DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, ATRASO MOTOR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/6907 |
Resumo: | O processo humano do aprendizado é marcado pelo dinamismo e complexidade, estruturado a partir do ato motor e da percepção, dando origem a cognição. Contudo a influência da prática de atividade física e das aulas de educação física no desenvolvimento da função cognitiva ainda não é consenso entre os pesquisadores, sendo assim, esse estudo tem como objetivo verificar se crianças escolares com dificuldade na aprendizagem apresentam algum atraso motor e se a prática de atividade física contribui para melhora do processo cognitivo de aprendizagem. Foram selecionados neste estudo 7 artigos que investigaram (n=796) escolares de 6 a 12 anos. Os resultados demonstraram que a dificuldade na aprendizagem escolar está relacionada ao atraso motor e que grupos que participaram de atividades física e das aulas de educação física melhoraram o aspecto motor e o desempenho das funções cognitivas de aprendizagem. Portanto torna-se fundamental a prática de atividade física e a participação das aulas de Educação Física, devido sua contribuição no processo de fortalecimento do desenvolvimento infantil. |
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