EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893 |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. |
id |
UNIPAR-1_d48b0667a00272dff57c40016e8b7731 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/7893 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICASTrata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.UNIPAR2021-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/789310.25110/arqsaude.v25i3.2021.7893Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 25 n. 3 (2021)1982-114X10.25110/arqsaude.v25i3.2021reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893/4137Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Luiz Eduardo deSilva, Rodrigo de OliveiraFranca, Sabrina Bianca MillerSilva, Thiago Romano Dias daFrancisco, Vinícius LadeiraRossafa, Virgínia Martins PereiraCaetano, Yasmin Vasconcelos2021-10-25T13:32:23Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/7893Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-10-25T13:32:23Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS |
title |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS Almeida, Luiz Eduardo de |
title_short |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS |
title_full |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS |
title_sort |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UMA PRÉ-ESCOLA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS |
author |
Almeida, Luiz Eduardo de |
author_facet |
Almeida, Luiz Eduardo de Silva, Rodrigo de Oliveira Franca, Sabrina Bianca Miller Silva, Thiago Romano Dias da Francisco, Vinícius Ladeira Rossafa, Virgínia Martins Pereira Caetano, Yasmin Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rodrigo de Oliveira Franca, Sabrina Bianca Miller Silva, Thiago Romano Dias da Francisco, Vinícius Ladeira Rossafa, Virgínia Martins Pereira Caetano, Yasmin Vasconcelos |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luiz Eduardo de Silva, Rodrigo de Oliveira Franca, Sabrina Bianca Miller Silva, Thiago Romano Dias da Francisco, Vinícius Ladeira Rossafa, Virgínia Martins Pereira Caetano, Yasmin Vasconcelos |
description |
Trata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893 10.25110/arqsaude.v25i3.2021.7893 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v25i3.2021.7893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7893/4137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 25 n. 3 (2021) 1982-114X 10.25110/arqsaude.v25i3.2021 reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218855044284416 |