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo canais para cobrança dos governos quanto a melhorias demandadas. Diante de tantos desafios para o fortalecimento do PNAE e de seu controle social, é que surge o interesse sobre o aprofundamento sobre a temática. Para tanto, este estudo multicaso selecionou quatro CAEs paranaenses e com base em resultados de análise documental e de conteúdo, congregou seus potenciais e limitantes em matriz de análise SWOT. Os fatores em comum demonstraram a influência da liderança e participação consciente, assim como a tutela de gestores e falta de conhecimento ou disponibilidade para os avanços e retrocessos de atuação.Abstract: The School Meals Council (CAE) is an instrument that aims at the participation of the population in the management of the National School Meals Program (PNAE), establishing channels for charging the governments regarding the improvements demanded. In the face of so many challenges for strengthening PNAE and its social control, interest in deepening the theme arises. For this purpose, this multi-case study selected four CAEs from Paraná and based on the results of documentary and content analysis, gathered their potential and limiting factors in a SWOT analysis matrix. The common factors demonstrated the influence of leadership and conscious participation, as well as the tutelage of managers and lack of knowledge or availability for the advances and setbacks of performance.EdUnioeste2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/2703510.48075/igepec.v26i1.27035Informe GEPEC; v. 26 n. 1 (2022); 299-3121679-415X1676-067010.48075/igepec.v26i1reponame:Informe Gepec (Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035/20258Copyright (c) 2022 Informe GEPEChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Dalton MetzDa Silva, Christian LuizSchneider, Mirian Beatriz2023-05-16T22:07:47Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/27035Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepecPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/oairevista.gepec@gmail.com1679-415X1676-0670opendoar:2023-05-16T22:07:47Informe Gepec (Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
title ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
spellingShingle ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
Muniz, Dalton Metz
Conselho de Alimentação Escolar
PNAE
Controle Social
Políticas Públicas
title_short ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
title_full ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
title_fullStr ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
title_full_unstemmed ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
title_sort ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
author Muniz, Dalton Metz
author_facet Muniz, Dalton Metz
Da Silva, Christian Luiz
Schneider, Mirian Beatriz
author_role author
author2 Da Silva, Christian Luiz
Schneider, Mirian Beatriz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Dalton Metz
Da Silva, Christian Luiz
Schneider, Mirian Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho de Alimentação Escolar
PNAE
Controle Social
Políticas Públicas
topic Conselho de Alimentação Escolar
PNAE
Controle Social
Políticas Públicas
description O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um instrumento que visa a participação da população na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo canais para cobrança dos governos quanto a melhorias demandadas. Diante de tantos desafios para o fortalecimento do PNAE e de seu controle social, é que surge o interesse sobre o aprofundamento sobre a temática. Para tanto, este estudo multicaso selecionou quatro CAEs paranaenses e com base em resultados de análise documental e de conteúdo, congregou seus potenciais e limitantes em matriz de análise SWOT. Os fatores em comum demonstraram a influência da liderança e participação consciente, assim como a tutela de gestores e falta de conhecimento ou disponibilidade para os avanços e retrocessos de atuação.Abstract: The School Meals Council (CAE) is an instrument that aims at the participation of the population in the management of the National School Meals Program (PNAE), establishing channels for charging the governments regarding the improvements demanded. In the face of so many challenges for strengthening PNAE and its social control, interest in deepening the theme arises. For this purpose, this multi-case study selected four CAEs from Paraná and based on the results of documentary and content analysis, gathered their potential and limiting factors in a SWOT analysis matrix. The common factors demonstrated the influence of leadership and conscious participation, as well as the tutelage of managers and lack of knowledge or availability for the advances and setbacks of performance.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035
10.48075/igepec.v26i1.27035
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035
identifier_str_mv 10.48075/igepec.v26i1.27035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035/20258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Informe GEPEC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Informe GEPEC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUnioeste
publisher.none.fl_str_mv EdUnioeste
dc.source.none.fl_str_mv Informe GEPEC; v. 26 n. 1 (2022); 299-312
1679-415X
1676-0670
10.48075/igepec.v26i1
reponame:Informe Gepec (Online)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Informe Gepec (Online)
collection Informe Gepec (Online)
repository.name.fl_str_mv Informe Gepec (Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.gepec@gmail.com
_version_ 1796797391636004864