LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404 |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 alterou a atuação dos profissionais da educação para o ensino remoto devido à emergência sanitária de saúde pública global. Esse novo formato de trabalho trouxe consequências e desafios para a educação mundial, e deixou legado a ser incorporado na prática educacional. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional abordou o trabalho docente no período da pandemia de COVID-19, bem como a saúde desses profissionais e as lições aprendidas a partir desse contexto. Realizou-se uma revisão de escopo com abrangência nacional e internacional, no período que compreende os anos de 2020 a 2021. Foram analisados 36 estudos e identificados três temáticas principais: (1) atuação docente e estratégias pedagógicas, (2) impactos na saúde física e mental de docentes e (3) lições educacionais aprendidas. Constatou-se que a experiência do trabalho remoto emergencial, sem diretriz política específica e planejamento para desenvolvimento desta nova forma de desenvolvimento do trabalho docente foi complexa e imprevisível em todos os países componentes do estudo. Nos demais países pesquisados, os dados expressam um resultado semelhante ao brasileiro, com dificuldades no acesso e permanência à internet pelos estudantes e professores, além da ausência de equipamentos apropriados para ministrar/assistir as aulas remotas. |
id |
UNIPAR-1_f2cae29e7c02f583cdcd4464aa95a03a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10404 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDETrabalhador DocenteSaúde DocenteEducação na PandemiaCOVID-19A pandemia de Covid-19 alterou a atuação dos profissionais da educação para o ensino remoto devido à emergência sanitária de saúde pública global. Esse novo formato de trabalho trouxe consequências e desafios para a educação mundial, e deixou legado a ser incorporado na prática educacional. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional abordou o trabalho docente no período da pandemia de COVID-19, bem como a saúde desses profissionais e as lições aprendidas a partir desse contexto. Realizou-se uma revisão de escopo com abrangência nacional e internacional, no período que compreende os anos de 2020 a 2021. Foram analisados 36 estudos e identificados três temáticas principais: (1) atuação docente e estratégias pedagógicas, (2) impactos na saúde física e mental de docentes e (3) lições educacionais aprendidas. Constatou-se que a experiência do trabalho remoto emergencial, sem diretriz política específica e planejamento para desenvolvimento desta nova forma de desenvolvimento do trabalho docente foi complexa e imprevisível em todos os países componentes do estudo. Nos demais países pesquisados, os dados expressam um resultado semelhante ao brasileiro, com dificuldades no acesso e permanência à internet pelos estudantes e professores, além da ausência de equipamentos apropriados para ministrar/assistir as aulas remotas.UNIPAR2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1040410.25110/arqsaude.v27i8.2023-015Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 8 (2023); 4351-43831982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404/5017Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Ana Paula Lucasde Souza , Flávia Faissal Brandão , Ana Carolina BarbozaAvanci , Joviana Quintes2023-08-10T15:16:09Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10404Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-08-10T15:16:09Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE |
title |
LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE |
spellingShingle |
LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE Caetano, Ana Paula Lucas Trabalhador Docente Saúde Docente Educação na Pandemia COVID-19 |
title_short |
LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE |
title_full |
LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE |
title_fullStr |
LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE |
title_full_unstemmed |
LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE |
title_sort |
LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE |
author |
Caetano, Ana Paula Lucas |
author_facet |
Caetano, Ana Paula Lucas de Souza , Flávia Faissal Brandão , Ana Carolina Barboza Avanci , Joviana Quintes |
author_role |
author |
author2 |
de Souza , Flávia Faissal Brandão , Ana Carolina Barboza Avanci , Joviana Quintes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Ana Paula Lucas de Souza , Flávia Faissal Brandão , Ana Carolina Barboza Avanci , Joviana Quintes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhador Docente Saúde Docente Educação na Pandemia COVID-19 |
topic |
Trabalhador Docente Saúde Docente Educação na Pandemia COVID-19 |
description |
A pandemia de Covid-19 alterou a atuação dos profissionais da educação para o ensino remoto devido à emergência sanitária de saúde pública global. Esse novo formato de trabalho trouxe consequências e desafios para a educação mundial, e deixou legado a ser incorporado na prática educacional. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional abordou o trabalho docente no período da pandemia de COVID-19, bem como a saúde desses profissionais e as lições aprendidas a partir desse contexto. Realizou-se uma revisão de escopo com abrangência nacional e internacional, no período que compreende os anos de 2020 a 2021. Foram analisados 36 estudos e identificados três temáticas principais: (1) atuação docente e estratégias pedagógicas, (2) impactos na saúde física e mental de docentes e (3) lições educacionais aprendidas. Constatou-se que a experiência do trabalho remoto emergencial, sem diretriz política específica e planejamento para desenvolvimento desta nova forma de desenvolvimento do trabalho docente foi complexa e imprevisível em todos os países componentes do estudo. Nos demais países pesquisados, os dados expressam um resultado semelhante ao brasileiro, com dificuldades no acesso e permanência à internet pelos estudantes e professores, além da ausência de equipamentos apropriados para ministrar/assistir as aulas remotas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404/5017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 8 (2023); 4351-4383 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218857661530112 |