Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223 |
Resumo: | A Hipertensão Arterial é uma doença de relevância para saúde pública especialmente por considerar que a maioriados pacientes pode ser tratada em unidades ambulatoriais. O atendimento do paciente deve prever entrevista minuciosa comvistas à identifi cação de sinais e sintomas característicos de lesão de órgãos-alvo. Este trabalho procurou analisar as queixasmais comuns nas consultas multiprofi ssionais do Centro de Saúde Escola, comparando-as entre as categorias profi ssionais,avaliando a existência de diferenças de queixas nas diferentes consultas, podendo assim compreender melhor a experiênciade ser portador de hipertensão. Este estudo se caracteriza como descritivo documental. Foram analisadas todas as fichas prontuários dos clientes (73) cadastrados no Programa de Controle da Hipertensão Arterial no Centro de Saúde Escola noperíodo de maio de 2001 à maio de 2002, período este equivalente a 12 meses do programa no serviço, e acompanhados até maio de 2003. Os resultados demonstram maior proporção de mulheres acompanhadas; mudança de queixas entre a primeirae última consulta; discordância de registros de queixas entre os profi ssionais; pequena relação de queixas com a hipertensãoarterial. |
id |
UNIPAR-1_6e8908b23c4ea669e6f2cf34825166bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/223 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterialA Hipertensão Arterial é uma doença de relevância para saúde pública especialmente por considerar que a maioriados pacientes pode ser tratada em unidades ambulatoriais. O atendimento do paciente deve prever entrevista minuciosa comvistas à identifi cação de sinais e sintomas característicos de lesão de órgãos-alvo. Este trabalho procurou analisar as queixasmais comuns nas consultas multiprofi ssionais do Centro de Saúde Escola, comparando-as entre as categorias profi ssionais,avaliando a existência de diferenças de queixas nas diferentes consultas, podendo assim compreender melhor a experiênciade ser portador de hipertensão. Este estudo se caracteriza como descritivo documental. Foram analisadas todas as fichas prontuários dos clientes (73) cadastrados no Programa de Controle da Hipertensão Arterial no Centro de Saúde Escola noperíodo de maio de 2001 à maio de 2002, período este equivalente a 12 meses do programa no serviço, e acompanhados até maio de 2003. Os resultados demonstram maior proporção de mulheres acompanhadas; mudança de queixas entre a primeirae última consulta; discordância de registros de queixas entre os profi ssionais; pequena relação de queixas com a hipertensãoarterial.UNIPAR2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 8 n. 2 (2004)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223/196Carvalho, Maria Dalva de BarrosBaldissera, Vanessa Denardi Antoniassiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:57:15Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/223Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:57:15Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial |
title |
Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial |
spellingShingle |
Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial Carvalho, Maria Dalva de Barros |
title_short |
Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial |
title_full |
Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial |
title_fullStr |
Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial |
title_full_unstemmed |
Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial |
title_sort |
Queixas mais comuns no ambulatório de controle da hipertensão arterial |
author |
Carvalho, Maria Dalva de Barros |
author_facet |
Carvalho, Maria Dalva de Barros Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi |
author_role |
author |
author2 |
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Dalva de Barros Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi |
description |
A Hipertensão Arterial é uma doença de relevância para saúde pública especialmente por considerar que a maioriados pacientes pode ser tratada em unidades ambulatoriais. O atendimento do paciente deve prever entrevista minuciosa comvistas à identifi cação de sinais e sintomas característicos de lesão de órgãos-alvo. Este trabalho procurou analisar as queixasmais comuns nas consultas multiprofi ssionais do Centro de Saúde Escola, comparando-as entre as categorias profi ssionais,avaliando a existência de diferenças de queixas nas diferentes consultas, podendo assim compreender melhor a experiênciade ser portador de hipertensão. Este estudo se caracteriza como descritivo documental. Foram analisadas todas as fichas prontuários dos clientes (73) cadastrados no Programa de Controle da Hipertensão Arterial no Centro de Saúde Escola noperíodo de maio de 2001 à maio de 2002, período este equivalente a 12 meses do programa no serviço, e acompanhados até maio de 2003. Os resultados demonstram maior proporção de mulheres acompanhadas; mudança de queixas entre a primeirae última consulta; discordância de registros de queixas entre os profi ssionais; pequena relação de queixas com a hipertensãoarterial. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/223/196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 8 n. 2 (2004) 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218851228516352 |