Estudo do conhecimento dos profissionais farmacêuticos sobre a metodologia dáder de atenção farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holbach, David Moisés
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Doblinski, Patrícia Minatovicz Ferreira, Delaporte, Rosemeres Horwat
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/270
Resumo: O estudo teve por objetivo verifi car o nível de conhecimento de profi ssionais farmacêuticos sobre a metodologia Dáder de Atenção Farmacêutica de um município da região Oeste do Paraná. Foi aplicado um questionário padrão aprovado pelo comitê de ética em pesquisa envolvendo seres humanos da UNIPAR (CEPEH/UNIPAR) protocolo no. 0043/05. A pesquisa foi realizada nos meses de junho e julho de 2005 e nesta ocasião foram entrevistados 45 farmacêuticos responsáveis técnicos pelas farmácias e drogarias do município. Foram coletados dados referentes a atividades de Atenção Farmacêutica desenvolvidas nas farmácias e do entendimento dos profi ssionais farmacêuticos em relação a metodologia Dáder de Atenção Farmacêutica. A maior parte dos entrevistados entende como atenção farmacêutica uma série de atividades desenvolvidas na farmácia como: informar os pacientes sobre posologia, indicação e interações medicamentosas. No entanto, essas atividades são inerentes à assistência farmacêutica. Verifi cou-se que 84,4% desenvolvem Atenção Farmacêutica em sua farmácia, e, apenas 13,33% destes, conhecem o Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica e 11,11% conhecem e utilizam o método Dáder para o desenvolvimento das atividades farmacêuticas. Outro dado importante foi que 55,55% dos entrevistados sabem o que é um Problema Relacionado a Medicamento (PRM) e apenas 11,11% conhece o Consenso de Granada que defi ne os PRMs. Os resultados demonstram que ocorre uma confusão entre Atenção e Assistência Farmacêutica por parte dos entrevistados, o que demonstra a necessidade de melhor preparo e informação para a Prática da Atenção Farmacêutica.
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