GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Schwahn, Angela Mari Mattos; UNIPLAC
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Locks, Geraldo Augusto; uniplac, Eliane Graupe, Mareli; UNIPLAC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/114
Resumo: O presente artigo busca discutir a representação da figura feminina na publicidade. Tem como objetivo analisar sob o cenário publicitário como é percebida sua imagem neste meio, no que tange aspectos da imagem abusiva e desrespeitosa da mulher. Nesta pesquisa adotamos como referencial teórico Louro (2012), Geertz (1978), e Silva (2000) numa perspectiva qualitativa. Procuramos analisar como é a representação feminina no meio publicitário, sendo muitas vezes utilizada como objeto de sexualidade que induz ao prazer, ao desejo e ao erotismo masculino sobre os corpos femininos, sendo exibida em anúncios, digamos, não muito edificantes para o papel da mulher em nossa sociedade. A popularização das industrias gera o consumismo e ao mesmo tempo o apelo dos meios publicitários que recorrem para a representatividade dos corpos para promover determinados produtos.
id UNIPLAC_72a563a0ce495c5dafaaedc9a61ed87c
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/114
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININAGênero. Publicidade. Identidade.EducaçãoO presente artigo busca discutir a representação da figura feminina na publicidade. Tem como objetivo analisar sob o cenário publicitário como é percebida sua imagem neste meio, no que tange aspectos da imagem abusiva e desrespeitosa da mulher. Nesta pesquisa adotamos como referencial teórico Louro (2012), Geertz (1978), e Silva (2000) numa perspectiva qualitativa. Procuramos analisar como é a representação feminina no meio publicitário, sendo muitas vezes utilizada como objeto de sexualidade que induz ao prazer, ao desejo e ao erotismo masculino sobre os corpos femininos, sendo exibida em anúncios, digamos, não muito edificantes para o papel da mulher em nossa sociedade. A popularização das industrias gera o consumismo e ao mesmo tempo o apelo dos meios publicitários que recorrem para a representatividade dos corpos para promover determinados produtos.Editora ICEPPereira Schwahn, Angela Mari Mattos; UNIPLACLocks, Geraldo Augusto; uniplacEliane Graupe, Mareli; UNIPLAC2016-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/114Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/114/59info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-05T12:03:18Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/114Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-12-05T12:03:18Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA
title GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA
spellingShingle GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA
Pereira Schwahn, Angela Mari Mattos; UNIPLAC
Gênero. Publicidade. Identidade.
Educação
title_short GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA
title_full GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA
title_fullStr GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA
title_full_unstemmed GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA
title_sort GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA
author Pereira Schwahn, Angela Mari Mattos; UNIPLAC
author_facet Pereira Schwahn, Angela Mari Mattos; UNIPLAC
Locks, Geraldo Augusto; uniplac
Eliane Graupe, Mareli; UNIPLAC
author_role author
author2 Locks, Geraldo Augusto; uniplac
Eliane Graupe, Mareli; UNIPLAC
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Schwahn, Angela Mari Mattos; UNIPLAC
Locks, Geraldo Augusto; uniplac
Eliane Graupe, Mareli; UNIPLAC
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Publicidade. Identidade.
Educação
topic Gênero. Publicidade. Identidade.
Educação
description O presente artigo busca discutir a representação da figura feminina na publicidade. Tem como objetivo analisar sob o cenário publicitário como é percebida sua imagem neste meio, no que tange aspectos da imagem abusiva e desrespeitosa da mulher. Nesta pesquisa adotamos como referencial teórico Louro (2012), Geertz (1978), e Silva (2000) numa perspectiva qualitativa. Procuramos analisar como é a representação feminina no meio publicitário, sendo muitas vezes utilizada como objeto de sexualidade que induz ao prazer, ao desejo e ao erotismo masculino sobre os corpos femininos, sendo exibida em anúncios, digamos, não muito edificantes para o papel da mulher em nossa sociedade. A popularização das industrias gera o consumismo e ao mesmo tempo o apelo dos meios publicitários que recorrem para a representatividade dos corpos para promover determinados produtos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/114
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/114/59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 2, n. 4 (2016): Práticas e Pensamentos Interdisciplinares
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699206115328