FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, João Vitor Rosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Piana , Andreia Regina, Esteves, Roberto Zonato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549
Resumo: O objetivo desse estudo é revisão de escopo nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo, evidências científicas voltadas a formação acadêmica de professores e educadores, em relação a primeiros socorros em escolas, visando atendimento pré-hospitalar. Estudos com enfoque na formação de professores e educadores quanto a atuação em atendimento básico de vida, no ambiente extra-hospitalar em primeiros socorros, em escolas ou centro educacionais públicos ou privados. Artigos científicos disponibilizados em plataformas digitais. Trata-se de uma revisão de escopo, entre os anos de 2013 e 2023, com palavras chaves, “health education”, “first aid”, “school teachers”, nos idiomas, inglês, português e espanhol, elencados em julho de 2023, sendo analisados no Rayyan, com análise duplo-cego para efetivação de artigos viáveis e não viáveis para essa revisão. Como resultado foram encontrados 72 artigos relacionados com as palavras chaves, na qual foram identificados 33 artigos duplicados, sendo esses excluídos da revisão, restando um total de 39 artigos para a análise, de aceite ou recuso para a revisão de escopo, finalizando com 25 artigos incluídos nessa revisão, atendendo os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há um déficit na formação acadêmica de educadores e professores durante a sua graduação na atuação de primeiros socorros em ambiente extra-hospitalar, não somente no Brasil, mas também em outros do mundo, evidenciando assim a necessidade da reformulação de bases curriculares, com o auxílio de profissionais da saúde para que haja uma formação adequada para atuarem com segurança em situações de urgência e emergência, diminuindo a taxa de morbimortalidade e custos evitáveis quanto a serviços de urgência e emergência.
id UNIPAR-1_af9f1c1fb47590b1ece6c0eb5089a980
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10549
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPOEducação em SaúdePrimeiros SocorrosEducadoresO objetivo desse estudo é revisão de escopo nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo, evidências científicas voltadas a formação acadêmica de professores e educadores, em relação a primeiros socorros em escolas, visando atendimento pré-hospitalar. Estudos com enfoque na formação de professores e educadores quanto a atuação em atendimento básico de vida, no ambiente extra-hospitalar em primeiros socorros, em escolas ou centro educacionais públicos ou privados. Artigos científicos disponibilizados em plataformas digitais. Trata-se de uma revisão de escopo, entre os anos de 2013 e 2023, com palavras chaves, “health education”, “first aid”, “school teachers”, nos idiomas, inglês, português e espanhol, elencados em julho de 2023, sendo analisados no Rayyan, com análise duplo-cego para efetivação de artigos viáveis e não viáveis para essa revisão. Como resultado foram encontrados 72 artigos relacionados com as palavras chaves, na qual foram identificados 33 artigos duplicados, sendo esses excluídos da revisão, restando um total de 39 artigos para a análise, de aceite ou recuso para a revisão de escopo, finalizando com 25 artigos incluídos nessa revisão, atendendo os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há um déficit na formação acadêmica de educadores e professores durante a sua graduação na atuação de primeiros socorros em ambiente extra-hospitalar, não somente no Brasil, mas também em outros do mundo, evidenciando assim a necessidade da reformulação de bases curriculares, com o auxílio de profissionais da saúde para que haja uma formação adequada para atuarem com segurança em situações de urgência e emergência, diminuindo a taxa de morbimortalidade e custos evitáveis quanto a serviços de urgência e emergência.UNIPAR2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1054910.25110/arqsaude.v27i9.2023-019Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5191-52081982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549/5120Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, João Vitor RosaPiana , Andreia ReginaEsteves, Roberto Zonato2024-03-28T01:31:56Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10549Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2024-03-28T01:31:56Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO
title FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO
spellingShingle FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO
Ribeiro, João Vitor Rosa
Educação em Saúde
Primeiros Socorros
Educadores
title_short FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO
title_full FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO
title_fullStr FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO
title_sort FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO
author Ribeiro, João Vitor Rosa
author_facet Ribeiro, João Vitor Rosa
Piana , Andreia Regina
Esteves, Roberto Zonato
author_role author
author2 Piana , Andreia Regina
Esteves, Roberto Zonato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, João Vitor Rosa
Piana , Andreia Regina
Esteves, Roberto Zonato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Primeiros Socorros
Educadores
topic Educação em Saúde
Primeiros Socorros
Educadores
description O objetivo desse estudo é revisão de escopo nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo, evidências científicas voltadas a formação acadêmica de professores e educadores, em relação a primeiros socorros em escolas, visando atendimento pré-hospitalar. Estudos com enfoque na formação de professores e educadores quanto a atuação em atendimento básico de vida, no ambiente extra-hospitalar em primeiros socorros, em escolas ou centro educacionais públicos ou privados. Artigos científicos disponibilizados em plataformas digitais. Trata-se de uma revisão de escopo, entre os anos de 2013 e 2023, com palavras chaves, “health education”, “first aid”, “school teachers”, nos idiomas, inglês, português e espanhol, elencados em julho de 2023, sendo analisados no Rayyan, com análise duplo-cego para efetivação de artigos viáveis e não viáveis para essa revisão. Como resultado foram encontrados 72 artigos relacionados com as palavras chaves, na qual foram identificados 33 artigos duplicados, sendo esses excluídos da revisão, restando um total de 39 artigos para a análise, de aceite ou recuso para a revisão de escopo, finalizando com 25 artigos incluídos nessa revisão, atendendo os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há um déficit na formação acadêmica de educadores e professores durante a sua graduação na atuação de primeiros socorros em ambiente extra-hospitalar, não somente no Brasil, mas também em outros do mundo, evidenciando assim a necessidade da reformulação de bases curriculares, com o auxílio de profissionais da saúde para que haja uma formação adequada para atuarem com segurança em situações de urgência e emergência, diminuindo a taxa de morbimortalidade e custos evitáveis quanto a serviços de urgência e emergência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549
10.25110/arqsaude.v27i9.2023-019
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549/5120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5191-5208
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218851089055744