USO DA TELECONSULTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A EFETIVIDADE NO ATENDIMENTO: REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo Filho, Juarez Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: e Silva, Laianny Luize Lima, Oliveira, Francisco Braz Milanez, dos Santos, Caroline Jordana Azevedo, de Moura, Alline Falconieri, Rodrigues, Antônia Regynara Moreira, Ribeiro, Jéssica Maria Silva, dos Santos, Rodolfo Ritchelle Lima, de Paz, José Carlos Vinícius Jansen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10634
Resumo: Objetivo: Analisar na literatura a efetividade da teleconsulta no âmbito da Atenção Primária a Saúde. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura através de buscas de dados nacionais e internacionais a US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, sobre trabalhos publicados até 15 de maio de 2023. Estabeleceu-se a pergunta norteadora: “Qual a efetividade da teleconsulta na Atenção Primária?”. Resultados: As 11 publicações analisadas foram publicadas nos últimos cinco anos de 2018 a 2023 com delineamento de estudos Transversal e de Coorte Prospectivo multilocal. Foi possível identificar a satisfação dos pacientes e profissionais de saúde com a teleconsulta; os principais desafios, como a falta e a interoperabilidade de equipamentos e sistemas médicos, dificuldades organizacionais, aspectos legais e a falta de suporte aos pacientes que não tem recursos tecnológicos; e beneficios dessa ferramenta de gestão, que melhora a acessibilidade e gera mais tempo para a consulta presencial, diminuindo o fluxo de pacientes nas instalações de saúde. Conclusão: Este estudo mostra evidências de que teleconsultas foram benéficas durante a pandemia e é uma inovação tecnológica que gera resultados positivos dentro da APS, sendo uma estratégia que está se consolidando e representa uma possibilidade de maior contato com os pacientes e maior resolutividade das demandas da população sem desperdício de recursos.
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