AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macente, Sara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Castro, Thaís Fernanda de, Mella Junior, Sidney Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4092
Resumo: A Rubéola é uma doença altamente infectocontagiosa, sendo a imunização a melhor maneira de preveni-la. Esta patologia tem grande importância quando acomete gestantes, podendo ocasionar a Síndrome da Rubéola Congênita no recém-nascido. Esta síndrome provoca malformações fetais, aborto espontâneo e natimortos, dependendo da idade gestacional em que a mulher se infecta pelo vírus da rubéola. O objetivo deste estudo foi de verificar a incidência de mulheres susceptíveis e imunizadas a infecção por rubéola, pela detecção dos níveis de anticorpo antirrubéola em universitárias de uma instituição de ensino superior. Foram avaliadas 126 acadêmicas voluntárias, que preencheram um questionário (com questões gerais e específicas ao tema) e realizadas as dosagens de anticorpo IgG contra vírus da Rubéola. A determinação dos níveis de anticorpos antirrubéola foi realizada por ensaio imunoenzimático (ELISA). O resultado mostrou que 100% (n=126) das amostras tinham níveis de anticorpo superiores a 15 UI/mL, sendo consideradas positivas. Diversos trabalhos demonstram altos índices de imunidade contra a rubéola. A positividade do exame na totalidade das amostras parece ser resultado da intensa campanha de vacinação em mulheres na idade fértil, mas estudos adicionais com um número maior de voluntárias devem ser realizados para a consolidação destes dados.
id UNIPAR-1_115df544e3f7b8c11da94f7aa47557d7
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/4092
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLAA Rubéola é uma doença altamente infectocontagiosa, sendo a imunização a melhor maneira de preveni-la. Esta patologia tem grande importância quando acomete gestantes, podendo ocasionar a Síndrome da Rubéola Congênita no recém-nascido. Esta síndrome provoca malformações fetais, aborto espontâneo e natimortos, dependendo da idade gestacional em que a mulher se infecta pelo vírus da rubéola. O objetivo deste estudo foi de verificar a incidência de mulheres susceptíveis e imunizadas a infecção por rubéola, pela detecção dos níveis de anticorpo antirrubéola em universitárias de uma instituição de ensino superior. Foram avaliadas 126 acadêmicas voluntárias, que preencheram um questionário (com questões gerais e específicas ao tema) e realizadas as dosagens de anticorpo IgG contra vírus da Rubéola. A determinação dos níveis de anticorpos antirrubéola foi realizada por ensaio imunoenzimático (ELISA). O resultado mostrou que 100% (n=126) das amostras tinham níveis de anticorpo superiores a 15 UI/mL, sendo consideradas positivas. Diversos trabalhos demonstram altos índices de imunidade contra a rubéola. A positividade do exame na totalidade das amostras parece ser resultado da intensa campanha de vacinação em mulheres na idade fértil, mas estudos adicionais com um número maior de voluntárias devem ser realizados para a consolidação destes dados.UNIPAR2013-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4092Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 15 n. 3 (2011)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4092/2544Macente, SaraCastro, Thaís Fernanda deMella Junior, Sidney Edsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:10:35Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/4092Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:10:35Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLA
title AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLA
spellingShingle AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLA
Macente, Sara
title_short AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLA
title_full AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLA
title_fullStr AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLA
title_sort AVALIAÇÃO DO ESTADO IMUNE DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS EM RELAÇÃO AO VÍRUS DA RUBÉOLA
author Macente, Sara
author_facet Macente, Sara
Castro, Thaís Fernanda de
Mella Junior, Sidney Edson
author_role author
author2 Castro, Thaís Fernanda de
Mella Junior, Sidney Edson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macente, Sara
Castro, Thaís Fernanda de
Mella Junior, Sidney Edson
description A Rubéola é uma doença altamente infectocontagiosa, sendo a imunização a melhor maneira de preveni-la. Esta patologia tem grande importância quando acomete gestantes, podendo ocasionar a Síndrome da Rubéola Congênita no recém-nascido. Esta síndrome provoca malformações fetais, aborto espontâneo e natimortos, dependendo da idade gestacional em que a mulher se infecta pelo vírus da rubéola. O objetivo deste estudo foi de verificar a incidência de mulheres susceptíveis e imunizadas a infecção por rubéola, pela detecção dos níveis de anticorpo antirrubéola em universitárias de uma instituição de ensino superior. Foram avaliadas 126 acadêmicas voluntárias, que preencheram um questionário (com questões gerais e específicas ao tema) e realizadas as dosagens de anticorpo IgG contra vírus da Rubéola. A determinação dos níveis de anticorpos antirrubéola foi realizada por ensaio imunoenzimático (ELISA). O resultado mostrou que 100% (n=126) das amostras tinham níveis de anticorpo superiores a 15 UI/mL, sendo consideradas positivas. Diversos trabalhos demonstram altos índices de imunidade contra a rubéola. A positividade do exame na totalidade das amostras parece ser resultado da intensa campanha de vacinação em mulheres na idade fértil, mas estudos adicionais com um número maior de voluntárias devem ser realizados para a consolidação destes dados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4092
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4092/2544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 15 n. 3 (2011)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218853723078656