AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaques, André Estevam
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rodriguez, Alejandro Martins, Takemura, Orlando Seiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2539
Resumo: Neste trabalho foi avaliada a influência de recursos tecnológicos on-line no aprendizado de alunos do curso de Enfermagem, da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Universidade Paranaense – Umuarama, Paraná. A coleta de dados constou de questionários e da avaliação oficial da disciplina, em diferentes grupos, com disponibilidade ou não de recursos tecnológicos. Diferentes ambientes virtuais de aprendizagem foram pesquisados, porém, alguns critérios foram decisivos para a escolha do ambiente TelEduc, como gratuidade, software de código aberto e o idioma em  português, o que facilita o seu uso. Apresenta fácil navegação e interface intuitiva, exigindo apenas conhecimentos básicos de informática e Internet. Observou-se que grande parte dos acadêmicos possui computador de uso pessoal, com possibilidade de acesso à Internet, de suas casas, o que favorece a implantação de recursos tecnológicos para a complementação do ensino presencial. Mesmo os acadêmicos que não possuem computador em suas casas, podem acessar o ambiente através dos laboratórios de informática da universidade. Conclui-se que, após a aplicação deste recurso tecnológico, os acadêmicos do grupo que tiveram acesso à ferramenta apresentaram melhores resultados em relação ao grupo que não utilizou o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados positivos obtidos na presente pesquisa incentivam a extensão desta metodologia de suporte ao ensino-aprendizagem a outras disciplinas, como sugerido na pesquisa de opinião dos participantes, que consideraram excelente a disponibilização desta tecnologia em outras disciplinas do curso de enfermagem.
id UNIPAR-1_ee0ba72b90a642aafaaeb94a0ed5f26a
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/2539
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEMNeste trabalho foi avaliada a influência de recursos tecnológicos on-line no aprendizado de alunos do curso de Enfermagem, da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Universidade Paranaense – Umuarama, Paraná. A coleta de dados constou de questionários e da avaliação oficial da disciplina, em diferentes grupos, com disponibilidade ou não de recursos tecnológicos. Diferentes ambientes virtuais de aprendizagem foram pesquisados, porém, alguns critérios foram decisivos para a escolha do ambiente TelEduc, como gratuidade, software de código aberto e o idioma em  português, o que facilita o seu uso. Apresenta fácil navegação e interface intuitiva, exigindo apenas conhecimentos básicos de informática e Internet. Observou-se que grande parte dos acadêmicos possui computador de uso pessoal, com possibilidade de acesso à Internet, de suas casas, o que favorece a implantação de recursos tecnológicos para a complementação do ensino presencial. Mesmo os acadêmicos que não possuem computador em suas casas, podem acessar o ambiente através dos laboratórios de informática da universidade. Conclui-se que, após a aplicação deste recurso tecnológico, os acadêmicos do grupo que tiveram acesso à ferramenta apresentaram melhores resultados em relação ao grupo que não utilizou o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados positivos obtidos na presente pesquisa incentivam a extensão desta metodologia de suporte ao ensino-aprendizagem a outras disciplinas, como sugerido na pesquisa de opinião dos participantes, que consideraram excelente a disponibilização desta tecnologia em outras disciplinas do curso de enfermagem.UNIPAR2009-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2539Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 12 n. 3 (2008)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2539/1982Jaques, André EstevamRodriguez, Alejandro MartinsTakemura, Orlando Seikoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:07:55Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/2539Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:07:55Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
spellingShingle AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
Jaques, André Estevam
title_short AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title_full AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title_fullStr AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
title_sort AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
author Jaques, André Estevam
author_facet Jaques, André Estevam
Rodriguez, Alejandro Martins
Takemura, Orlando Seiko
author_role author
author2 Rodriguez, Alejandro Martins
Takemura, Orlando Seiko
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaques, André Estevam
Rodriguez, Alejandro Martins
Takemura, Orlando Seiko
description Neste trabalho foi avaliada a influência de recursos tecnológicos on-line no aprendizado de alunos do curso de Enfermagem, da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Universidade Paranaense – Umuarama, Paraná. A coleta de dados constou de questionários e da avaliação oficial da disciplina, em diferentes grupos, com disponibilidade ou não de recursos tecnológicos. Diferentes ambientes virtuais de aprendizagem foram pesquisados, porém, alguns critérios foram decisivos para a escolha do ambiente TelEduc, como gratuidade, software de código aberto e o idioma em  português, o que facilita o seu uso. Apresenta fácil navegação e interface intuitiva, exigindo apenas conhecimentos básicos de informática e Internet. Observou-se que grande parte dos acadêmicos possui computador de uso pessoal, com possibilidade de acesso à Internet, de suas casas, o que favorece a implantação de recursos tecnológicos para a complementação do ensino presencial. Mesmo os acadêmicos que não possuem computador em suas casas, podem acessar o ambiente através dos laboratórios de informática da universidade. Conclui-se que, após a aplicação deste recurso tecnológico, os acadêmicos do grupo que tiveram acesso à ferramenta apresentaram melhores resultados em relação ao grupo que não utilizou o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados positivos obtidos na presente pesquisa incentivam a extensão desta metodologia de suporte ao ensino-aprendizagem a outras disciplinas, como sugerido na pesquisa de opinião dos participantes, que consideraram excelente a disponibilização desta tecnologia em outras disciplinas do curso de enfermagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2539
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2539/1982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 12 n. 3 (2008)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218853218713600