Educação física, educação infantil e bncc: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Juliano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241254
Resumo: Considerando a presença da Educação Física na educação infantil e a ausência de orientações curriculares nacionais que indiquem as suas contribuições nesta etapa educacional, este ensaio objetiva relacionar os pressupostos teóricos que embasam a Educação Física e as expectativas curriculares da educação infantil no âmbito da BNCC, apontando elementos coerentes com uma Educação Física da educação infantil. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo, cuja produção de dados se deu por meio da análise documental da BNCC. Os resultados apontam: as práticas corporais, a ampliação do repertório de movimentos das crianças e a brincadeira como princípios da ação pedagógica da Educação Física, bem como o corpo em movimento como um importante articulador das ações pedagógicas na educação de zero a cinco anos. Por tratar-se de um estudo documental, recomenda-se confrontar os resultados com dados empíricos procedentes de pesquisas em diferentes Redes de ensino.
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