O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrijo, Marcos Vítor Naves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Taynara Souza, Peixoto, Tiago Silva, Sudré, Mayara Rocha Siqueira, Sudré, Graciano Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8008
Resumo: Este estudo tem por objetivo descrever a experiência de residentes enfermeiros frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de reflexão da prática durante as tutorias do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Rondonópolis. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, construído a partir das discussões realizadas no eixo específico de área profissional do programa, tutoria de área da enfermagem. A tutoria desenvolveu-se como ação de orientação que promoveu e facilitou o desenvolvimento integral dos residentes, nas suas dimensões cognitivas e sociais possibilitando a construção do conhecimento e de habilidades psicomotoras e atitudinais, favorecendo a construção da visão holística da pessoa assistida no contexto hospitalar, explorando a compreensão ampla do conceito saúde-doença, sendo uma ação que permitiu a integração ativa e a preparação dos residentes, canalizando e dinamizando as suas relações com os diferentes serviços garantindo o uso adequado e a rentabilidade dos diferentes recursos que esse modelo de formação oferece. Por meio de estratégias de busca foi possível contrapor com a experiência dos enfermeiros residentes com utilização de Metodologias Ativas na produção de conhecimento durante as discussões no eixo específico de área profissional do programa, tutoria de área da enfermagem. O cenário observado evidenciou a troca de saberes e o estímulo para buscas de evidências científicas, no processo de validação da prática desenvolvida em serviço e aperfeiçoamento do processo de tomada de decisão cotidiana da prática profissional.
id UNIPAR-1_9f66b64521cea905d5a3cfc10e07c86f
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8008
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTESEste estudo tem por objetivo descrever a experiência de residentes enfermeiros frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de reflexão da prática durante as tutorias do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Rondonópolis. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, construído a partir das discussões realizadas no eixo específico de área profissional do programa, tutoria de área da enfermagem. A tutoria desenvolveu-se como ação de orientação que promoveu e facilitou o desenvolvimento integral dos residentes, nas suas dimensões cognitivas e sociais possibilitando a construção do conhecimento e de habilidades psicomotoras e atitudinais, favorecendo a construção da visão holística da pessoa assistida no contexto hospitalar, explorando a compreensão ampla do conceito saúde-doença, sendo uma ação que permitiu a integração ativa e a preparação dos residentes, canalizando e dinamizando as suas relações com os diferentes serviços garantindo o uso adequado e a rentabilidade dos diferentes recursos que esse modelo de formação oferece. Por meio de estratégias de busca foi possível contrapor com a experiência dos enfermeiros residentes com utilização de Metodologias Ativas na produção de conhecimento durante as discussões no eixo específico de área profissional do programa, tutoria de área da enfermagem. O cenário observado evidenciou a troca de saberes e o estímulo para buscas de evidências científicas, no processo de validação da prática desenvolvida em serviço e aperfeiçoamento do processo de tomada de decisão cotidiana da prática profissional.UNIPAR2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/800810.25110/arqsaude.v24i3.2020.8008Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 24 n. 3 (2020)1982-114X10.25110/arqsaude.v24i3.2020reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8008/4015Copyright (c) 2020 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrijo, Marcos Vítor NavesRodrigues, Taynara SouzaPeixoto, Tiago SilvaSudré, Mayara Rocha SiqueiraSudré, Graciano Almeida2020-11-20T12:17:56Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8008Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2020-11-20T12:17:56Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES
title O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES
spellingShingle O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES
Carrijo, Marcos Vítor Naves
title_short O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES
title_full O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES
title_fullStr O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES
title_full_unstemmed O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES
title_sort O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO CRÍTICO-REFLEXIVO: EXPERIÊNCIA ENTRE RESIDENTES
author Carrijo, Marcos Vítor Naves
author_facet Carrijo, Marcos Vítor Naves
Rodrigues, Taynara Souza
Peixoto, Tiago Silva
Sudré, Mayara Rocha Siqueira
Sudré, Graciano Almeida
author_role author
author2 Rodrigues, Taynara Souza
Peixoto, Tiago Silva
Sudré, Mayara Rocha Siqueira
Sudré, Graciano Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrijo, Marcos Vítor Naves
Rodrigues, Taynara Souza
Peixoto, Tiago Silva
Sudré, Mayara Rocha Siqueira
Sudré, Graciano Almeida
description Este estudo tem por objetivo descrever a experiência de residentes enfermeiros frente à utilização de metodologias inovadoras no processo de construção do conhecimento por meio do processo de reflexão da prática durante as tutorias do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Rondonópolis. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, construído a partir das discussões realizadas no eixo específico de área profissional do programa, tutoria de área da enfermagem. A tutoria desenvolveu-se como ação de orientação que promoveu e facilitou o desenvolvimento integral dos residentes, nas suas dimensões cognitivas e sociais possibilitando a construção do conhecimento e de habilidades psicomotoras e atitudinais, favorecendo a construção da visão holística da pessoa assistida no contexto hospitalar, explorando a compreensão ampla do conceito saúde-doença, sendo uma ação que permitiu a integração ativa e a preparação dos residentes, canalizando e dinamizando as suas relações com os diferentes serviços garantindo o uso adequado e a rentabilidade dos diferentes recursos que esse modelo de formação oferece. Por meio de estratégias de busca foi possível contrapor com a experiência dos enfermeiros residentes com utilização de Metodologias Ativas na produção de conhecimento durante as discussões no eixo específico de área profissional do programa, tutoria de área da enfermagem. O cenário observado evidenciou a troca de saberes e o estímulo para buscas de evidências científicas, no processo de validação da prática desenvolvida em serviço e aperfeiçoamento do processo de tomada de decisão cotidiana da prática profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8008
10.25110/arqsaude.v24i3.2020.8008
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8008
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v24i3.2020.8008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8008/4015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 24 n. 3 (2020)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v24i3.2020
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218855335788544