DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Andrew Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fornaziero, Célia Cristina, Gouvêa-e-Silva, Luiz Fernando, Bocchi, Mayara, Fernandes, Eduardo Vignoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8039
Resumo: A Anatomia da região cervical é de particular importância para os cirurgiões e clínicos de diversas especialidades médicas. Em se tratando da organização nervosa presente na região anterolateral do pescoço, encontra-se o plexo cervical, formado pelos ramos anteriores dos nervos cervicais C1 a C4, cuja função é promover a sensibilidade da pele anterolateral cervical, torácica anterossuperior e do couro cabeludo posterior, na cabeça, além de controlar a musculatura infra-hióidea e diafragmática. Logo, lesões a essa estrutura nervosa e aos seus ramos podem causar graves complicações ao corpo humano. Esse trabalho objetivou utilizar a dissecção da região anterolateral do pescoço como uma ferramenta pedagógica para o estudo das relações anatômicas dos nervos do plexo cervical observados durante essa prática, assim como relatar algumas de suas importâncias clínicas e cirúrgicas. O presente estudo é caracterizado como qualitativo/descritivo. A dissecação foi realizada semanalmente, durante o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019, com a supervisão do professor responsável e auxílio do técnico de laboratório, no Laboratório de aulas práticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Considera-se que a dissecção da região anterolateral do pescoço permitiu a visualização de diversos nervos cutâneos e musculares do plexo cervical, assim como de alguns de seus ramos e suas relações anatômicas. Também contribuiu para o conhecimento da topografia em que se encontravam tais estruturas e sua organização em camadas. Esse conhecimento anatômico é essencial para a prática médica, tanto clínica quanto cirúrgica.
id UNIPAR-1_d269bc7c995812271bb0744e93f622dc
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8039
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICASA Anatomia da região cervical é de particular importância para os cirurgiões e clínicos de diversas especialidades médicas. Em se tratando da organização nervosa presente na região anterolateral do pescoço, encontra-se o plexo cervical, formado pelos ramos anteriores dos nervos cervicais C1 a C4, cuja função é promover a sensibilidade da pele anterolateral cervical, torácica anterossuperior e do couro cabeludo posterior, na cabeça, além de controlar a musculatura infra-hióidea e diafragmática. Logo, lesões a essa estrutura nervosa e aos seus ramos podem causar graves complicações ao corpo humano. Esse trabalho objetivou utilizar a dissecção da região anterolateral do pescoço como uma ferramenta pedagógica para o estudo das relações anatômicas dos nervos do plexo cervical observados durante essa prática, assim como relatar algumas de suas importâncias clínicas e cirúrgicas. O presente estudo é caracterizado como qualitativo/descritivo. A dissecação foi realizada semanalmente, durante o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019, com a supervisão do professor responsável e auxílio do técnico de laboratório, no Laboratório de aulas práticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Considera-se que a dissecção da região anterolateral do pescoço permitiu a visualização de diversos nervos cutâneos e musculares do plexo cervical, assim como de alguns de seus ramos e suas relações anatômicas. Também contribuiu para o conhecimento da topografia em que se encontravam tais estruturas e sua organização em camadas. Esse conhecimento anatômico é essencial para a prática médica, tanto clínica quanto cirúrgica.UNIPAR2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/803910.25110/arqsaude.v25i2.2021.8039Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 25 n. 2 (2021)1982-114X10.25110/arqsaude.v25i2.2021reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8039/4101Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelipe, Andrew SilvaFornaziero, Célia CristinaGouvêa-e-Silva, Luiz FernandoBocchi, MayaraFernandes, Eduardo Vignoto2021-06-07T14:46:45Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8039Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-06-07T14:46:45Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS
title DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS
spellingShingle DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS
Felipe, Andrew Silva
title_short DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS
title_full DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS
title_fullStr DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS
title_full_unstemmed DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS
title_sort DISSECÇÃO DO PLEXO CERVICAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: APLICABILIDADES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS
author Felipe, Andrew Silva
author_facet Felipe, Andrew Silva
Fornaziero, Célia Cristina
Gouvêa-e-Silva, Luiz Fernando
Bocchi, Mayara
Fernandes, Eduardo Vignoto
author_role author
author2 Fornaziero, Célia Cristina
Gouvêa-e-Silva, Luiz Fernando
Bocchi, Mayara
Fernandes, Eduardo Vignoto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Andrew Silva
Fornaziero, Célia Cristina
Gouvêa-e-Silva, Luiz Fernando
Bocchi, Mayara
Fernandes, Eduardo Vignoto
description A Anatomia da região cervical é de particular importância para os cirurgiões e clínicos de diversas especialidades médicas. Em se tratando da organização nervosa presente na região anterolateral do pescoço, encontra-se o plexo cervical, formado pelos ramos anteriores dos nervos cervicais C1 a C4, cuja função é promover a sensibilidade da pele anterolateral cervical, torácica anterossuperior e do couro cabeludo posterior, na cabeça, além de controlar a musculatura infra-hióidea e diafragmática. Logo, lesões a essa estrutura nervosa e aos seus ramos podem causar graves complicações ao corpo humano. Esse trabalho objetivou utilizar a dissecção da região anterolateral do pescoço como uma ferramenta pedagógica para o estudo das relações anatômicas dos nervos do plexo cervical observados durante essa prática, assim como relatar algumas de suas importâncias clínicas e cirúrgicas. O presente estudo é caracterizado como qualitativo/descritivo. A dissecação foi realizada semanalmente, durante o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019, com a supervisão do professor responsável e auxílio do técnico de laboratório, no Laboratório de aulas práticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Considera-se que a dissecção da região anterolateral do pescoço permitiu a visualização de diversos nervos cutâneos e musculares do plexo cervical, assim como de alguns de seus ramos e suas relações anatômicas. Também contribuiu para o conhecimento da topografia em que se encontravam tais estruturas e sua organização em camadas. Esse conhecimento anatômico é essencial para a prática médica, tanto clínica quanto cirúrgica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8039
10.25110/arqsaude.v25i2.2021.8039
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8039
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v25i2.2021.8039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8039/4101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 25 n. 2 (2021)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v25i2.2021
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218855344177152