ASSISTÊNCIA RECEBIDA DURANTE A VACINAÇÃO DA COVID-19 EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Franciele Batista
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pusch, Gabrielly Viana, Santos, Izabela da Silva, Rissi, Camila Patrício, da Silva , João Francisco Braga, Rissi, Gabrieli Patrício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10231
Resumo: O presente estudo objetivou analisar a assistência recebida pelo usuário durante a vacinação da COVID-19 no município de Maringá-PR. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo, com amostra não probabilística por conveniência. A população correspondeu a pessoas maiores de 18 anos, que receberam a vacina contra COVID-19 em Maringá. A coleta dos dados foi realizada de maneira virtual, através do Google Forms, sendo o formulário composto por um questionário estruturado pelas pesquisadoras. A análise deu-se por estatística descritiva. A amostra final da pesquisa correspondeu a 217 participantes, predominando o sexo feminino (74,2%), idade de 18 a 28 anos (64,5%), sendo a maioria vacinada com três doses ou mais (51,6%), recebendo informações sobre a data e local de vacinação principalmente por redes sociais (67,3%). Identificaram-se mudanças de opiniões (31,8%), sendo essas positivas (24%) sobre a necessidade de manter as vacinas em dia. Verificou-se lacuna na assistência, sendo essa a falta de orientações sobre possíveis reações adversas dessa vacina (41,9%); entretanto, a grande parte dos pesquisados sentiram-se satisfeitos com a assistência vacinal recebida (48,4%) e consideraram de alta confiança os serviços prestados na sala de vacinação (43,8%). Conclui-se que a maioria dos participantes afirmaram satisfação com a assistência, porém identificaram-se lacunas na mesma, principalmente no ponto das orientações. Sendo assim, evidencia-se a necessidade de os próprios profissionais receberem capacitações que os conscientizem sobre a importância de melhores orientações, em especial visando a uma linguagem que seja compatível com cada comunidade e cultura, e assim as respeitando.
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