CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Raquel; UNIPLAC
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: C.R. Caminha, Siomara; UNIPLAC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37
Resumo: Este estudo tem como temática a construção de competência na escola, visando analisar a percepção acerca do conceito da construção de competências dos professores do Ensino fundamental. Para tanto foi necessário investigar como as competências se inserem no planejamento dos professores; analisar a compreensão do professor sobre a concepção de competência; conhecer as competências que fazem parte do plano  aplicadas à cada turma; verificar como o professor avalia o desenvolvimento das competências pelos alunos.  Esta pesquisa se classifica como qualitativa e quanto a seus objetivos caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e descritiva. De acordo com GIL (2002) o objetivo das pesquisas exploratórias é “o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições”. O instrumento de pesquisa utilizado para a verificação constituiu de uma entrevista estruturada e respondida por 05 professoras das séries iniciais do Ensino Fundamenal I de uma escola de Lages, cujos nomes foram numerados com intuito de presevar suas identidades. Esse estudo surgiu de acordo discussões propostas na disciplina de Conhecimentos e Saberes ministrada no curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos demonstram que as profossores apresentam diferentes concepções acerca do significado de competência, revelando certos antagonismos na prática educativa.
id UNIPLAC_9006245bafd94a3f796b67e34eb4ecf1
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/37
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTEEste estudo tem como temática a construção de competência na escola, visando analisar a percepção acerca do conceito da construção de competências dos professores do Ensino fundamental. Para tanto foi necessário investigar como as competências se inserem no planejamento dos professores; analisar a compreensão do professor sobre a concepção de competência; conhecer as competências que fazem parte do plano  aplicadas à cada turma; verificar como o professor avalia o desenvolvimento das competências pelos alunos.  Esta pesquisa se classifica como qualitativa e quanto a seus objetivos caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e descritiva. De acordo com GIL (2002) o objetivo das pesquisas exploratórias é “o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições”. O instrumento de pesquisa utilizado para a verificação constituiu de uma entrevista estruturada e respondida por 05 professoras das séries iniciais do Ensino Fundamenal I de uma escola de Lages, cujos nomes foram numerados com intuito de presevar suas identidades. Esse estudo surgiu de acordo discussões propostas na disciplina de Conhecimentos e Saberes ministrada no curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos demonstram que as profossores apresentam diferentes concepções acerca do significado de competência, revelando certos antagonismos na prática educativa.Editora ICEPRocha, Raquel; UNIPLACC.R. Caminha, Siomara; UNIPLAC2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37/19info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/37Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE
title CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE
Rocha, Raquel; UNIPLAC
title_short CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE
title_full CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE
title_sort CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE
author Rocha, Raquel; UNIPLAC
author_facet Rocha, Raquel; UNIPLAC
C.R. Caminha, Siomara; UNIPLAC
author_role author
author2 C.R. Caminha, Siomara; UNIPLAC
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Raquel; UNIPLAC
C.R. Caminha, Siomara; UNIPLAC
description Este estudo tem como temática a construção de competência na escola, visando analisar a percepção acerca do conceito da construção de competências dos professores do Ensino fundamental. Para tanto foi necessário investigar como as competências se inserem no planejamento dos professores; analisar a compreensão do professor sobre a concepção de competência; conhecer as competências que fazem parte do plano  aplicadas à cada turma; verificar como o professor avalia o desenvolvimento das competências pelos alunos.  Esta pesquisa se classifica como qualitativa e quanto a seus objetivos caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e descritiva. De acordo com GIL (2002) o objetivo das pesquisas exploratórias é “o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições”. O instrumento de pesquisa utilizado para a verificação constituiu de uma entrevista estruturada e respondida por 05 professoras das séries iniciais do Ensino Fundamenal I de uma escola de Lages, cujos nomes foram numerados com intuito de presevar suas identidades. Esse estudo surgiu de acordo discussões propostas na disciplina de Conhecimentos e Saberes ministrada no curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos demonstram que as profossores apresentam diferentes concepções acerca do significado de competência, revelando certos antagonismos na prática educativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/37/19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699142152192