MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10094 |
Resumo: | Introdução: o cuidado de si pode ser entendido como o conjunto de atitudes relacionais consigo, com o outro e com o mundo, possibilitando a realização de ações que resultem na autotransformação. Alinhado a isto, insere-se a Literacia para Saúde (LS), que é definida como a capacidade do indivíduo em acessar, processar, interpretar e aplicar informações de saúde nas suas práticas cotidianas. Objetivo: apreender as percepções de agentes comunitários de saúde (ACS) sobre os efeitos de um curso de promoção ao cuidado de si, com ênfase na LS e adoção de comportamentos saudáveis. Método: estudo com abordagem mista, do tipo pesquisa-intervenção, com 55 ACS de um município do sul cearense. O curso teve como temática a promoção da alimentação saudável e atividade corporal, sendo realizado durante o mês de abril de 2022, em encontros semanais com duração de quatro horas cada, perfazendo um total de 16 horas, nos quais os participantes exercitaram a simulação de pratos saudáveis e praticaram Lian Gong em 18 terapias (LG18T). Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário europeu European Health Literacy Survey (HLS-EU-Br) e realizadas entrevistas semiestruturadas, que ocorreram antes e após a intervenção, cujos relatos foram analisados com auxílio do software IRaMuTeQ pela Análise de Similitude e discutidos à luz do referencial teórico do Cuidado de Si. Resultados: Os resultados ilustraram melhoria significativa dos níveis de Literacia para a Saúde e de mudanças positivas no cuidado de si após a intervenção. Foi possível identificar nos relatos dos participantes os pilares do Cuidado de Si, especialmente os que se referem a ocupar-se de si e realizar ações de si para consigo, como a adoção de alimentação saudável e prática corporal/atividade física estimulada pelo LG18T. Considerações Finais: o curso foi considerado positivo e transformador para os ACS, que ressignificaram seus modos de vida e inseriram comportamentos mais saudáveis em seus cotidianos, produzindo e transformando o próprio viver. |
id |
UNIPAR-1_d662429fec44e50365cf083aa1d54d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10094 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADOAgentes Comunitários de SaúdeAutocuidadoPromoção da SaúdeSaúde do TrabalhadorIntrodução: o cuidado de si pode ser entendido como o conjunto de atitudes relacionais consigo, com o outro e com o mundo, possibilitando a realização de ações que resultem na autotransformação. Alinhado a isto, insere-se a Literacia para Saúde (LS), que é definida como a capacidade do indivíduo em acessar, processar, interpretar e aplicar informações de saúde nas suas práticas cotidianas. Objetivo: apreender as percepções de agentes comunitários de saúde (ACS) sobre os efeitos de um curso de promoção ao cuidado de si, com ênfase na LS e adoção de comportamentos saudáveis. Método: estudo com abordagem mista, do tipo pesquisa-intervenção, com 55 ACS de um município do sul cearense. O curso teve como temática a promoção da alimentação saudável e atividade corporal, sendo realizado durante o mês de abril de 2022, em encontros semanais com duração de quatro horas cada, perfazendo um total de 16 horas, nos quais os participantes exercitaram a simulação de pratos saudáveis e praticaram Lian Gong em 18 terapias (LG18T). Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário europeu European Health Literacy Survey (HLS-EU-Br) e realizadas entrevistas semiestruturadas, que ocorreram antes e após a intervenção, cujos relatos foram analisados com auxílio do software IRaMuTeQ pela Análise de Similitude e discutidos à luz do referencial teórico do Cuidado de Si. Resultados: Os resultados ilustraram melhoria significativa dos níveis de Literacia para a Saúde e de mudanças positivas no cuidado de si após a intervenção. Foi possível identificar nos relatos dos participantes os pilares do Cuidado de Si, especialmente os que se referem a ocupar-se de si e realizar ações de si para consigo, como a adoção de alimentação saudável e prática corporal/atividade física estimulada pelo LG18T. Considerações Finais: o curso foi considerado positivo e transformador para os ACS, que ressignificaram seus modos de vida e inseriram comportamentos mais saudáveis em seus cotidianos, produzindo e transformando o próprio viver.UNIPAR2023-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1009410.25110/arqsaude.v27i7.2023-008Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 7 (2023); 3364-33841982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10094/4916Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccess Rodrigues, João Guilherme Bentes AraújoSousa, Rosane AparecidaMoreira, Maria Rosilene Cândido2023-07-18T17:52:22Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10094Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-07-18T17:52:22Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO |
title |
MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO |
spellingShingle |
MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO Rodrigues, João Guilherme Bentes Araújo Agentes Comunitários de Saúde Autocuidado Promoção da Saúde Saúde do Trabalhador |
title_short |
MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO |
title_full |
MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO |
title_fullStr |
MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO |
title_full_unstemmed |
MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO |
title_sort |
MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO |
author |
Rodrigues, João Guilherme Bentes Araújo |
author_facet |
Rodrigues, João Guilherme Bentes Araújo Sousa, Rosane Aparecida Moreira, Maria Rosilene Cândido |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Rosane Aparecida Moreira, Maria Rosilene Cândido |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, João Guilherme Bentes Araújo Sousa, Rosane Aparecida Moreira, Maria Rosilene Cândido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agentes Comunitários de Saúde Autocuidado Promoção da Saúde Saúde do Trabalhador |
topic |
Agentes Comunitários de Saúde Autocuidado Promoção da Saúde Saúde do Trabalhador |
description |
Introdução: o cuidado de si pode ser entendido como o conjunto de atitudes relacionais consigo, com o outro e com o mundo, possibilitando a realização de ações que resultem na autotransformação. Alinhado a isto, insere-se a Literacia para Saúde (LS), que é definida como a capacidade do indivíduo em acessar, processar, interpretar e aplicar informações de saúde nas suas práticas cotidianas. Objetivo: apreender as percepções de agentes comunitários de saúde (ACS) sobre os efeitos de um curso de promoção ao cuidado de si, com ênfase na LS e adoção de comportamentos saudáveis. Método: estudo com abordagem mista, do tipo pesquisa-intervenção, com 55 ACS de um município do sul cearense. O curso teve como temática a promoção da alimentação saudável e atividade corporal, sendo realizado durante o mês de abril de 2022, em encontros semanais com duração de quatro horas cada, perfazendo um total de 16 horas, nos quais os participantes exercitaram a simulação de pratos saudáveis e praticaram Lian Gong em 18 terapias (LG18T). Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário europeu European Health Literacy Survey (HLS-EU-Br) e realizadas entrevistas semiestruturadas, que ocorreram antes e após a intervenção, cujos relatos foram analisados com auxílio do software IRaMuTeQ pela Análise de Similitude e discutidos à luz do referencial teórico do Cuidado de Si. Resultados: Os resultados ilustraram melhoria significativa dos níveis de Literacia para a Saúde e de mudanças positivas no cuidado de si após a intervenção. Foi possível identificar nos relatos dos participantes os pilares do Cuidado de Si, especialmente os que se referem a ocupar-se de si e realizar ações de si para consigo, como a adoção de alimentação saudável e prática corporal/atividade física estimulada pelo LG18T. Considerações Finais: o curso foi considerado positivo e transformador para os ACS, que ressignificaram seus modos de vida e inseriram comportamentos mais saudáveis em seus cotidianos, produzindo e transformando o próprio viver. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10094 10.25110/arqsaude.v27i7.2023-008 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10094 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v27i7.2023-008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10094/4916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 7 (2023); 3364-3384 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218857004072960 |