A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DE AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/494 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do diagnóstico precoce do autismo na educação infantil. O diagnóstico do transtorno do espectro autista, algumas pesquisas foram realizadas ao longo dos anos e têm revelado os mecanismos de desenvolvimento do cérebro nos primeiros anos de vida, e quanto mais estimulada, melhor o resultado a longo prazo. Observando essas características quanto mais cedo os traços do TEA forem identificados, mais rapidamente será iniciada a estimulação e mais efetivo será o desenvolvimento neuropsicomotor. A estimulação pode atingir o período ótimo definido pelas denominadas “janelas de oportunidades” do cérebro das crianças e a detecção precoce pode auxiliar a treinar habilidades que, se porventura houver um atraso no diagnóstico, não poderão mais ser alcançadas. O TEA pode manifestar-se com atraso desde os primeiros meses de vida. Alguns bebês podem demonstrar sinais precoces, como o atraso do sorriso social, a preferência por objetos e brinquedos em vez da interação com faces humanas, a deficiência no olhar sustentado ou reciprocidade do olhar, as dificuldades graves de sono, o déficit de interação social e interesse no outro, o atraso na linguagem, a pouca comunicação não-verbal e do apontar, dentre outros fatores. Geralmente são bebês que não demandam muito colo, que ficam bem sozinhos, que conseguem brincar isoladamente, que não choram por qualquer motivo e que não exigem muito a atenção dos pais, considerados “bebês bonzinhos”. |
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A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DE AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTILAutismo. Diagnóstico. Educação infantilO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do diagnóstico precoce do autismo na educação infantil. O diagnóstico do transtorno do espectro autista, algumas pesquisas foram realizadas ao longo dos anos e têm revelado os mecanismos de desenvolvimento do cérebro nos primeiros anos de vida, e quanto mais estimulada, melhor o resultado a longo prazo. Observando essas características quanto mais cedo os traços do TEA forem identificados, mais rapidamente será iniciada a estimulação e mais efetivo será o desenvolvimento neuropsicomotor. A estimulação pode atingir o período ótimo definido pelas denominadas “janelas de oportunidades” do cérebro das crianças e a detecção precoce pode auxiliar a treinar habilidades que, se porventura houver um atraso no diagnóstico, não poderão mais ser alcançadas. O TEA pode manifestar-se com atraso desde os primeiros meses de vida. Alguns bebês podem demonstrar sinais precoces, como o atraso do sorriso social, a preferência por objetos e brinquedos em vez da interação com faces humanas, a deficiência no olhar sustentado ou reciprocidade do olhar, as dificuldades graves de sono, o déficit de interação social e interesse no outro, o atraso na linguagem, a pouca comunicação não-verbal e do apontar, dentre outros fatores. Geralmente são bebês que não demandam muito colo, que ficam bem sozinhos, que conseguem brincar isoladamente, que não choram por qualquer motivo e que não exigem muito a atenção dos pais, considerados “bebês bonzinhos”.Editora ICEPFeijó de Andrade, Izabel CristinaVieira Brito, Josiane2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/494Revista GepesVida; v. 8, n. 18 (2022): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/494/273info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T21:35:38Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/494Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2022-07-04T21:35:38Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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