Autismo infantil e as técnicas psicoeducacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2651 |
Resumo: | O autismo é um transtorno do desenvolvimento diagnosticado na infância como desordem do comportamento. Os indivíduos autistas apresentam déficits específicos em três áreas: imaginação, socialização e comunicação. Essa tríade é caracterizada por um padrão de comportamento restrito e repetitivo. A presente monografia abordará as técnicas psicoeducacionais que buscam propiciar às crianças autistas a aquisição de habilidades básicas, por exemplo, o controle esfincteriano, o autocuidado, a alimentação, a comunicação, entre outros. Com o uso da terapêutica adequada, o autista pode obter ganhos significativos em seu repertório comportamental e, conseqüentemente, se tornar hábil para aprendizagens mais complexas como os conteúdos acadêmicos. Inicialmente, será feito um panorama histórico do conceito de autismo, desde as primeiras terminologias até as mais atuais, posteriormente será discutida a importância do diagnóstico precoce e, por fim, serão abordados os três métodos psicoeducacionais mais usados no tratamento do autismo. |
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