PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larroque, Mônica Mussolini
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Branca Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5552
Resumo: A tuberculose (TB) é uma doença antiga que acompanha a humanidade há milênios. Apesar dos vários esforços para seu controle e eliminação os indicadores da doença são altos, especialmente nos países com precárias condições de vida. Objetivando realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar pesquisas que associem algum indicador epidemiológico da tuberculose com as condições de vida da população, foram realizadas buscas eletrônicas em publicações nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e na Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Das publicações selecionadas 9 (52,9%) foram estudos ecológicos com representação espacial, 6 (35,3%) utilizaram como método a pesquisa qualitativa com utilização de entrevistas e 2 (11,8%) foram estudos epidemiológicos descritivos. Os aspectos socioeconômicos como índice de desenvolvimento humano, renda, emprego/ocupação, condições de moradia, quantidade de pessoas por residência e o acesso aos serviços de saúde foram os mais frequentemente utilizados. Após décadas de tentativas de controle e eliminação da doença, o país vive uma fase de estagnação da qual dependem estratégias e políticas mais amplas voltadas à promoção da saúde, para superar não só os altos indicadores epidemiológicos da tuberculose, como de várias doenças.
id UNIPAR-1_d45905be5f4f8719030a04204857798d
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5552
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSEA tuberculose (TB) é uma doença antiga que acompanha a humanidade há milênios. Apesar dos vários esforços para seu controle e eliminação os indicadores da doença são altos, especialmente nos países com precárias condições de vida. Objetivando realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar pesquisas que associem algum indicador epidemiológico da tuberculose com as condições de vida da população, foram realizadas buscas eletrônicas em publicações nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e na Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Das publicações selecionadas 9 (52,9%) foram estudos ecológicos com representação espacial, 6 (35,3%) utilizaram como método a pesquisa qualitativa com utilização de entrevistas e 2 (11,8%) foram estudos epidemiológicos descritivos. Os aspectos socioeconômicos como índice de desenvolvimento humano, renda, emprego/ocupação, condições de moradia, quantidade de pessoas por residência e o acesso aos serviços de saúde foram os mais frequentemente utilizados. Após décadas de tentativas de controle e eliminação da doença, o país vive uma fase de estagnação da qual dependem estratégias e políticas mais amplas voltadas à promoção da saúde, para superar não só os altos indicadores epidemiológicos da tuberculose, como de várias doenças.UNIPAR2016-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/555210.25110/arqsaude.v19i3.2015.5552Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 3 (2015)1982-114X10.25110/arqsaude.v19i3.2015reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5552/3147Larroque, Mônica MussoliniSantos, Branca Maria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T14:05:30Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5552Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-07-06T14:05:30Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSE
title PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSE
spellingShingle PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSE
Larroque, Mônica Mussolini
title_short PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSE
title_full PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSE
title_fullStr PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSE
title_full_unstemmed PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSE
title_sort PROMOÇÃO DA SAÚDE E TUBERCULOSE
author Larroque, Mônica Mussolini
author_facet Larroque, Mônica Mussolini
Santos, Branca Maria de Oliveira
author_role author
author2 Santos, Branca Maria de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Larroque, Mônica Mussolini
Santos, Branca Maria de Oliveira
description A tuberculose (TB) é uma doença antiga que acompanha a humanidade há milênios. Apesar dos vários esforços para seu controle e eliminação os indicadores da doença são altos, especialmente nos países com precárias condições de vida. Objetivando realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar pesquisas que associem algum indicador epidemiológico da tuberculose com as condições de vida da população, foram realizadas buscas eletrônicas em publicações nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e na Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Das publicações selecionadas 9 (52,9%) foram estudos ecológicos com representação espacial, 6 (35,3%) utilizaram como método a pesquisa qualitativa com utilização de entrevistas e 2 (11,8%) foram estudos epidemiológicos descritivos. Os aspectos socioeconômicos como índice de desenvolvimento humano, renda, emprego/ocupação, condições de moradia, quantidade de pessoas por residência e o acesso aos serviços de saúde foram os mais frequentemente utilizados. Após décadas de tentativas de controle e eliminação da doença, o país vive uma fase de estagnação da qual dependem estratégias e políticas mais amplas voltadas à promoção da saúde, para superar não só os altos indicadores epidemiológicos da tuberculose, como de várias doenças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5552
10.25110/arqsaude.v19i3.2015.5552
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5552
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v19i3.2015.5552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5552/3147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 3 (2015)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v19i3.2015
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218854479101952