INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732 |
Resumo: | O presente trabalho traz o relato de experiência da criação de um perfil no Instagram®, realizado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CENPEX) da Faculdade Ciências da Vida (FCV) de Sete Lagoas, Minas Gerais, como meio de disseminar informações científicas ao público interno e externo à FCV. Diante da impossibilidade de se realizar atividades extensionistas no formato presencial, devido à pandemia da Covid-19, o ensino da FCV foi interrompido de modo presencial em março de 2020 e passou a ser remoto. Desta forma, foi criado, pela CENPEX, um projeto de extensão e pesquisa voltado para divulgação científica nas redes sociais envolvendo temáticas na área de saúde, meio ambiente, sustentabilidade e direitos humanos. O grupo de extensão e pesquisa, composto por professores e pesquisadores da FCV, selecionou alunos de diferentes cursos da faculdade e os direcionou à criação de um perfil no Instagram® denominado @cenpexfcv que passou a ter o papel principal de difundir informações científicas confiáveis. O objetivo foi de conscientizar a população em geral no entendimento de diferentes temáticas relacionadas especialmente à Covid-19, em virtude da pandemia, de modo a combater fake news. O perfil disponibiliza posts, animações, informativos, folders, enquetes e lives com profissionais especialistas, que buscam sanar as dúvidas dos seguidores. Ao longo dos oito meses de projetos, já foram montadas 94 formas interativas de divulgação, que, quantitativamente, tem mostrado o crescimento no engajamento, considerado como um aspecto positivo do projeto. Dessa forma, pode-se inferir que o uso de mídias sociais, como o Instagram®, quando utilizada de forma direcionada e com informações fidedignas, podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da divulgação científica. |
id |
UNIPAR-1_66757da89497b8c5a2d53d53542f211f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8732 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWSO presente trabalho traz o relato de experiência da criação de um perfil no Instagram®, realizado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CENPEX) da Faculdade Ciências da Vida (FCV) de Sete Lagoas, Minas Gerais, como meio de disseminar informações científicas ao público interno e externo à FCV. Diante da impossibilidade de se realizar atividades extensionistas no formato presencial, devido à pandemia da Covid-19, o ensino da FCV foi interrompido de modo presencial em março de 2020 e passou a ser remoto. Desta forma, foi criado, pela CENPEX, um projeto de extensão e pesquisa voltado para divulgação científica nas redes sociais envolvendo temáticas na área de saúde, meio ambiente, sustentabilidade e direitos humanos. O grupo de extensão e pesquisa, composto por professores e pesquisadores da FCV, selecionou alunos de diferentes cursos da faculdade e os direcionou à criação de um perfil no Instagram® denominado @cenpexfcv que passou a ter o papel principal de difundir informações científicas confiáveis. O objetivo foi de conscientizar a população em geral no entendimento de diferentes temáticas relacionadas especialmente à Covid-19, em virtude da pandemia, de modo a combater fake news. O perfil disponibiliza posts, animações, informativos, folders, enquetes e lives com profissionais especialistas, que buscam sanar as dúvidas dos seguidores. Ao longo dos oito meses de projetos, já foram montadas 94 formas interativas de divulgação, que, quantitativamente, tem mostrado o crescimento no engajamento, considerado como um aspecto positivo do projeto. Dessa forma, pode-se inferir que o uso de mídias sociais, como o Instagram®, quando utilizada de forma direcionada e com informações fidedignas, podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da divulgação científica.UNIPAR2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/873210.25110/arqsaude.v26i3.2022.8732Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022)1982-114X10.25110/arqsaude.v26i3.2022reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732/4290Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Fernanda PereiraRocha, Alessandra DuarteResende, Fernanda AmaralPires, Edina da Conceição Rodrigues2022-10-26T13:26:32Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8732Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2022-10-26T13:26:32Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS |
title |
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS |
spellingShingle |
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS Guimarães, Fernanda Pereira |
title_short |
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS |
title_full |
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS |
title_fullStr |
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS |
title_full_unstemmed |
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS |
title_sort |
INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS |
author |
Guimarães, Fernanda Pereira |
author_facet |
Guimarães, Fernanda Pereira Rocha, Alessandra Duarte Resende, Fernanda Amaral Pires, Edina da Conceição Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Alessandra Duarte Resende, Fernanda Amaral Pires, Edina da Conceição Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Fernanda Pereira Rocha, Alessandra Duarte Resende, Fernanda Amaral Pires, Edina da Conceição Rodrigues |
description |
O presente trabalho traz o relato de experiência da criação de um perfil no Instagram®, realizado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CENPEX) da Faculdade Ciências da Vida (FCV) de Sete Lagoas, Minas Gerais, como meio de disseminar informações científicas ao público interno e externo à FCV. Diante da impossibilidade de se realizar atividades extensionistas no formato presencial, devido à pandemia da Covid-19, o ensino da FCV foi interrompido de modo presencial em março de 2020 e passou a ser remoto. Desta forma, foi criado, pela CENPEX, um projeto de extensão e pesquisa voltado para divulgação científica nas redes sociais envolvendo temáticas na área de saúde, meio ambiente, sustentabilidade e direitos humanos. O grupo de extensão e pesquisa, composto por professores e pesquisadores da FCV, selecionou alunos de diferentes cursos da faculdade e os direcionou à criação de um perfil no Instagram® denominado @cenpexfcv que passou a ter o papel principal de difundir informações científicas confiáveis. O objetivo foi de conscientizar a população em geral no entendimento de diferentes temáticas relacionadas especialmente à Covid-19, em virtude da pandemia, de modo a combater fake news. O perfil disponibiliza posts, animações, informativos, folders, enquetes e lives com profissionais especialistas, que buscam sanar as dúvidas dos seguidores. Ao longo dos oito meses de projetos, já foram montadas 94 formas interativas de divulgação, que, quantitativamente, tem mostrado o crescimento no engajamento, considerado como um aspecto positivo do projeto. Dessa forma, pode-se inferir que o uso de mídias sociais, como o Instagram®, quando utilizada de forma direcionada e com informações fidedignas, podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da divulgação científica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8732 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732/4290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022) 1982-114X 10.25110/arqsaude.v26i3.2022 reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218855456374784 |