CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37 |
Resumo: | Este estudo tem como temática a construção de competência na escola, visando analisar a percepção acerca do conceito da construção de competências dos professores do Ensino fundamental. Para tanto foi necessário investigar como as competências se inserem no planejamento dos professores; analisar a compreensão do professor sobre a concepção de competência; conhecer as competências que fazem parte do plano aplicadas à cada turma; verificar como o professor avalia o desenvolvimento das competências pelos alunos. Esta pesquisa se classifica como qualitativa e quanto a seus objetivos caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e descritiva. De acordo com GIL (2002) o objetivo das pesquisas exploratórias é “o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições”. O instrumento de pesquisa utilizado para a verificação constituiu de uma entrevista estruturada e respondida por 05 professoras das séries iniciais do Ensino Fundamenal I de uma escola de Lages, cujos nomes foram numerados com intuito de presevar suas identidades. Esse estudo surgiu de acordo discussões propostas na disciplina de Conhecimentos e Saberes ministrada no curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos demonstram que as profossores apresentam diferentes concepções acerca do significado de competência, revelando certos antagonismos na prática educativa. |
id |
UNIPLAC_9006245bafd94a3f796b67e34eb4ecf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/37 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTEEste estudo tem como temática a construção de competência na escola, visando analisar a percepção acerca do conceito da construção de competências dos professores do Ensino fundamental. Para tanto foi necessário investigar como as competências se inserem no planejamento dos professores; analisar a compreensão do professor sobre a concepção de competência; conhecer as competências que fazem parte do plano aplicadas à cada turma; verificar como o professor avalia o desenvolvimento das competências pelos alunos. Esta pesquisa se classifica como qualitativa e quanto a seus objetivos caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e descritiva. De acordo com GIL (2002) o objetivo das pesquisas exploratórias é “o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições”. O instrumento de pesquisa utilizado para a verificação constituiu de uma entrevista estruturada e respondida por 05 professoras das séries iniciais do Ensino Fundamenal I de uma escola de Lages, cujos nomes foram numerados com intuito de presevar suas identidades. Esse estudo surgiu de acordo discussões propostas na disciplina de Conhecimentos e Saberes ministrada no curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos demonstram que as profossores apresentam diferentes concepções acerca do significado de competência, revelando certos antagonismos na prática educativa.Editora ICEPRocha, Raquel; UNIPLACC.R. Caminha, Siomara; UNIPLAC2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37/19info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/37Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE |
title |
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE Rocha, Raquel; UNIPLAC |
title_short |
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE |
author |
Rocha, Raquel; UNIPLAC |
author_facet |
Rocha, Raquel; UNIPLAC C.R. Caminha, Siomara; UNIPLAC |
author_role |
author |
author2 |
C.R. Caminha, Siomara; UNIPLAC |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Raquel; UNIPLAC C.R. Caminha, Siomara; UNIPLAC |
description |
Este estudo tem como temática a construção de competência na escola, visando analisar a percepção acerca do conceito da construção de competências dos professores do Ensino fundamental. Para tanto foi necessário investigar como as competências se inserem no planejamento dos professores; analisar a compreensão do professor sobre a concepção de competência; conhecer as competências que fazem parte do plano aplicadas à cada turma; verificar como o professor avalia o desenvolvimento das competências pelos alunos. Esta pesquisa se classifica como qualitativa e quanto a seus objetivos caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e descritiva. De acordo com GIL (2002) o objetivo das pesquisas exploratórias é “o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições”. O instrumento de pesquisa utilizado para a verificação constituiu de uma entrevista estruturada e respondida por 05 professoras das séries iniciais do Ensino Fundamenal I de uma escola de Lages, cujos nomes foram numerados com intuito de presevar suas identidades. Esse estudo surgiu de acordo discussões propostas na disciplina de Conhecimentos e Saberes ministrada no curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos demonstram que as profossores apresentam diferentes concepções acerca do significado de competência, revelando certos antagonismos na prática educativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37/19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699142152192 |