Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241254 |
Resumo: | Considerando a presença da Educação Física na educação infantil e a ausência de orientações curriculares nacionais que indiquem as suas contribuições nesta etapa educacional, este ensaio objetiva relacionar os pressupostos teóricos que embasam a Educação Física e as expectativas curriculares da educação infantil no âmbito da BNCC, apontando elementos coerentes com uma Educação Física da educação infantil. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo, cuja produção de dados se deu por meio da análise documental da BNCC. Os resultados apontam: as práticas corporais, a ampliação do repertório de movimentos das crianças e a brincadeira como princípios da ação pedagógica da Educação Física, bem como o corpo em movimento como um importante articulador das ações pedagógicas na educação de zero a cinco anos. Por tratar-se de um estudo documental, recomenda-se confrontar os resultados com dados empíricos procedentes de pesquisas em diferentes Redes de ensino. |
id |
UFSC_5044693ed0008301bd7391b5778c66dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241254 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curricularesEducação FísicaEducação InfantilBNCCConsiderando a presença da Educação Física na educação infantil e a ausência de orientações curriculares nacionais que indiquem as suas contribuições nesta etapa educacional, este ensaio objetiva relacionar os pressupostos teóricos que embasam a Educação Física e as expectativas curriculares da educação infantil no âmbito da BNCC, apontando elementos coerentes com uma Educação Física da educação infantil. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo, cuja produção de dados se deu por meio da análise documental da BNCC. Os resultados apontam: as práticas corporais, a ampliação do repertório de movimentos das crianças e a brincadeira como princípios da ação pedagógica da Educação Física, bem como o corpo em movimento como um importante articulador das ações pedagógicas na educação de zero a cinco anos. Por tratar-se de um estudo documental, recomenda-se confrontar os resultados com dados empíricos procedentes de pesquisas em diferentes Redes de ensino.2022-10-26T12:22:25Z2022-10-26T12:22:25Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241254Silveira, Julianoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T12:22:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241254Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-26T12:22:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares |
title |
Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares |
spellingShingle |
Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares Silveira, Juliano Educação Física Educação Infantil BNCC |
title_short |
Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares |
title_full |
Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares |
title_fullStr |
Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares |
title_full_unstemmed |
Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares |
title_sort |
Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares |
author |
Silveira, Juliano |
author_facet |
Silveira, Juliano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação Infantil BNCC |
topic |
Educação Física Educação Infantil BNCC |
description |
Considerando a presença da Educação Física na educação infantil e a ausência de orientações curriculares nacionais que indiquem as suas contribuições nesta etapa educacional, este ensaio objetiva relacionar os pressupostos teóricos que embasam a Educação Física e as expectativas curriculares da educação infantil no âmbito da BNCC, apontando elementos coerentes com uma Educação Física da educação infantil. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo, cuja produção de dados se deu por meio da análise documental da BNCC. Os resultados apontam: as práticas corporais, a ampliação do repertório de movimentos das crianças e a brincadeira como princípios da ação pedagógica da Educação Física, bem como o corpo em movimento como um importante articulador das ações pedagógicas na educação de zero a cinco anos. Por tratar-se de um estudo documental, recomenda-se confrontar os resultados com dados empíricos procedentes de pesquisas em diferentes Redes de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26T12:22:25Z 2022-10-26T12:22:25Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241254 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652396651347968 |