AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Jacqueline de Assis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Matheus Mello, Casagrande, Cynthia Mara Zilli, Ferreira, Arthur de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9145
Resumo: Introdução: As práticas ergonômicas de conscientização e de participação assumem importante papel na prevenção das doenças ocupacionais. Entretanto, os métodos utilizados pelos programas de prevenção das instituições e empresas visam a correção dos riscos ergonômicos, não observando o fator humano detentor da execução da tarefa. Objetivo: Analisar a utilização das Ergonomia de Conscientização e Participação como programa de educação visando a prevenção primária e a conscientização dos riscos ergonômicos das lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT). Metodologia: Revisão crítica de literatura, sintetizando o embasamento teórico pertinente ao tema, com documentação técnica, normas, decretos, portarias e dados estatísticos atualizados de afastamento; formando, assim, à análise documental. Resultados e Discussão: Os dados estatísticos mostram a importância de uma mudança nos hábitos, nos programas e nas intervenções ergonômicas no ambiente laboral do trabalhador, visando minimizar os impactos socioeconômicos dos altos índices de afastamento para organizações, empresas privadas e, principalmente, serviços públicos de ensino superior devido a maior precariedade dos ambientes de trabalho. Práticas ergonômicas de conscientização e participação dos trabalhadores podem proporcionar uma melhora nos desconfortos do ambiente laboral. Ressalta-se a escassez de pesquisas que priorizem a relação custo-benefício e a eficácia a longo prazo na área de Ergonomia. Conclusões: Novas análises devem ser observadas para promover melhora da qualidade de vida do trabalhador, diminuição das perdas econômicas, contribuindo para um trabalho seguro, decente e sustentável como preconiza principalmente o Objetivo 8 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
id UNIPAR-1_af9dd9d4106c51e0930682d54d52d3c7
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9145
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?Introdução: As práticas ergonômicas de conscientização e de participação assumem importante papel na prevenção das doenças ocupacionais. Entretanto, os métodos utilizados pelos programas de prevenção das instituições e empresas visam a correção dos riscos ergonômicos, não observando o fator humano detentor da execução da tarefa. Objetivo: Analisar a utilização das Ergonomia de Conscientização e Participação como programa de educação visando a prevenção primária e a conscientização dos riscos ergonômicos das lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT). Metodologia: Revisão crítica de literatura, sintetizando o embasamento teórico pertinente ao tema, com documentação técnica, normas, decretos, portarias e dados estatísticos atualizados de afastamento; formando, assim, à análise documental. Resultados e Discussão: Os dados estatísticos mostram a importância de uma mudança nos hábitos, nos programas e nas intervenções ergonômicas no ambiente laboral do trabalhador, visando minimizar os impactos socioeconômicos dos altos índices de afastamento para organizações, empresas privadas e, principalmente, serviços públicos de ensino superior devido a maior precariedade dos ambientes de trabalho. Práticas ergonômicas de conscientização e participação dos trabalhadores podem proporcionar uma melhora nos desconfortos do ambiente laboral. Ressalta-se a escassez de pesquisas que priorizem a relação custo-benefício e a eficácia a longo prazo na área de Ergonomia. Conclusões: Novas análises devem ser observadas para promover melhora da qualidade de vida do trabalhador, diminuição das perdas econômicas, contribuindo para um trabalho seguro, decente e sustentável como preconiza principalmente o Objetivo 8 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.UNIPAR2023-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/914510.25110/arqsaude.v27i1.2023.9145Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 1 (2023)1982-114X10.25110/arqsaude.v27i1.2023reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9145/4523Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Jacqueline de AssisSilva, Matheus MelloCasagrande, Cynthia Mara ZilliFerreira, Arthur de Sá2023-02-10T12:44:29Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9145Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-02-10T12:44:29Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?
title AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?
spellingShingle AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?
Cunha, Jacqueline de Assis
title_short AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?
title_full AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?
title_fullStr AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?
title_full_unstemmed AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?
title_sort AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SUSTENTÁVEL: COMO A ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PARTICIPATIVA SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS?
author Cunha, Jacqueline de Assis
author_facet Cunha, Jacqueline de Assis
Silva, Matheus Mello
Casagrande, Cynthia Mara Zilli
Ferreira, Arthur de Sá
author_role author
author2 Silva, Matheus Mello
Casagrande, Cynthia Mara Zilli
Ferreira, Arthur de Sá
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Jacqueline de Assis
Silva, Matheus Mello
Casagrande, Cynthia Mara Zilli
Ferreira, Arthur de Sá
description Introdução: As práticas ergonômicas de conscientização e de participação assumem importante papel na prevenção das doenças ocupacionais. Entretanto, os métodos utilizados pelos programas de prevenção das instituições e empresas visam a correção dos riscos ergonômicos, não observando o fator humano detentor da execução da tarefa. Objetivo: Analisar a utilização das Ergonomia de Conscientização e Participação como programa de educação visando a prevenção primária e a conscientização dos riscos ergonômicos das lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT). Metodologia: Revisão crítica de literatura, sintetizando o embasamento teórico pertinente ao tema, com documentação técnica, normas, decretos, portarias e dados estatísticos atualizados de afastamento; formando, assim, à análise documental. Resultados e Discussão: Os dados estatísticos mostram a importância de uma mudança nos hábitos, nos programas e nas intervenções ergonômicas no ambiente laboral do trabalhador, visando minimizar os impactos socioeconômicos dos altos índices de afastamento para organizações, empresas privadas e, principalmente, serviços públicos de ensino superior devido a maior precariedade dos ambientes de trabalho. Práticas ergonômicas de conscientização e participação dos trabalhadores podem proporcionar uma melhora nos desconfortos do ambiente laboral. Ressalta-se a escassez de pesquisas que priorizem a relação custo-benefício e a eficácia a longo prazo na área de Ergonomia. Conclusões: Novas análises devem ser observadas para promover melhora da qualidade de vida do trabalhador, diminuição das perdas econômicas, contribuindo para um trabalho seguro, decente e sustentável como preconiza principalmente o Objetivo 8 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9145
10.25110/arqsaude.v27i1.2023.9145
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9145
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i1.2023.9145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9145/4523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 1 (2023)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v27i1.2023
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218855938719744