AGENDA 21 NA ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE AFFONSO PENNA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/444 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre ações de Educação Ambiental realizadas com alunos da E.M.E.F. Presidente Affonso Penna localizada em Novo Hamburgo/RS. As ações resultam de projeto realizado no Curso de Especialização em Educação Ambiental da FURG/RS. O objetivo das ações foi ampliar a concepção dos alunos sobre o ambiente a fim de favorecer a reflexão sobre as relações com o meio. Como fundamentação foi utilizada a EA crítica (LOUREIRO, 2004), e da Agenda 21(BRASIL, 2000). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação-participante (REIS, 2005). Os resultados apontaram para transformações obtidas pela elaboração da Agenda 21 na escola parceira. Concluiu-se que a Agenda 21 é um dispositivo capaz de problematizar e resignificar o ambiente oportunizando que a Educação Ambiental seja desenvolvida de forma interdisciplinar. |
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AGENDA 21 NA ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE AFFONSO PENNAAgenda 21 Escolar. Educação Ambiental Crítica. Meio Ambiente.Este artigo busca refletir sobre ações de Educação Ambiental realizadas com alunos da E.M.E.F. Presidente Affonso Penna localizada em Novo Hamburgo/RS. As ações resultam de projeto realizado no Curso de Especialização em Educação Ambiental da FURG/RS. O objetivo das ações foi ampliar a concepção dos alunos sobre o ambiente a fim de favorecer a reflexão sobre as relações com o meio. Como fundamentação foi utilizada a EA crítica (LOUREIRO, 2004), e da Agenda 21(BRASIL, 2000). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação-participante (REIS, 2005). Os resultados apontaram para transformações obtidas pela elaboração da Agenda 21 na escola parceira. Concluiu-se que a Agenda 21 é um dispositivo capaz de problematizar e resignificar o ambiente oportunizando que a Educação Ambiental seja desenvolvida de forma interdisciplinar.Editora ICEPFassbinder dos Santos, AndressaLopes Podewils, Tamiresdas Neves Pedruzzi, AlanaGrohs Freire, Simone2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/444Revista GepesVida; v. 7, n. 16 (2021): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/444/240info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-31T18:34:20Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/444Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2021-07-31T18:34:20Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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