EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luiz Eduardo de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Rodrigo de Oliveira, Franca, Sabrina Bianca Miller, Silva, Thiago Romano Dias da, Francisco, Vinícius Ladeira, Rossafa, Virgínia Martins Pereira, Caetano, Yasmin Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893
Resumo: Trata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.
id UNIPAR-1_d48b0667a00272dff57c40016e8b7731
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/7893
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICASTrata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.UNIPAR2021-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/789310.25110/arqsaude.v25i3.2021.7893Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 25 n. 3 (2021)1982-114X10.25110/arqsaude.v25i3.2021reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893/4137Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Luiz Eduardo deSilva, Rodrigo de OliveiraFranca, Sabrina Bianca MillerSilva, Thiago Romano Dias daFrancisco, Vinícius LadeiraRossafa, Virgínia Martins PereiraCaetano, Yasmin Vasconcelos2021-10-25T13:32:23Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/7893Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-10-25T13:32:23Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
title EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
spellingShingle EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
Almeida, Luiz Eduardo de
title_short EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
title_full EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
title_fullStr EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
title_sort EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
author Almeida, Luiz Eduardo de
author_facet Almeida, Luiz Eduardo de
Silva, Rodrigo de Oliveira
Franca, Sabrina Bianca Miller
Silva, Thiago Romano Dias da
Francisco, Vinícius Ladeira
Rossafa, Virgínia Martins Pereira
Caetano, Yasmin Vasconcelos
author_role author
author2 Silva, Rodrigo de Oliveira
Franca, Sabrina Bianca Miller
Silva, Thiago Romano Dias da
Francisco, Vinícius Ladeira
Rossafa, Virgínia Martins Pereira
Caetano, Yasmin Vasconcelos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luiz Eduardo de
Silva, Rodrigo de Oliveira
Franca, Sabrina Bianca Miller
Silva, Thiago Romano Dias da
Francisco, Vinícius Ladeira
Rossafa, Virgínia Martins Pereira
Caetano, Yasmin Vasconcelos
description Trata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893
10.25110/arqsaude.v25i3.2021.7893
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v25i3.2021.7893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893/4137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 25 n. 3 (2021)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v25i3.2021
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218855044284416