APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Karine Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares, Alanna Nunes, da Silva, Chrisllayne Oliveira, Hernandes, Linccon Fricks, de Almeida, Ana Tereza Santos Dias, Sousa, Brunna Matos, Gonçalves, Francisca Tatiana Dourado, Chaves, Jairina Nunes, dos Santos, Alexsandreane Jatahy, Costa, Elizandra Lima, Pimentel, Karen Brayner Andrade, de Almeida, Lívia Maria Nunes, Oliveira, Paulliny de Araújo, da Silva, Wenderson Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931
Resumo: Introdução: As mudanças nas estratégias de ensino ao longo dos anos têm proporcionado destaque na procura por metodologias ativas que sejam flexíveis e que garantem um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, nesse sentindo, a aprendizagem baseada em equipe ou team-based learning é uma metodologia ativa que envolve trabalho em equipe, raciocínio e pensamento lógico para estimular os discentes podendo ser efetiva para o ensino em enfermagem. Objetivo: avaliar a efetividade da aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, com a seguinte questão de pesquisa: O que as evidências mostram sobre a aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros? As buscas foram realizadas em três bases de dados, usando descritores do Decs e Mesh terms. Resultados: Ao todo foram selecionados dez estudos na amostra final, que versavam sobre desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades emocionais e físicas, competências fundamentais para desenvolvimento de aptidões na prática clínica. O estudo permitiu compreender sobre a aprendizagem baseada em equipes e afirmar sua eficácia para atuar na educação de enfermeiros, onde foi evidenciado que os estudantes obtiveram maior conhecimento individual e coletivo, puderam trocar experiências com colegas e foram estimulados a trabalhar em equipe. Conclusão: Dessa forma, considera-se que novas pesquisas devem ser realizadas nesta linha de investigação, a fim de afirmar a necessidade de mais estudos que apoiem a utilização do método no ensino de enfermagem.
id UNIPAR-1_7ed29261fc445289f702e5a2a83ea9da
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9931
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEducação em EnfermagemEnsinoEducação Baseada em CompetênciasIntrodução: As mudanças nas estratégias de ensino ao longo dos anos têm proporcionado destaque na procura por metodologias ativas que sejam flexíveis e que garantem um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, nesse sentindo, a aprendizagem baseada em equipe ou team-based learning é uma metodologia ativa que envolve trabalho em equipe, raciocínio e pensamento lógico para estimular os discentes podendo ser efetiva para o ensino em enfermagem. Objetivo: avaliar a efetividade da aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, com a seguinte questão de pesquisa: O que as evidências mostram sobre a aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros? As buscas foram realizadas em três bases de dados, usando descritores do Decs e Mesh terms. Resultados: Ao todo foram selecionados dez estudos na amostra final, que versavam sobre desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades emocionais e físicas, competências fundamentais para desenvolvimento de aptidões na prática clínica. O estudo permitiu compreender sobre a aprendizagem baseada em equipes e afirmar sua eficácia para atuar na educação de enfermeiros, onde foi evidenciado que os estudantes obtiveram maior conhecimento individual e coletivo, puderam trocar experiências com colegas e foram estimulados a trabalhar em equipe. Conclusão: Dessa forma, considera-se que novas pesquisas devem ser realizadas nesta linha de investigação, a fim de afirmar a necessidade de mais estudos que apoiem a utilização do método no ensino de enfermagem.UNIPAR2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/993110.25110/arqsaude.v27i7.2023-020Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 7 (2023); 3565-35811982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931/4936Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Karine CostaSoares, Alanna Nunesda Silva, Chrisllayne OliveiraHernandes, Linccon Fricksde Almeida, Ana Tereza Santos DiasSousa, Brunna MatosGonçalves, Francisca Tatiana DouradoChaves, Jairina Nunes dos Santos, Alexsandreane Jatahy Costa, Elizandra LimaPimentel, Karen Brayner Andradede Almeida, Lívia Maria NunesOliveira, Paulliny de Araújoda Silva, Wenderson Costa2023-07-20T22:05:09Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9931Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-07-20T22:05:09Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Melo, Karine Costa
Educação em Enfermagem
Ensino
Educação Baseada em Competências
title_short APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author Melo, Karine Costa
author_facet Melo, Karine Costa
Soares, Alanna Nunes
da Silva, Chrisllayne Oliveira
Hernandes, Linccon Fricks
de Almeida, Ana Tereza Santos Dias
Sousa, Brunna Matos
Gonçalves, Francisca Tatiana Dourado
Chaves, Jairina Nunes
dos Santos, Alexsandreane Jatahy
Costa, Elizandra Lima
Pimentel, Karen Brayner Andrade
de Almeida, Lívia Maria Nunes
Oliveira, Paulliny de Araújo
da Silva, Wenderson Costa
author_role author
author2 Soares, Alanna Nunes
da Silva, Chrisllayne Oliveira
Hernandes, Linccon Fricks
de Almeida, Ana Tereza Santos Dias
Sousa, Brunna Matos
Gonçalves, Francisca Tatiana Dourado
Chaves, Jairina Nunes
dos Santos, Alexsandreane Jatahy
Costa, Elizandra Lima
Pimentel, Karen Brayner Andrade
de Almeida, Lívia Maria Nunes
Oliveira, Paulliny de Araújo
da Silva, Wenderson Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Karine Costa
Soares, Alanna Nunes
da Silva, Chrisllayne Oliveira
Hernandes, Linccon Fricks
de Almeida, Ana Tereza Santos Dias
Sousa, Brunna Matos
Gonçalves, Francisca Tatiana Dourado
Chaves, Jairina Nunes
dos Santos, Alexsandreane Jatahy
Costa, Elizandra Lima
Pimentel, Karen Brayner Andrade
de Almeida, Lívia Maria Nunes
Oliveira, Paulliny de Araújo
da Silva, Wenderson Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Ensino
Educação Baseada em Competências
topic Educação em Enfermagem
Ensino
Educação Baseada em Competências
description Introdução: As mudanças nas estratégias de ensino ao longo dos anos têm proporcionado destaque na procura por metodologias ativas que sejam flexíveis e que garantem um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, nesse sentindo, a aprendizagem baseada em equipe ou team-based learning é uma metodologia ativa que envolve trabalho em equipe, raciocínio e pensamento lógico para estimular os discentes podendo ser efetiva para o ensino em enfermagem. Objetivo: avaliar a efetividade da aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, com a seguinte questão de pesquisa: O que as evidências mostram sobre a aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros? As buscas foram realizadas em três bases de dados, usando descritores do Decs e Mesh terms. Resultados: Ao todo foram selecionados dez estudos na amostra final, que versavam sobre desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades emocionais e físicas, competências fundamentais para desenvolvimento de aptidões na prática clínica. O estudo permitiu compreender sobre a aprendizagem baseada em equipes e afirmar sua eficácia para atuar na educação de enfermeiros, onde foi evidenciado que os estudantes obtiveram maior conhecimento individual e coletivo, puderam trocar experiências com colegas e foram estimulados a trabalhar em equipe. Conclusão: Dessa forma, considera-se que novas pesquisas devem ser realizadas nesta linha de investigação, a fim de afirmar a necessidade de mais estudos que apoiem a utilização do método no ensino de enfermagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931
10.25110/arqsaude.v27i7.2023-020
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i7.2023-020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9931/4936
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 7 (2023); 3565-3581
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218856870903808