EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/332 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões acerca de Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual e diz respeito à elaboração do estado da questão sobre o tema investigado. As buscas foram efetuadas na base de dados dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, de 2016 a 2018. O critério adotado considerou os descritores: “Educação Inclusiva” e “Deficiência Intelectual”. Inicialmente foi feita uma busca simples pelos descritores com refinamento dos trabalhos revisados aos pares e posterior registro do período de busca entre 2016 a 2018. Excluímos os trabalhos repetidos e os que não abordavam a temática em questão, restando para análise 09 periódicos. Com base nos dados aqui levantados, compreendemos que a Educação Inclusiva por se apresentar como uma “ideia-força” e incluir vários significados que vão desde o simples aumento de atividades até a inclusão efetiva de pessoas com deficiência intelectual. A educação inclusiva e a deficiência intelectual têm sido pontos de grande preocupação de pais, professores e pesquisadores, entretanto, estes só se efetivarão se ocorrerem transformações estruturais no sistema educacional. |
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: REFLEXÕES NECESSÁRIASEducação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Estado da questãoO presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões acerca de Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual e diz respeito à elaboração do estado da questão sobre o tema investigado. As buscas foram efetuadas na base de dados dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, de 2016 a 2018. O critério adotado considerou os descritores: “Educação Inclusiva” e “Deficiência Intelectual”. Inicialmente foi feita uma busca simples pelos descritores com refinamento dos trabalhos revisados aos pares e posterior registro do período de busca entre 2016 a 2018. Excluímos os trabalhos repetidos e os que não abordavam a temática em questão, restando para análise 09 periódicos. Com base nos dados aqui levantados, compreendemos que a Educação Inclusiva por se apresentar como uma “ideia-força” e incluir vários significados que vão desde o simples aumento de atividades até a inclusão efetiva de pessoas com deficiência intelectual. A educação inclusiva e a deficiência intelectual têm sido pontos de grande preocupação de pais, professores e pesquisadores, entretanto, estes só se efetivarão se ocorrerem transformações estruturais no sistema educacional.Editora ICEPMaciel de Arruda Voos, Sandra2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/332Revista GepesVida; v. 5, n. 10 (2019): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/332/166info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T18:21:53Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/332Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-07-30T18:21:53Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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