SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Nilson Rogério
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Corrêa, Kelli Cristina, Zimermano, Sarah Castanhas, da Silva, Meire Luci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9848
Resumo: Introdução: Os profissionais da saúde responsáveis pelo cuidado profissional dos usuários possuem uma rotina de trabalho permeada por elevada sobrecarga física e mental, em função das próprias características do seu exercício profissional, mas que também podem se agravadas pelas condições de trabalho. Não é incomum a presença de jornadas de trabalho extensas, baixa remuneração, condições de trabalho insuficientes, desgaste pelo sofrimento do paciente, falta de suporte emocional e baixo reconhecimento profissional, cenário que favorece adoecimento. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar a prevalência de burnout em profissionais da área da saúde. Metodologia: Participaram da pesquisa 44 profissionais da área da saúde que trabalham em sete serviços da Rede de Atenção Psicossocial de dois municípios do interior paulista. Foram utilizados dois instrumentos: o Questionário Sociodemográfico e o Inventário da Síndrome de Burnout – ISB. Resultados: Verificou-se que 25,9% dos profissionais estavam sintomáticos para Síndrome de Burnout, sendo: 47,7% com comprometimentos nas dimensões Distanciamento Emocional, 25,0% em Exaustão Emocional, 20,4% em Desumanização e 6,8% em Realização Profissional, revelando dificuldade destes para lidar com as próprias demandas e a dos pacientes. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de gestores ficarem atentos às demandas dos trabalhadores da saúde, tendo em vista que o burnout além de afetar a saúde dos profissionais, pela característica relacional do trabalho, pode também interferir na qualidade da prestação da assistência ao usuário.
id UNIPAR-1_f6e7e200795b403de3c8272ef6e29a45
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9848
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTALBurnoutEstresse PsicológicoCarga de TrabalhoSaúde MentalAtenção PsicossocialIntrodução: Os profissionais da saúde responsáveis pelo cuidado profissional dos usuários possuem uma rotina de trabalho permeada por elevada sobrecarga física e mental, em função das próprias características do seu exercício profissional, mas que também podem se agravadas pelas condições de trabalho. Não é incomum a presença de jornadas de trabalho extensas, baixa remuneração, condições de trabalho insuficientes, desgaste pelo sofrimento do paciente, falta de suporte emocional e baixo reconhecimento profissional, cenário que favorece adoecimento. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar a prevalência de burnout em profissionais da área da saúde. Metodologia: Participaram da pesquisa 44 profissionais da área da saúde que trabalham em sete serviços da Rede de Atenção Psicossocial de dois municípios do interior paulista. Foram utilizados dois instrumentos: o Questionário Sociodemográfico e o Inventário da Síndrome de Burnout – ISB. Resultados: Verificou-se que 25,9% dos profissionais estavam sintomáticos para Síndrome de Burnout, sendo: 47,7% com comprometimentos nas dimensões Distanciamento Emocional, 25,0% em Exaustão Emocional, 20,4% em Desumanização e 6,8% em Realização Profissional, revelando dificuldade destes para lidar com as próprias demandas e a dos pacientes. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de gestores ficarem atentos às demandas dos trabalhadores da saúde, tendo em vista que o burnout além de afetar a saúde dos profissionais, pela característica relacional do trabalho, pode também interferir na qualidade da prestação da assistência ao usuário.UNIPAR2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/984810.25110/arqsaude.v27i5.2023-023Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 5 (2023); 2495-25081982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9848/4702da Silva, Nilson RogérioCorrêa, Kelli CristinaZimermano, Sarah Castanhasda Silva, Meire Luciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T10:56:41Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9848Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-05-29T10:56:41Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL
title SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL
spellingShingle SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL
da Silva, Nilson Rogério
Burnout
Estresse Psicológico
Carga de Trabalho
Saúde Mental
Atenção Psicossocial
title_short SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL
title_full SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL
title_fullStr SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL
title_full_unstemmed SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL
title_sort SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE MENTAL
author da Silva, Nilson Rogério
author_facet da Silva, Nilson Rogério
Corrêa, Kelli Cristina
Zimermano, Sarah Castanhas
da Silva, Meire Luci
author_role author
author2 Corrêa, Kelli Cristina
Zimermano, Sarah Castanhas
da Silva, Meire Luci
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Nilson Rogério
Corrêa, Kelli Cristina
Zimermano, Sarah Castanhas
da Silva, Meire Luci
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout
Estresse Psicológico
Carga de Trabalho
Saúde Mental
Atenção Psicossocial
topic Burnout
Estresse Psicológico
Carga de Trabalho
Saúde Mental
Atenção Psicossocial
description Introdução: Os profissionais da saúde responsáveis pelo cuidado profissional dos usuários possuem uma rotina de trabalho permeada por elevada sobrecarga física e mental, em função das próprias características do seu exercício profissional, mas que também podem se agravadas pelas condições de trabalho. Não é incomum a presença de jornadas de trabalho extensas, baixa remuneração, condições de trabalho insuficientes, desgaste pelo sofrimento do paciente, falta de suporte emocional e baixo reconhecimento profissional, cenário que favorece adoecimento. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar a prevalência de burnout em profissionais da área da saúde. Metodologia: Participaram da pesquisa 44 profissionais da área da saúde que trabalham em sete serviços da Rede de Atenção Psicossocial de dois municípios do interior paulista. Foram utilizados dois instrumentos: o Questionário Sociodemográfico e o Inventário da Síndrome de Burnout – ISB. Resultados: Verificou-se que 25,9% dos profissionais estavam sintomáticos para Síndrome de Burnout, sendo: 47,7% com comprometimentos nas dimensões Distanciamento Emocional, 25,0% em Exaustão Emocional, 20,4% em Desumanização e 6,8% em Realização Profissional, revelando dificuldade destes para lidar com as próprias demandas e a dos pacientes. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de gestores ficarem atentos às demandas dos trabalhadores da saúde, tendo em vista que o burnout além de afetar a saúde dos profissionais, pela característica relacional do trabalho, pode também interferir na qualidade da prestação da assistência ao usuário.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9848
10.25110/arqsaude.v27i5.2023-023
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9848
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9848/4702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 5 (2023); 2495-2508
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218856528019456