ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informe Gepec (Online) |
Texto Completo: | https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035 |
Resumo: | O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um instrumento que visa a participação da população na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo canais para cobrança dos governos quanto a melhorias demandadas. Diante de tantos desafios para o fortalecimento do PNAE e de seu controle social, é que surge o interesse sobre o aprofundamento sobre a temática. Para tanto, este estudo multicaso selecionou quatro CAEs paranaenses e com base em resultados de análise documental e de conteúdo, congregou seus potenciais e limitantes em matriz de análise SWOT. Os fatores em comum demonstraram a influência da liderança e participação consciente, assim como a tutela de gestores e falta de conhecimento ou disponibilidade para os avanços e retrocessos de atuação.Abstract: The School Meals Council (CAE) is an instrument that aims at the participation of the population in the management of the National School Meals Program (PNAE), establishing channels for charging the governments regarding the improvements demanded. In the face of so many challenges for strengthening PNAE and its social control, interest in deepening the theme arises. For this purpose, this multi-case study selected four CAEs from Paraná and based on the results of documentary and content analysis, gathered their potential and limiting factors in a SWOT analysis matrix. The common factors demonstrated the influence of leadership and conscious participation, as well as the tutelage of managers and lack of knowledge or availability for the advances and setbacks of performance. |
id |
UNIOESTE-5_d71dddd3a331a6cfc5d3f1a8a09a8e85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/27035 |
network_acronym_str |
UNIOESTE-5 |
network_name_str |
Informe Gepec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councilsConselho de Alimentação EscolarPNAEControle SocialPolíticas PúblicasO Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um instrumento que visa a participação da população na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo canais para cobrança dos governos quanto a melhorias demandadas. Diante de tantos desafios para o fortalecimento do PNAE e de seu controle social, é que surge o interesse sobre o aprofundamento sobre a temática. Para tanto, este estudo multicaso selecionou quatro CAEs paranaenses e com base em resultados de análise documental e de conteúdo, congregou seus potenciais e limitantes em matriz de análise SWOT. Os fatores em comum demonstraram a influência da liderança e participação consciente, assim como a tutela de gestores e falta de conhecimento ou disponibilidade para os avanços e retrocessos de atuação.Abstract: The School Meals Council (CAE) is an instrument that aims at the participation of the population in the management of the National School Meals Program (PNAE), establishing channels for charging the governments regarding the improvements demanded. In the face of so many challenges for strengthening PNAE and its social control, interest in deepening the theme arises. For this purpose, this multi-case study selected four CAEs from Paraná and based on the results of documentary and content analysis, gathered their potential and limiting factors in a SWOT analysis matrix. The common factors demonstrated the influence of leadership and conscious participation, as well as the tutelage of managers and lack of knowledge or availability for the advances and setbacks of performance.EdUnioeste2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/2703510.48075/igepec.v26i1.27035Informe GEPEC; v. 26 n. 1 (2022); 299-3121679-415X1676-067010.48075/igepec.v26i1reponame:Informe Gepec (Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035/20258Copyright (c) 2022 Informe GEPEChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Dalton MetzDa Silva, Christian LuizSchneider, Mirian Beatriz2023-05-16T22:07:47Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/27035Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepecPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/oairevista.gepec@gmail.com1679-415X1676-0670opendoar:2023-05-16T22:07:47Informe Gepec (Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils |
title |
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils |
spellingShingle |
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils Muniz, Dalton Metz Conselho de Alimentação Escolar PNAE Controle Social Políticas Públicas |
title_short |
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils |
title_full |
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils |
title_fullStr |
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils |
title_full_unstemmed |
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils |
title_sort |
ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils |
author |
Muniz, Dalton Metz |
author_facet |
Muniz, Dalton Metz Da Silva, Christian Luiz Schneider, Mirian Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Da Silva, Christian Luiz Schneider, Mirian Beatriz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Dalton Metz Da Silva, Christian Luiz Schneider, Mirian Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho de Alimentação Escolar PNAE Controle Social Políticas Públicas |
topic |
Conselho de Alimentação Escolar PNAE Controle Social Políticas Públicas |
description |
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um instrumento que visa a participação da população na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo canais para cobrança dos governos quanto a melhorias demandadas. Diante de tantos desafios para o fortalecimento do PNAE e de seu controle social, é que surge o interesse sobre o aprofundamento sobre a temática. Para tanto, este estudo multicaso selecionou quatro CAEs paranaenses e com base em resultados de análise documental e de conteúdo, congregou seus potenciais e limitantes em matriz de análise SWOT. Os fatores em comum demonstraram a influência da liderança e participação consciente, assim como a tutela de gestores e falta de conhecimento ou disponibilidade para os avanços e retrocessos de atuação.Abstract: The School Meals Council (CAE) is an instrument that aims at the participation of the population in the management of the National School Meals Program (PNAE), establishing channels for charging the governments regarding the improvements demanded. In the face of so many challenges for strengthening PNAE and its social control, interest in deepening the theme arises. For this purpose, this multi-case study selected four CAEs from Paraná and based on the results of documentary and content analysis, gathered their potential and limiting factors in a SWOT analysis matrix. The common factors demonstrated the influence of leadership and conscious participation, as well as the tutelage of managers and lack of knowledge or availability for the advances and setbacks of performance. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035 10.48075/igepec.v26i1.27035 |
url |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035 |
identifier_str_mv |
10.48075/igepec.v26i1.27035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035/20258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informe GEPEC http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informe GEPEC http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUnioeste |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUnioeste |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informe GEPEC; v. 26 n. 1 (2022); 299-312 1679-415X 1676-0670 10.48075/igepec.v26i1 reponame:Informe Gepec (Online) instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) instacron:UNIOESTE |
instname_str |
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) |
instacron_str |
UNIOESTE |
institution |
UNIOESTE |
reponame_str |
Informe Gepec (Online) |
collection |
Informe Gepec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Informe Gepec (Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.gepec@gmail.com |
_version_ |
1796797391636004864 |