Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stabille, Sandra Regina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Alves, Giovana Rodrigues, Germano, Ricardo de Melo, Neto, Marcílio Hubner de Miranda-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1143
Resumo: Considerando a importância do plexo mioentérico nos processos digestivos e a escassez de dados sobre o referido plexo em peixes, realizamos a análise morfológica e quantitativa dos neurônios mioentéricos do segmento intestinal médio de Piaractus mesopotamicus. Os objetivos foram fornecer subsídios ao conhecimento do plexo mioentérico de peixes. Para tanto, utilizamos os segmentos intestinais médios de sete exemplares de P. mesopotamicus. Das amostras foram obtidas cortes histológicos corados pelos métodos de HE, Azan e Van Gieson e preparados de membrana corados pelo método de Giemsa. O material foi analisado ao microscópio de luz para localização, mensuração e quantificação de neurônios. O plexo mioentérico, formado por neurônios isolados e por gânglios esparsos, localizou-se entre as camadas longitudinal e circular da túnica muscular, sendo também observado entre os feixes da camada circular. No intestino do P. mesopotamicus, o plexo mioentérico tem uma densidade de 18.699 neurônios/cm2, sendo 22,8%, 52,8% e 24,4% neurônios pequenos, médios e grandes, respectivamente.
id UNIPAR-1_168ca3d6085b882a2c80d9e967bf2649
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1143
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)Considerando a importância do plexo mioentérico nos processos digestivos e a escassez de dados sobre o referido plexo em peixes, realizamos a análise morfológica e quantitativa dos neurônios mioentéricos do segmento intestinal médio de Piaractus mesopotamicus. Os objetivos foram fornecer subsídios ao conhecimento do plexo mioentérico de peixes. Para tanto, utilizamos os segmentos intestinais médios de sete exemplares de P. mesopotamicus. Das amostras foram obtidas cortes histológicos corados pelos métodos de HE, Azan e Van Gieson e preparados de membrana corados pelo método de Giemsa. O material foi analisado ao microscópio de luz para localização, mensuração e quantificação de neurônios. O plexo mioentérico, formado por neurônios isolados e por gânglios esparsos, localizou-se entre as camadas longitudinal e circular da túnica muscular, sendo também observado entre os feixes da camada circular. No intestino do P. mesopotamicus, o plexo mioentérico tem uma densidade de 18.699 neurônios/cm2, sendo 22,8%, 52,8% e 24,4% neurônios pequenos, médios e grandes, respectivamente.UNIPAR2008-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/114310.25110/arqsaude.v6i1.2002.1143Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 6 n. 1 (2002)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1143/1005Stabille, Sandra ReginaAlves, Giovana RodriguesGermano, Ricardo de MeloNeto, Marcílio Hubner de Miranda-info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:54:46Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1143Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:54:46Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)
title Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)
spellingShingle Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)
Stabille, Sandra Regina
title_short Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)
title_full Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)
title_fullStr Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)
title_full_unstemmed Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)
title_sort Características Gerais Dos Neurônios Mioentéricos Do Segmento Intestinal Médio Do Pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Teleostei: Serrasalmidae)
author Stabille, Sandra Regina
author_facet Stabille, Sandra Regina
Alves, Giovana Rodrigues
Germano, Ricardo de Melo
Neto, Marcílio Hubner de Miranda-
author_role author
author2 Alves, Giovana Rodrigues
Germano, Ricardo de Melo
Neto, Marcílio Hubner de Miranda-
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stabille, Sandra Regina
Alves, Giovana Rodrigues
Germano, Ricardo de Melo
Neto, Marcílio Hubner de Miranda-
description Considerando a importância do plexo mioentérico nos processos digestivos e a escassez de dados sobre o referido plexo em peixes, realizamos a análise morfológica e quantitativa dos neurônios mioentéricos do segmento intestinal médio de Piaractus mesopotamicus. Os objetivos foram fornecer subsídios ao conhecimento do plexo mioentérico de peixes. Para tanto, utilizamos os segmentos intestinais médios de sete exemplares de P. mesopotamicus. Das amostras foram obtidas cortes histológicos corados pelos métodos de HE, Azan e Van Gieson e preparados de membrana corados pelo método de Giemsa. O material foi analisado ao microscópio de luz para localização, mensuração e quantificação de neurônios. O plexo mioentérico, formado por neurônios isolados e por gânglios esparsos, localizou-se entre as camadas longitudinal e circular da túnica muscular, sendo também observado entre os feixes da camada circular. No intestino do P. mesopotamicus, o plexo mioentérico tem uma densidade de 18.699 neurônios/cm2, sendo 22,8%, 52,8% e 24,4% neurônios pequenos, médios e grandes, respectivamente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1143
10.25110/arqsaude.v6i1.2002.1143
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1143
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v6i1.2002.1143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1143/1005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 6 n. 1 (2002)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218852471078913