FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é revisão de escopo nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo, evidências científicas voltadas a formação acadêmica de professores e educadores, em relação a primeiros socorros em escolas, visando atendimento pré-hospitalar. Estudos com enfoque na formação de professores e educadores quanto a atuação em atendimento básico de vida, no ambiente extra-hospitalar em primeiros socorros, em escolas ou centro educacionais públicos ou privados. Artigos científicos disponibilizados em plataformas digitais. Trata-se de uma revisão de escopo, entre os anos de 2013 e 2023, com palavras chaves, “health education”, “first aid”, “school teachers”, nos idiomas, inglês, português e espanhol, elencados em julho de 2023, sendo analisados no Rayyan, com análise duplo-cego para efetivação de artigos viáveis e não viáveis para essa revisão. Como resultado foram encontrados 72 artigos relacionados com as palavras chaves, na qual foram identificados 33 artigos duplicados, sendo esses excluídos da revisão, restando um total de 39 artigos para a análise, de aceite ou recuso para a revisão de escopo, finalizando com 25 artigos incluídos nessa revisão, atendendo os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há um déficit na formação acadêmica de educadores e professores durante a sua graduação na atuação de primeiros socorros em ambiente extra-hospitalar, não somente no Brasil, mas também em outros do mundo, evidenciando assim a necessidade da reformulação de bases curriculares, com o auxílio de profissionais da saúde para que haja uma formação adequada para atuarem com segurança em situações de urgência e emergência, diminuindo a taxa de morbimortalidade e custos evitáveis quanto a serviços de urgência e emergência. |
id |
UNIPAR-1_af9f1c1fb47590b1ece6c0eb5089a980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10549 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPOEducação em SaúdePrimeiros SocorrosEducadoresO objetivo desse estudo é revisão de escopo nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo, evidências científicas voltadas a formação acadêmica de professores e educadores, em relação a primeiros socorros em escolas, visando atendimento pré-hospitalar. Estudos com enfoque na formação de professores e educadores quanto a atuação em atendimento básico de vida, no ambiente extra-hospitalar em primeiros socorros, em escolas ou centro educacionais públicos ou privados. Artigos científicos disponibilizados em plataformas digitais. Trata-se de uma revisão de escopo, entre os anos de 2013 e 2023, com palavras chaves, “health education”, “first aid”, “school teachers”, nos idiomas, inglês, português e espanhol, elencados em julho de 2023, sendo analisados no Rayyan, com análise duplo-cego para efetivação de artigos viáveis e não viáveis para essa revisão. Como resultado foram encontrados 72 artigos relacionados com as palavras chaves, na qual foram identificados 33 artigos duplicados, sendo esses excluídos da revisão, restando um total de 39 artigos para a análise, de aceite ou recuso para a revisão de escopo, finalizando com 25 artigos incluídos nessa revisão, atendendo os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há um déficit na formação acadêmica de educadores e professores durante a sua graduação na atuação de primeiros socorros em ambiente extra-hospitalar, não somente no Brasil, mas também em outros do mundo, evidenciando assim a necessidade da reformulação de bases curriculares, com o auxílio de profissionais da saúde para que haja uma formação adequada para atuarem com segurança em situações de urgência e emergência, diminuindo a taxa de morbimortalidade e custos evitáveis quanto a serviços de urgência e emergência.UNIPAR2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1054910.25110/arqsaude.v27i9.2023-019Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5191-52081982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549/5120Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, João Vitor RosaPiana , Andreia ReginaEsteves, Roberto Zonato2024-03-28T01:31:56Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10549Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2024-03-28T01:31:56Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO |
title |
FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO Ribeiro, João Vitor Rosa Educação em Saúde Primeiros Socorros Educadores |
title_short |
FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO |
title_full |
FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO |
title_sort |
FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO |
author |
Ribeiro, João Vitor Rosa |
author_facet |
Ribeiro, João Vitor Rosa Piana , Andreia Regina Esteves, Roberto Zonato |
author_role |
author |
author2 |
Piana , Andreia Regina Esteves, Roberto Zonato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, João Vitor Rosa Piana , Andreia Regina Esteves, Roberto Zonato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Primeiros Socorros Educadores |
topic |
Educação em Saúde Primeiros Socorros Educadores |
description |
O objetivo desse estudo é revisão de escopo nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo, evidências científicas voltadas a formação acadêmica de professores e educadores, em relação a primeiros socorros em escolas, visando atendimento pré-hospitalar. Estudos com enfoque na formação de professores e educadores quanto a atuação em atendimento básico de vida, no ambiente extra-hospitalar em primeiros socorros, em escolas ou centro educacionais públicos ou privados. Artigos científicos disponibilizados em plataformas digitais. Trata-se de uma revisão de escopo, entre os anos de 2013 e 2023, com palavras chaves, “health education”, “first aid”, “school teachers”, nos idiomas, inglês, português e espanhol, elencados em julho de 2023, sendo analisados no Rayyan, com análise duplo-cego para efetivação de artigos viáveis e não viáveis para essa revisão. Como resultado foram encontrados 72 artigos relacionados com as palavras chaves, na qual foram identificados 33 artigos duplicados, sendo esses excluídos da revisão, restando um total de 39 artigos para a análise, de aceite ou recuso para a revisão de escopo, finalizando com 25 artigos incluídos nessa revisão, atendendo os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há um déficit na formação acadêmica de educadores e professores durante a sua graduação na atuação de primeiros socorros em ambiente extra-hospitalar, não somente no Brasil, mas também em outros do mundo, evidenciando assim a necessidade da reformulação de bases curriculares, com o auxílio de profissionais da saúde para que haja uma formação adequada para atuarem com segurança em situações de urgência e emergência, diminuindo a taxa de morbimortalidade e custos evitáveis quanto a serviços de urgência e emergência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-019 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v27i9.2023-019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549/5120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5191-5208 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218851089055744 |