A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/103 |
Resumo: | Este artigo é resultado de um estudo de caso que buscou analisar os Saberes Docentes necessários à prática pedagógica dos professores, em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Lages, SC. Utilizou-se como referenciais básicos os estudos de Edgar Morin, os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, dentre outros autores. O método de coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada aplicada a quatro professores que envolveram educadores desde o primeiro ano até o nono ano do ensino fundamental. As principais contribuições deste trabalho visam uma análise dos conhecimentos teóricos necessários para buscar uma educação de qualidade que venha a interagir com as necessidades do aluno da pós- modernidade. |
id |
UNIPLAC_51688bccab75da22273b87c662f070c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/103 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICASaberes docentes, formação profissional, prática pedagógica e saberes plural.EDUCAÇÃOEste artigo é resultado de um estudo de caso que buscou analisar os Saberes Docentes necessários à prática pedagógica dos professores, em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Lages, SC. Utilizou-se como referenciais básicos os estudos de Edgar Morin, os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, dentre outros autores. O método de coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada aplicada a quatro professores que envolveram educadores desde o primeiro ano até o nono ano do ensino fundamental. As principais contribuições deste trabalho visam uma análise dos conhecimentos teóricos necessários para buscar uma educação de qualidade que venha a interagir com as necessidades do aluno da pós- modernidade. Editora ICEPAraujo Schne, Neusa Maria Arndt Weinrich; uniplacPrates Batista, Graziela; uniplac2016-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/103Revista GepesVida; v. 2, n. 3 (2016): Saberes e Experiências Profissionais2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/103/54info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-26T15:16:50Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/103Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-07-26T15:16:50Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Araujo Schne, Neusa Maria Arndt Weinrich; uniplac Saberes docentes, formação profissional, prática pedagógica e saberes plural. EDUCAÇÃO |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
author |
Araujo Schne, Neusa Maria Arndt Weinrich; uniplac |
author_facet |
Araujo Schne, Neusa Maria Arndt Weinrich; uniplac Prates Batista, Graziela; uniplac |
author_role |
author |
author2 |
Prates Batista, Graziela; uniplac |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo Schne, Neusa Maria Arndt Weinrich; uniplac Prates Batista, Graziela; uniplac |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes docentes, formação profissional, prática pedagógica e saberes plural. EDUCAÇÃO |
topic |
Saberes docentes, formação profissional, prática pedagógica e saberes plural. EDUCAÇÃO |
description |
Este artigo é resultado de um estudo de caso que buscou analisar os Saberes Docentes necessários à prática pedagógica dos professores, em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Lages, SC. Utilizou-se como referenciais básicos os estudos de Edgar Morin, os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, dentre outros autores. O método de coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada aplicada a quatro professores que envolveram educadores desde o primeiro ano até o nono ano do ensino fundamental. As principais contribuições deste trabalho visam uma análise dos conhecimentos teóricos necessários para buscar uma educação de qualidade que venha a interagir com as necessidades do aluno da pós- modernidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/103 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/103/54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 2, n. 3 (2016): Saberes e Experiências Profissionais 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698818142208 |