INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Fernanda Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Alessandra Duarte, Resende, Fernanda Amaral, Pires, Edina da Conceição Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732
Resumo: O presente trabalho traz o relato de experiência da criação de um perfil no Instagram®, realizado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CENPEX) da Faculdade Ciências da Vida (FCV) de Sete Lagoas, Minas Gerais, como meio de disseminar informações científicas ao público interno e externo à FCV. Diante da impossibilidade de se realizar atividades extensionistas no formato presencial, devido à pandemia da Covid-19, o ensino da FCV foi interrompido de modo presencial em março de 2020 e passou a ser remoto. Desta forma, foi criado, pela CENPEX, um projeto de extensão e pesquisa voltado para divulgação científica nas redes sociais envolvendo temáticas na área de saúde, meio ambiente, sustentabilidade e direitos humanos. O grupo de extensão e pesquisa, composto por professores e pesquisadores da FCV, selecionou alunos de diferentes cursos da faculdade e os direcionou à criação de um perfil no Instagram® denominado @cenpexfcv que passou a ter o papel principal de difundir informações científicas confiáveis. O objetivo foi de conscientizar a população em geral no entendimento de diferentes temáticas relacionadas especialmente à Covid-19, em virtude da pandemia, de modo a combater fake news. O perfil disponibiliza posts, animações, informativos, folders, enquetes e lives com profissionais especialistas, que buscam sanar as dúvidas dos seguidores. Ao longo dos oito meses de projetos, já foram montadas 94 formas interativas de divulgação, que, quantitativamente, tem mostrado o crescimento no engajamento, considerado como um aspecto positivo do projeto. Dessa forma, pode-se inferir que o uso de mídias sociais, como o Instagram®, quando utilizada de forma direcionada e com informações fidedignas, podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da divulgação científica.
id UNIPAR-1_66757da89497b8c5a2d53d53542f211f
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8732
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWSO presente trabalho traz o relato de experiência da criação de um perfil no Instagram®, realizado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CENPEX) da Faculdade Ciências da Vida (FCV) de Sete Lagoas, Minas Gerais, como meio de disseminar informações científicas ao público interno e externo à FCV. Diante da impossibilidade de se realizar atividades extensionistas no formato presencial, devido à pandemia da Covid-19, o ensino da FCV foi interrompido de modo presencial em março de 2020 e passou a ser remoto. Desta forma, foi criado, pela CENPEX, um projeto de extensão e pesquisa voltado para divulgação científica nas redes sociais envolvendo temáticas na área de saúde, meio ambiente, sustentabilidade e direitos humanos. O grupo de extensão e pesquisa, composto por professores e pesquisadores da FCV, selecionou alunos de diferentes cursos da faculdade e os direcionou à criação de um perfil no Instagram® denominado @cenpexfcv que passou a ter o papel principal de difundir informações científicas confiáveis. O objetivo foi de conscientizar a população em geral no entendimento de diferentes temáticas relacionadas especialmente à Covid-19, em virtude da pandemia, de modo a combater fake news. O perfil disponibiliza posts, animações, informativos, folders, enquetes e lives com profissionais especialistas, que buscam sanar as dúvidas dos seguidores. Ao longo dos oito meses de projetos, já foram montadas 94 formas interativas de divulgação, que, quantitativamente, tem mostrado o crescimento no engajamento, considerado como um aspecto positivo do projeto. Dessa forma, pode-se inferir que o uso de mídias sociais, como o Instagram®, quando utilizada de forma direcionada e com informações fidedignas, podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da divulgação científica.UNIPAR2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/873210.25110/arqsaude.v26i3.2022.8732Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022)1982-114X10.25110/arqsaude.v26i3.2022reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732/4290Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Fernanda PereiraRocha, Alessandra DuarteResende, Fernanda AmaralPires, Edina da Conceição Rodrigues2022-10-26T13:26:32Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8732Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2022-10-26T13:26:32Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS
title INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS
spellingShingle INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS
Guimarães, Fernanda Pereira
title_short INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS
title_full INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS
title_fullStr INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS
title_full_unstemmed INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS
title_sort INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS
author Guimarães, Fernanda Pereira
author_facet Guimarães, Fernanda Pereira
Rocha, Alessandra Duarte
Resende, Fernanda Amaral
Pires, Edina da Conceição Rodrigues
author_role author
author2 Rocha, Alessandra Duarte
Resende, Fernanda Amaral
Pires, Edina da Conceição Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Fernanda Pereira
Rocha, Alessandra Duarte
Resende, Fernanda Amaral
Pires, Edina da Conceição Rodrigues
description O presente trabalho traz o relato de experiência da criação de um perfil no Instagram®, realizado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CENPEX) da Faculdade Ciências da Vida (FCV) de Sete Lagoas, Minas Gerais, como meio de disseminar informações científicas ao público interno e externo à FCV. Diante da impossibilidade de se realizar atividades extensionistas no formato presencial, devido à pandemia da Covid-19, o ensino da FCV foi interrompido de modo presencial em março de 2020 e passou a ser remoto. Desta forma, foi criado, pela CENPEX, um projeto de extensão e pesquisa voltado para divulgação científica nas redes sociais envolvendo temáticas na área de saúde, meio ambiente, sustentabilidade e direitos humanos. O grupo de extensão e pesquisa, composto por professores e pesquisadores da FCV, selecionou alunos de diferentes cursos da faculdade e os direcionou à criação de um perfil no Instagram® denominado @cenpexfcv que passou a ter o papel principal de difundir informações científicas confiáveis. O objetivo foi de conscientizar a população em geral no entendimento de diferentes temáticas relacionadas especialmente à Covid-19, em virtude da pandemia, de modo a combater fake news. O perfil disponibiliza posts, animações, informativos, folders, enquetes e lives com profissionais especialistas, que buscam sanar as dúvidas dos seguidores. Ao longo dos oito meses de projetos, já foram montadas 94 formas interativas de divulgação, que, quantitativamente, tem mostrado o crescimento no engajamento, considerado como um aspecto positivo do projeto. Dessa forma, pode-se inferir que o uso de mídias sociais, como o Instagram®, quando utilizada de forma direcionada e com informações fidedignas, podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da divulgação científica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732
10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8732
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732/4290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v26i3.2022
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218855456374784