LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ana Paula Lucas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Souza , Flávia Faissal, Brandão , Ana Carolina Barboza, Avanci , Joviana Quintes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404
Resumo: A pandemia de Covid-19 alterou a atuação dos profissionais da educação para o ensino remoto devido à emergência sanitária de saúde pública global. Esse novo formato de trabalho trouxe consequências e desafios para a educação mundial, e deixou legado a ser incorporado na prática educacional. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional abordou o trabalho docente no período da pandemia de COVID-19, bem como a saúde desses profissionais e as lições aprendidas a partir desse contexto. Realizou-se uma revisão de escopo com abrangência nacional e internacional, no período que compreende os anos de 2020 a 2021. Foram analisados 36 estudos e identificados três temáticas principais: (1) atuação docente e estratégias pedagógicas, (2) impactos na saúde física e mental de docentes e (3) lições educacionais aprendidas. Constatou-se que a experiência do trabalho remoto emergencial, sem diretriz política específica e planejamento para desenvolvimento desta nova forma de desenvolvimento do trabalho docente foi complexa e imprevisível em todos os países componentes do estudo. Nos demais países pesquisados, os dados expressam um resultado semelhante ao brasileiro, com dificuldades no acesso e permanência à internet pelos estudantes e professores, além da ausência de equipamentos apropriados para ministrar/assistir as aulas remotas.
id UNIPAR-1_f2cae29e7c02f583cdcd4464aa95a03a
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10404
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDETrabalhador DocenteSaúde DocenteEducação na PandemiaCOVID-19A pandemia de Covid-19 alterou a atuação dos profissionais da educação para o ensino remoto devido à emergência sanitária de saúde pública global. Esse novo formato de trabalho trouxe consequências e desafios para a educação mundial, e deixou legado a ser incorporado na prática educacional. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional abordou o trabalho docente no período da pandemia de COVID-19, bem como a saúde desses profissionais e as lições aprendidas a partir desse contexto. Realizou-se uma revisão de escopo com abrangência nacional e internacional, no período que compreende os anos de 2020 a 2021. Foram analisados 36 estudos e identificados três temáticas principais: (1) atuação docente e estratégias pedagógicas, (2) impactos na saúde física e mental de docentes e (3) lições educacionais aprendidas. Constatou-se que a experiência do trabalho remoto emergencial, sem diretriz política específica e planejamento para desenvolvimento desta nova forma de desenvolvimento do trabalho docente foi complexa e imprevisível em todos os países componentes do estudo. Nos demais países pesquisados, os dados expressam um resultado semelhante ao brasileiro, com dificuldades no acesso e permanência à internet pelos estudantes e professores, além da ausência de equipamentos apropriados para ministrar/assistir as aulas remotas.UNIPAR2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1040410.25110/arqsaude.v27i8.2023-015Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 8 (2023); 4351-43831982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404/5017Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Ana Paula Lucasde Souza , Flávia Faissal Brandão , Ana Carolina BarbozaAvanci , Joviana Quintes2023-08-10T15:16:09Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10404Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-08-10T15:16:09Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
title LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
spellingShingle LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
Caetano, Ana Paula Lucas
Trabalhador Docente
Saúde Docente
Educação na Pandemia
COVID-19
title_short LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
title_full LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
title_fullStr LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
title_full_unstemmed LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
title_sort LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
author Caetano, Ana Paula Lucas
author_facet Caetano, Ana Paula Lucas
de Souza , Flávia Faissal
Brandão , Ana Carolina Barboza
Avanci , Joviana Quintes
author_role author
author2 de Souza , Flávia Faissal
Brandão , Ana Carolina Barboza
Avanci , Joviana Quintes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Ana Paula Lucas
de Souza , Flávia Faissal
Brandão , Ana Carolina Barboza
Avanci , Joviana Quintes
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhador Docente
Saúde Docente
Educação na Pandemia
COVID-19
topic Trabalhador Docente
Saúde Docente
Educação na Pandemia
COVID-19
description A pandemia de Covid-19 alterou a atuação dos profissionais da educação para o ensino remoto devido à emergência sanitária de saúde pública global. Esse novo formato de trabalho trouxe consequências e desafios para a educação mundial, e deixou legado a ser incorporado na prática educacional. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional abordou o trabalho docente no período da pandemia de COVID-19, bem como a saúde desses profissionais e as lições aprendidas a partir desse contexto. Realizou-se uma revisão de escopo com abrangência nacional e internacional, no período que compreende os anos de 2020 a 2021. Foram analisados 36 estudos e identificados três temáticas principais: (1) atuação docente e estratégias pedagógicas, (2) impactos na saúde física e mental de docentes e (3) lições educacionais aprendidas. Constatou-se que a experiência do trabalho remoto emergencial, sem diretriz política específica e planejamento para desenvolvimento desta nova forma de desenvolvimento do trabalho docente foi complexa e imprevisível em todos os países componentes do estudo. Nos demais países pesquisados, os dados expressam um resultado semelhante ao brasileiro, com dificuldades no acesso e permanência à internet pelos estudantes e professores, além da ausência de equipamentos apropriados para ministrar/assistir as aulas remotas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404
10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404/5017
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 8 (2023); 4351-4383
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218857661530112