EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel de Arruda Voos, Sandra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/332
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões acerca de Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual e diz respeito à elaboração do estado da questão sobre o tema investigado. As buscas foram efetuadas na base de dados dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, de 2016 a 2018. O critério adotado considerou os descritores: “Educação Inclusiva” e “Deficiência Intelectual”. Inicialmente foi feita uma busca simples pelos descritores com refinamento dos trabalhos revisados aos pares e posterior registro do período de busca entre 2016 a 2018. Excluímos os trabalhos repetidos e os que não abordavam a temática em questão, restando para análise 09 periódicos. Com base nos dados aqui levantados, compreendemos que a Educação Inclusiva por se apresentar como uma “ideia-força” e incluir vários significados que vão desde o simples aumento de atividades até a inclusão efetiva de pessoas com deficiência intelectual. A educação inclusiva e a deficiência intelectual têm sido pontos de grande preocupação de pais, professores e pesquisadores, entretanto, estes só se efetivarão se ocorrerem transformações estruturais no sistema educacional.
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