DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Krislainy Sousa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Camêlo, Carolina Parreira Ribeiro, Lima, Luiza Alvarenga, Sardinha, Mayara Couto, Rabahi, Marcelo Fouad
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5169
Resumo: O tabaco é a segunda droga mais utilizada entre adolescentes e seu uso contínuo causa cerca de 200.000 mortes por ano no Brasil, dessa forma, é relevante investigar com frequência a extensão do tabagismo e o conhecimento dessa população sobre o tema, para assim orientar estratégias preventivas e de combate ao fumo dentro do próprio ambiente escolar. Avaliar a extensão do tabagismo nas escolas públicas de Goiânia – GO e o conhecimento do jovem a respeito do tabagismo. Trata-se de um estudo experimental, analítico com 343 alunos da sexta série do ensino fundamental de 10 escolas públicas de Goiânia que foram submetidos à aplicação de um questionário antes e após assistirem a uma dramatização sobre tabagismo criada por alunos da Liga do Pulmão da Faculdade de Medicina - UFG. Média de idade de 12,5±1,0 anos, 42,1% do sexo masculino e 57,9% feminino; 1,5% fumantes, 11,6% ex-fumantes e 21,2% experimentaram cigarro por pelo menos uma vez. A média de idade de experimentação do cigarro foi de 11,1±1,6 anos. A maior parte dos alunos tem parentes (79%) ou amigos (51,9%) que fumam; 28,9% relataram que alguém em casa fuma perto deles. Os alunos apresentaram elevado grau de conhecimento prévio a respeito dos malefícios do tabaco. Após assistirem a dramatização houve aumento do conhecimento frente às questões referentes aos benefícios de se parar de fumar e síndrome de abstinência (p<0,05). As escolas avaliadas em Goiânia apresentaram baixas taxas de experimentação e de tabagismo entre os escolares de 6ª série do ensino fundamental. Os escolares apresentaram bom nível de esclarecimento sobre os malefícios do cigarro, no entanto, informações como benefícios de se interromper o hábito devem ser reforçadas nessa população. Dramatização pode ser uma ferramenta útil para esclarecimento de escolares e combate ao tabagismo.
id UNIPAR-1_364206f5758717931e10c3e3fee5ab0b
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5169
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARESO tabaco é a segunda droga mais utilizada entre adolescentes e seu uso contínuo causa cerca de 200.000 mortes por ano no Brasil, dessa forma, é relevante investigar com frequência a extensão do tabagismo e o conhecimento dessa população sobre o tema, para assim orientar estratégias preventivas e de combate ao fumo dentro do próprio ambiente escolar. Avaliar a extensão do tabagismo nas escolas públicas de Goiânia – GO e o conhecimento do jovem a respeito do tabagismo. Trata-se de um estudo experimental, analítico com 343 alunos da sexta série do ensino fundamental de 10 escolas públicas de Goiânia que foram submetidos à aplicação de um questionário antes e após assistirem a uma dramatização sobre tabagismo criada por alunos da Liga do Pulmão da Faculdade de Medicina - UFG. Média de idade de 12,5±1,0 anos, 42,1% do sexo masculino e 57,9% feminino; 1,5% fumantes, 11,6% ex-fumantes e 21,2% experimentaram cigarro por pelo menos uma vez. A média de idade de experimentação do cigarro foi de 11,1±1,6 anos. A maior parte dos alunos tem parentes (79%) ou amigos (51,9%) que fumam; 28,9% relataram que alguém em casa fuma perto deles. Os alunos apresentaram elevado grau de conhecimento prévio a respeito dos malefícios do tabaco. Após assistirem a dramatização houve aumento do conhecimento frente às questões referentes aos benefícios de se parar de fumar e síndrome de abstinência (p<0,05). As escolas avaliadas em Goiânia apresentaram baixas taxas de experimentação e de tabagismo entre os escolares de 6ª série do ensino fundamental. Os escolares apresentaram bom nível de esclarecimento sobre os malefícios do cigarro, no entanto, informações como benefícios de se interromper o hábito devem ser reforçadas nessa população. Dramatização pode ser uma ferramenta útil para esclarecimento de escolares e combate ao tabagismo.UNIPAR2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/516910.25110/arqsaude.v18i2.2014.5169Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 18 n. 2 (2014)1982-114X10.25110/arqsaude.v18i2.2014reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5169/2989Correa, Krislainy SousaCamêlo, Carolina Parreira RibeiroLima, Luiza AlvarengaSardinha, Mayara CoutoRabahi, Marcelo Fouadinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T15:54:31Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5169Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-07-06T15:54:31Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES
title DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES
spellingShingle DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES
Correa, Krislainy Sousa
title_short DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES
title_full DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES
title_fullStr DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES
title_full_unstemmed DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES
title_sort DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES
author Correa, Krislainy Sousa
author_facet Correa, Krislainy Sousa
Camêlo, Carolina Parreira Ribeiro
Lima, Luiza Alvarenga
Sardinha, Mayara Couto
Rabahi, Marcelo Fouad
author_role author
author2 Camêlo, Carolina Parreira Ribeiro
Lima, Luiza Alvarenga
Sardinha, Mayara Couto
Rabahi, Marcelo Fouad
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Krislainy Sousa
Camêlo, Carolina Parreira Ribeiro
Lima, Luiza Alvarenga
Sardinha, Mayara Couto
Rabahi, Marcelo Fouad
description O tabaco é a segunda droga mais utilizada entre adolescentes e seu uso contínuo causa cerca de 200.000 mortes por ano no Brasil, dessa forma, é relevante investigar com frequência a extensão do tabagismo e o conhecimento dessa população sobre o tema, para assim orientar estratégias preventivas e de combate ao fumo dentro do próprio ambiente escolar. Avaliar a extensão do tabagismo nas escolas públicas de Goiânia – GO e o conhecimento do jovem a respeito do tabagismo. Trata-se de um estudo experimental, analítico com 343 alunos da sexta série do ensino fundamental de 10 escolas públicas de Goiânia que foram submetidos à aplicação de um questionário antes e após assistirem a uma dramatização sobre tabagismo criada por alunos da Liga do Pulmão da Faculdade de Medicina - UFG. Média de idade de 12,5±1,0 anos, 42,1% do sexo masculino e 57,9% feminino; 1,5% fumantes, 11,6% ex-fumantes e 21,2% experimentaram cigarro por pelo menos uma vez. A média de idade de experimentação do cigarro foi de 11,1±1,6 anos. A maior parte dos alunos tem parentes (79%) ou amigos (51,9%) que fumam; 28,9% relataram que alguém em casa fuma perto deles. Os alunos apresentaram elevado grau de conhecimento prévio a respeito dos malefícios do tabaco. Após assistirem a dramatização houve aumento do conhecimento frente às questões referentes aos benefícios de se parar de fumar e síndrome de abstinência (p<0,05). As escolas avaliadas em Goiânia apresentaram baixas taxas de experimentação e de tabagismo entre os escolares de 6ª série do ensino fundamental. Os escolares apresentaram bom nível de esclarecimento sobre os malefícios do cigarro, no entanto, informações como benefícios de se interromper o hábito devem ser reforçadas nessa população. Dramatização pode ser uma ferramenta útil para esclarecimento de escolares e combate ao tabagismo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5169
10.25110/arqsaude.v18i2.2014.5169
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5169
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v18i2.2014.5169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5169/2989
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 18 n. 2 (2014)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v18i2.2014
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218854101614592