Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Dalva de Barros
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223
Resumo: A Hipertensão Arterial é uma doença de relevância para saúde pública especialmente por considerar que a maioriados pacientes pode ser tratada em unidades ambulatoriais. O atendimento do paciente deve prever entrevista minuciosa comvistas à identifi cação de sinais e sintomas característicos de lesão de órgãos-alvo. Este trabalho procurou analisar as queixasmais comuns nas consultas multiprofi ssionais do Centro de Saúde Escola, comparando-as entre as categorias profi ssionais,avaliando a existência de diferenças de queixas nas diferentes consultas, podendo assim compreender melhor a experiênciade ser portador de hipertensão. Este estudo se caracteriza como descritivo documental. Foram analisadas todas as fichas prontuários dos clientes (73) cadastrados no Programa de Controle da Hipertensão Arterial no Centro de Saúde Escola noperíodo de maio de 2001 à maio de 2002, período este equivalente a 12 meses do programa no serviço, e acompanhados até maio de 2003. Os resultados demonstram maior proporção de mulheres acompanhadas; mudança de queixas entre a primeirae última consulta; discordância de registros de queixas entre os profi ssionais; pequena relação de queixas com a hipertensãoarterial.
id UNIPAR-1_6e8908b23c4ea669e6f2cf34825166bf
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/223
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterialA Hipertensão Arterial é uma doença de relevância para saúde pública especialmente por considerar que a maioriados pacientes pode ser tratada em unidades ambulatoriais. O atendimento do paciente deve prever entrevista minuciosa comvistas à identifi cação de sinais e sintomas característicos de lesão de órgãos-alvo. Este trabalho procurou analisar as queixasmais comuns nas consultas multiprofi ssionais do Centro de Saúde Escola, comparando-as entre as categorias profi ssionais,avaliando a existência de diferenças de queixas nas diferentes consultas, podendo assim compreender melhor a experiênciade ser portador de hipertensão. Este estudo se caracteriza como descritivo documental. Foram analisadas todas as fichas prontuários dos clientes (73) cadastrados no Programa de Controle da Hipertensão Arterial no Centro de Saúde Escola noperíodo de maio de 2001 à maio de 2002, período este equivalente a 12 meses do programa no serviço, e acompanhados até maio de 2003. Os resultados demonstram maior proporção de mulheres acompanhadas; mudança de queixas entre a primeirae última consulta; discordância de registros de queixas entre os profi ssionais; pequena relação de queixas com a hipertensãoarterial.UNIPAR2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 8 n. 2 (2004)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223/196Carvalho, Maria Dalva de BarrosBaldissera, Vanessa Denardi Antoniassiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:57:15Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/223Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:57:15Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial
title Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial
spellingShingle Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial
Carvalho, Maria Dalva de Barros
title_short Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial
title_full Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial
title_fullStr Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial
title_full_unstemmed Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial
title_sort Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial
author Carvalho, Maria Dalva de Barros
author_facet Carvalho, Maria Dalva de Barros
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
author_role author
author2 Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Dalva de Barros
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
description A Hipertensão Arterial é uma doença de relevância para saúde pública especialmente por considerar que a maioriados pacientes pode ser tratada em unidades ambulatoriais. O atendimento do paciente deve prever entrevista minuciosa comvistas à identifi cação de sinais e sintomas característicos de lesão de órgãos-alvo. Este trabalho procurou analisar as queixasmais comuns nas consultas multiprofi ssionais do Centro de Saúde Escola, comparando-as entre as categorias profi ssionais,avaliando a existência de diferenças de queixas nas diferentes consultas, podendo assim compreender melhor a experiênciade ser portador de hipertensão. Este estudo se caracteriza como descritivo documental. Foram analisadas todas as fichas prontuários dos clientes (73) cadastrados no Programa de Controle da Hipertensão Arterial no Centro de Saúde Escola noperíodo de maio de 2001 à maio de 2002, período este equivalente a 12 meses do programa no serviço, e acompanhados até maio de 2003. Os resultados demonstram maior proporção de mulheres acompanhadas; mudança de queixas entre a primeirae última consulta; discordância de registros de queixas entre os profi ssionais; pequena relação de queixas com a hipertensãoarterial.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223/196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 8 n. 2 (2004)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218851228516352