MAUS-TRATOS CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: PERCEPÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE DO SUL DO BRASIL
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/65 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é compreender a percepção acerca de maus-tratos cometidos contra crianças e adolescentes, junto aos profissionais de equipes de saúde da família que atuam numa unidade básica de saúde de um município de médio porte do sul do Brasil. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, sendo utilizada entrevista semi-estruturada. A análise temática se deu a partir das categorias: o papel dos serviços de saúde; problema de saúde pública; conhecimento e prática na identificação de maus-tratos, atitude diante de casos e percepção das causas. Na percepção dos profissionais é papel do serviço de saúde atuar, identificar e prevenir os casos de maus-tratos. Na prática enfrentam dificuldades de realizar a identificação, não estão articulados como equipe para enfrentar o problema e praticamente desconhecem o processo oficial de notificação. Com isso, além da pouca resolutividade em termos dos encaminhamentos necessários, constatou-se uma quase ausência de ações de prevenção. As percepções encontradas nesse estudo indicam a necessidade de estruturar estratégias visando à educação permanente dos profissionais de saúde, maior divulgação dos materiais elaborados pelo Ministério da Saúde, planejamento de ações integradas e a utilização de protocolos. |
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MAUS-TRATOS CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: PERCEPÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE DO SUL DO BRASILMaus-tratos, Profissionais da Saúde, Atenção Primária à saúde.O objetivo deste estudo é compreender a percepção acerca de maus-tratos cometidos contra crianças e adolescentes, junto aos profissionais de equipes de saúde da família que atuam numa unidade básica de saúde de um município de médio porte do sul do Brasil. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, sendo utilizada entrevista semi-estruturada. A análise temática se deu a partir das categorias: o papel dos serviços de saúde; problema de saúde pública; conhecimento e prática na identificação de maus-tratos, atitude diante de casos e percepção das causas. Na percepção dos profissionais é papel do serviço de saúde atuar, identificar e prevenir os casos de maus-tratos. Na prática enfrentam dificuldades de realizar a identificação, não estão articulados como equipe para enfrentar o problema e praticamente desconhecem o processo oficial de notificação. Com isso, além da pouca resolutividade em termos dos encaminhamentos necessários, constatou-se uma quase ausência de ações de prevenção. As percepções encontradas nesse estudo indicam a necessidade de estruturar estratégias visando à educação permanente dos profissionais de saúde, maior divulgação dos materiais elaborados pelo Ministério da Saúde, planejamento de ações integradas e a utilização de protocolos.Editora ICEPBUNN,, Renata Couto de Arruda; UNIPLACCAMPOS,, Audrilara Arruda Rodrigues; UNIPLACSANTOS, , Igor Fonseca dos; uniplacKUHNEN,, Mirian; UNIPLACOLIVEIRA,, Maria Conceição de; UNIPLAC2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/65Revista GepesVida; v. 1, n. 2 (2015): Educação para inteireza e Educação Ambiental2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/65/39info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-02T18:33:07Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/65Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-02-02T18:33:07Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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