APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931 |
Resumo: | Introdução: As mudanças nas estratégias de ensino ao longo dos anos têm proporcionado destaque na procura por metodologias ativas que sejam flexíveis e que garantem um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, nesse sentindo, a aprendizagem baseada em equipe ou team-based learning é uma metodologia ativa que envolve trabalho em equipe, raciocínio e pensamento lógico para estimular os discentes podendo ser efetiva para o ensino em enfermagem. Objetivo: avaliar a efetividade da aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, com a seguinte questão de pesquisa: O que as evidências mostram sobre a aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros? As buscas foram realizadas em três bases de dados, usando descritores do Decs e Mesh terms. Resultados: Ao todo foram selecionados dez estudos na amostra final, que versavam sobre desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades emocionais e físicas, competências fundamentais para desenvolvimento de aptidões na prática clínica. O estudo permitiu compreender sobre a aprendizagem baseada em equipes e afirmar sua eficácia para atuar na educação de enfermeiros, onde foi evidenciado que os estudantes obtiveram maior conhecimento individual e coletivo, puderam trocar experiências com colegas e foram estimulados a trabalhar em equipe. Conclusão: Dessa forma, considera-se que novas pesquisas devem ser realizadas nesta linha de investigação, a fim de afirmar a necessidade de mais estudos que apoiem a utilização do método no ensino de enfermagem. |
id |
UNIPAR-1_7ed29261fc445289f702e5a2a83ea9da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9931 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEducação em EnfermagemEnsinoEducação Baseada em CompetênciasIntrodução: As mudanças nas estratégias de ensino ao longo dos anos têm proporcionado destaque na procura por metodologias ativas que sejam flexíveis e que garantem um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, nesse sentindo, a aprendizagem baseada em equipe ou team-based learning é uma metodologia ativa que envolve trabalho em equipe, raciocínio e pensamento lógico para estimular os discentes podendo ser efetiva para o ensino em enfermagem. Objetivo: avaliar a efetividade da aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, com a seguinte questão de pesquisa: O que as evidências mostram sobre a aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros? As buscas foram realizadas em três bases de dados, usando descritores do Decs e Mesh terms. Resultados: Ao todo foram selecionados dez estudos na amostra final, que versavam sobre desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades emocionais e físicas, competências fundamentais para desenvolvimento de aptidões na prática clínica. O estudo permitiu compreender sobre a aprendizagem baseada em equipes e afirmar sua eficácia para atuar na educação de enfermeiros, onde foi evidenciado que os estudantes obtiveram maior conhecimento individual e coletivo, puderam trocar experiências com colegas e foram estimulados a trabalhar em equipe. Conclusão: Dessa forma, considera-se que novas pesquisas devem ser realizadas nesta linha de investigação, a fim de afirmar a necessidade de mais estudos que apoiem a utilização do método no ensino de enfermagem.UNIPAR2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/993110.25110/arqsaude.v27i7.2023-020Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 7 (2023); 3565-35811982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931/4936Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Karine CostaSoares, Alanna Nunesda Silva, Chrisllayne OliveiraHernandes, Linccon Fricksde Almeida, Ana Tereza Santos DiasSousa, Brunna MatosGonçalves, Francisca Tatiana DouradoChaves, Jairina Nunes dos Santos, Alexsandreane Jatahy Costa, Elizandra LimaPimentel, Karen Brayner Andradede Almeida, Lívia Maria NunesOliveira, Paulliny de Araújoda Silva, Wenderson Costa2023-07-20T22:05:09Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9931Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-07-20T22:05:09Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Melo, Karine Costa Educação em Enfermagem Ensino Educação Baseada em Competências |
title_short |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Melo, Karine Costa |
author_facet |
Melo, Karine Costa Soares, Alanna Nunes da Silva, Chrisllayne Oliveira Hernandes, Linccon Fricks de Almeida, Ana Tereza Santos Dias Sousa, Brunna Matos Gonçalves, Francisca Tatiana Dourado Chaves, Jairina Nunes dos Santos, Alexsandreane Jatahy Costa, Elizandra Lima Pimentel, Karen Brayner Andrade de Almeida, Lívia Maria Nunes Oliveira, Paulliny de Araújo da Silva, Wenderson Costa |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Alanna Nunes da Silva, Chrisllayne Oliveira Hernandes, Linccon Fricks de Almeida, Ana Tereza Santos Dias Sousa, Brunna Matos Gonçalves, Francisca Tatiana Dourado Chaves, Jairina Nunes dos Santos, Alexsandreane Jatahy Costa, Elizandra Lima Pimentel, Karen Brayner Andrade de Almeida, Lívia Maria Nunes Oliveira, Paulliny de Araújo da Silva, Wenderson Costa |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Karine Costa Soares, Alanna Nunes da Silva, Chrisllayne Oliveira Hernandes, Linccon Fricks de Almeida, Ana Tereza Santos Dias Sousa, Brunna Matos Gonçalves, Francisca Tatiana Dourado Chaves, Jairina Nunes dos Santos, Alexsandreane Jatahy Costa, Elizandra Lima Pimentel, Karen Brayner Andrade de Almeida, Lívia Maria Nunes Oliveira, Paulliny de Araújo da Silva, Wenderson Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Ensino Educação Baseada em Competências |
topic |
Educação em Enfermagem Ensino Educação Baseada em Competências |
description |
Introdução: As mudanças nas estratégias de ensino ao longo dos anos têm proporcionado destaque na procura por metodologias ativas que sejam flexíveis e que garantem um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, nesse sentindo, a aprendizagem baseada em equipe ou team-based learning é uma metodologia ativa que envolve trabalho em equipe, raciocínio e pensamento lógico para estimular os discentes podendo ser efetiva para o ensino em enfermagem. Objetivo: avaliar a efetividade da aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, com a seguinte questão de pesquisa: O que as evidências mostram sobre a aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros? As buscas foram realizadas em três bases de dados, usando descritores do Decs e Mesh terms. Resultados: Ao todo foram selecionados dez estudos na amostra final, que versavam sobre desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades emocionais e físicas, competências fundamentais para desenvolvimento de aptidões na prática clínica. O estudo permitiu compreender sobre a aprendizagem baseada em equipes e afirmar sua eficácia para atuar na educação de enfermeiros, onde foi evidenciado que os estudantes obtiveram maior conhecimento individual e coletivo, puderam trocar experiências com colegas e foram estimulados a trabalhar em equipe. Conclusão: Dessa forma, considera-se que novas pesquisas devem ser realizadas nesta linha de investigação, a fim de afirmar a necessidade de mais estudos que apoiem a utilização do método no ensino de enfermagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931 10.25110/arqsaude.v27i7.2023-020 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v27i7.2023-020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931/4936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 7 (2023); 3565-3581 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218856870903808 |