O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Ribeiro da Silva, Camila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/378
Resumo: Esse projeto de TCC tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) a proposta pedagógica da Educação Infantil, especialmente com relação ao tempo e espaço físico ocupado pelas crianças. Para tanto foi necessário identificar as habilidades sugeridas na BNCC para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil; identificar a articulação entre a organização do espaço e do tempo explicitados na BCNN e nas DCNEB para a educação infantil; e, verificar o conceito de infância e de criança propostos por nesses documentos oficiais. A pesquisa feita para este projeto foi qualitativa, por meio de estudos de documentos como as DCNEB e a BNCC, estes documentos foram selecionados, pois o projeto busca entender qual a proposta pedagógica da Educação infantil presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB)? O estudo foi feito por meio de observação de três escolas dos municípios de Florianópolis e São José, onde o espaço oferecido e as crianças foram examinados em diferentes momentos, procurando analisar sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Além disso, foram feitas entrevistas com os educadores envolvidos com as turmas observadas para complementar à pesquisa. Podemos considerar nesse estudo que é papel do educador, orientar brincadeiras, estimular a curiosidade e ter consciência de que as crianças costumam reproduzir o comportamento que as pessoas usam com elas.
id UNIPLAC_57ee50a19ed250d9c6e7c5cd9c746d95
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/378
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCCEspaço físico. Desenvolvimento e aprendizagem. BNCC.Esse projeto de TCC tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) a proposta pedagógica da Educação Infantil, especialmente com relação ao tempo e espaço físico ocupado pelas crianças. Para tanto foi necessário identificar as habilidades sugeridas na BNCC para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil; identificar a articulação entre a organização do espaço e do tempo explicitados na BCNN e nas DCNEB para a educação infantil; e, verificar o conceito de infância e de criança propostos por nesses documentos oficiais. A pesquisa feita para este projeto foi qualitativa, por meio de estudos de documentos como as DCNEB e a BNCC, estes documentos foram selecionados, pois o projeto busca entender qual a proposta pedagógica da Educação infantil presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB)? O estudo foi feito por meio de observação de três escolas dos municípios de Florianópolis e São José, onde o espaço oferecido e as crianças foram examinados em diferentes momentos, procurando analisar sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Além disso, foram feitas entrevistas com os educadores envolvidos com as turmas observadas para complementar à pesquisa. Podemos considerar nesse estudo que é papel do educador, orientar brincadeiras, estimular a curiosidade e ter consciência de que as crianças costumam reproduzir o comportamento que as pessoas usam com elas.Editora ICEPMachado Ribeiro da Silva, CamilaFeijó de Andrade, Izabel Cristina2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/378Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/378/207info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T23:33:24Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/378Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-01-08T23:33:24Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCC
title O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCC
spellingShingle O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCC
Machado Ribeiro da Silva, Camila
Espaço físico. Desenvolvimento e aprendizagem. BNCC.
title_short O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCC
title_full O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCC
title_fullStr O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCC
title_full_unstemmed O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCC
title_sort O ESPAÇO E TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE ACORDO COM A BNCC
author Machado Ribeiro da Silva, Camila
author_facet Machado Ribeiro da Silva, Camila
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
author_role author
author2 Feijó de Andrade, Izabel Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Ribeiro da Silva, Camila
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço físico. Desenvolvimento e aprendizagem. BNCC.
topic Espaço físico. Desenvolvimento e aprendizagem. BNCC.
description Esse projeto de TCC tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) a proposta pedagógica da Educação Infantil, especialmente com relação ao tempo e espaço físico ocupado pelas crianças. Para tanto foi necessário identificar as habilidades sugeridas na BNCC para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil; identificar a articulação entre a organização do espaço e do tempo explicitados na BCNN e nas DCNEB para a educação infantil; e, verificar o conceito de infância e de criança propostos por nesses documentos oficiais. A pesquisa feita para este projeto foi qualitativa, por meio de estudos de documentos como as DCNEB e a BNCC, estes documentos foram selecionados, pois o projeto busca entender qual a proposta pedagógica da Educação infantil presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB)? O estudo foi feito por meio de observação de três escolas dos municípios de Florianópolis e São José, onde o espaço oferecido e as crianças foram examinados em diferentes momentos, procurando analisar sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Além disso, foram feitas entrevistas com os educadores envolvidos com as turmas observadas para complementar à pesquisa. Podemos considerar nesse estudo que é papel do educador, orientar brincadeiras, estimular a curiosidade e ter consciência de que as crianças costumam reproduzir o comportamento que as pessoas usam com elas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/378
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/378/207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699416879104