A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Isabella Santiago
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Corrêa, Krislainy Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8806
Resumo: Introdução: Pacientes submetidos a grandes cirurgias abdominais apresentam riscos de complicações pós-operatórias. A mobilização precoce vem sendo implementada e cada vez mais aplicada, no intuito de prevenir esses eventos. Objetivo: Demonstrar se a mobilização precoce está associada à melhor funcionalidade no pós-operatório de cirurgias abdominais. Métodos: Revisão integrativa de literatura realizada por meio de uma busca bibliográfica junto aos bancos de dados: BVS, Scielo, PedRO e Pubmed por meio dos descritores: mobilização precoce, deambulação precoce, cuidados pós-operatórios, período pós-operatório, estado funcional, exercício físico, reabilitação, funcionalidade e cirurgia abdominal, nos idiomas inglês, português e espanhol. Resultados: A amostra final foi constituída por 08 artigos científicos, que foram estruturados em forma de quadro para apresentação de suas principais características, dos métodos e os principais resultados. Conclusão: A mobilização precoce está associada ao retorno rápido à funcionalidade da linha de base pré-operatória, as atividades de vida diária, independência funcional, além do tempo de internação mais curto e menor duração dos desagradáveis sintomas pós-operatórios.
id UNIPAR-1_fd4480241ca0c6009826c271e2ad930b
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8806
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?Introdução: Pacientes submetidos a grandes cirurgias abdominais apresentam riscos de complicações pós-operatórias. A mobilização precoce vem sendo implementada e cada vez mais aplicada, no intuito de prevenir esses eventos. Objetivo: Demonstrar se a mobilização precoce está associada à melhor funcionalidade no pós-operatório de cirurgias abdominais. Métodos: Revisão integrativa de literatura realizada por meio de uma busca bibliográfica junto aos bancos de dados: BVS, Scielo, PedRO e Pubmed por meio dos descritores: mobilização precoce, deambulação precoce, cuidados pós-operatórios, período pós-operatório, estado funcional, exercício físico, reabilitação, funcionalidade e cirurgia abdominal, nos idiomas inglês, português e espanhol. Resultados: A amostra final foi constituída por 08 artigos científicos, que foram estruturados em forma de quadro para apresentação de suas principais características, dos métodos e os principais resultados. Conclusão: A mobilização precoce está associada ao retorno rápido à funcionalidade da linha de base pré-operatória, as atividades de vida diária, independência funcional, além do tempo de internação mais curto e menor duração dos desagradáveis sintomas pós-operatórios.UNIPAR2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/880610.25110/arqsaude.v26i3.2022.8806Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022)1982-114X10.25110/arqsaude.v26i3.2022reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8806/4339Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Isabella SantiagoCorrêa, Krislainy Sousa2022-10-26T13:26:33Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8806Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2022-10-26T13:26:33Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?
title A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?
spellingShingle A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?
Castro, Isabella Santiago
title_short A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?
title_full A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?
title_fullStr A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?
title_full_unstemmed A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?
title_sort A MOBILIZAÇÃO PRECOCE ESTÁ ASSOCIADA À MELHOR FUNCIONALIDADE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS?
author Castro, Isabella Santiago
author_facet Castro, Isabella Santiago
Corrêa, Krislainy Sousa
author_role author
author2 Corrêa, Krislainy Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Isabella Santiago
Corrêa, Krislainy Sousa
description Introdução: Pacientes submetidos a grandes cirurgias abdominais apresentam riscos de complicações pós-operatórias. A mobilização precoce vem sendo implementada e cada vez mais aplicada, no intuito de prevenir esses eventos. Objetivo: Demonstrar se a mobilização precoce está associada à melhor funcionalidade no pós-operatório de cirurgias abdominais. Métodos: Revisão integrativa de literatura realizada por meio de uma busca bibliográfica junto aos bancos de dados: BVS, Scielo, PedRO e Pubmed por meio dos descritores: mobilização precoce, deambulação precoce, cuidados pós-operatórios, período pós-operatório, estado funcional, exercício físico, reabilitação, funcionalidade e cirurgia abdominal, nos idiomas inglês, português e espanhol. Resultados: A amostra final foi constituída por 08 artigos científicos, que foram estruturados em forma de quadro para apresentação de suas principais características, dos métodos e os principais resultados. Conclusão: A mobilização precoce está associada ao retorno rápido à funcionalidade da linha de base pré-operatória, as atividades de vida diária, independência funcional, além do tempo de internação mais curto e menor duração dos desagradáveis sintomas pós-operatórios.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8806
10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8806
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8806
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8806/4339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v26i3.2022
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218855474200576