TEA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AUTISMO: QUAL O CONHECIMENTO QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÊM ACERCA DOS TERMOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berri Riegel, Ariane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes Marques, Luíza, Wuo, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/369
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar em que medida os termos utilizados nos documentos atuais modificam o conhecimento e a compreensão dos estudantes da educação básica. De forma mais específica, buscou identificar o conhecimento que os estudantes têm acerca dos termos autismo e transtorno do espectro autista; perceber se há maior relação com os termos em turmas em que há estudantes com este diagnóstico e identificar os lugares em que os estudantes têm mais acesso às informações sobre o transtorno em destaque. A fim de analisar em que medida a nomenclatura dos termos modificam o conhecimento e a compreensão dos estudantes da educação básica, estruturou-se uma metodologia pautada em um questionário. Este foi aplicado a 138 estudantes da educação básica em duas escolas públicas de um município do norte catarinense, sendo: 77 estudantes do ensino fundamental (31 estudantes de duas turmas do 5º ano e 46 estudantes de duas turmas do 8º ano) e 61 estudantes do ensino médio (duas turmas do 1º ano), selecionadas pelo critério de haver estudante com TEA em uma das turmas. Os resultados expressam a necessidade de discussão a respeito do tema em sala de aula, nas mídias e na sociedade de forma a atingir a todos os estudantes, independente se na turma há estudantes com TEA. A escola, vista como maior divulgador de informação, precisa valorizar a diversidade e promover a inclusão. O contato com a diversidade no ambiente escolar favorece o desenvolvimento de todos os estudantes, reforçando a importância da inclusão no ensino comum. Diante disso, parte-se da premissa de que não há movimento de inclusão se não houver conhecimento e sensibilidade dos envolvidos no processo escolar.
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