ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Aluisio Ricardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira Damásio Maurício, Wanderléa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender o ato de ensinar na contemporaneidade, na construção insurgente da “dodiscência” considerando a ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, com o auxílio dialógico das obras de Paulo Freire (1967; 1981; 1986; 1993; 1996; 2000; 2014) e de outros autores que se filiam ao pensamento freiriano: Alves (1980; 1994); Brandão (1981; 2005); Gadotti (2003; 2007; 2019); Tardif (2002; 2005). A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo/exploratório, sendo os dados coletados por meio de um questionário enviado aos participantes da pesquisa via formulário Google Forms. Os dados foram analisados e discutidos sob o olhar de quatro dimensões: 1) saberes pertinentes ao ato de ensinar na contemporaneidade na construção insurgente das dodiscências; 2) possíveis desdobramentos na caminhada docente, tendo como contribuição a dodiscência; 3) alteridade dos estudantes a partir da dodiscência no processo de ensino e aprendizagem; e 4) narrativas dos professores e das professoras frente ao ato de ensinar e ao encantamento da dodiscência. Entre os principais resultados, destacam-se os aspectos: afetividade, alteridade, autonomia, curiosidade, diálogo, entendimento, história, mediação, prática, troca, respeito. Palavras que provocam situações geradoras de perguntas e contextualização do e no mundo, sendo a presença da dodiscência providencial para o itinerário educacional.
id UNIPLAC_931aeba2018d089221a1892beb03f58e
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/467
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPOEnsinar. Aprender. Dodiscência. Itinerário educacionalEste artigo tem como objetivo compreender o ato de ensinar na contemporaneidade, na construção insurgente da “dodiscência” considerando a ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, com o auxílio dialógico das obras de Paulo Freire (1967; 1981; 1986; 1993; 1996; 2000; 2014) e de outros autores que se filiam ao pensamento freiriano: Alves (1980; 1994); Brandão (1981; 2005); Gadotti (2003; 2007; 2019); Tardif (2002; 2005). A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo/exploratório, sendo os dados coletados por meio de um questionário enviado aos participantes da pesquisa via formulário Google Forms. Os dados foram analisados e discutidos sob o olhar de quatro dimensões: 1) saberes pertinentes ao ato de ensinar na contemporaneidade na construção insurgente das dodiscências; 2) possíveis desdobramentos na caminhada docente, tendo como contribuição a dodiscência; 3) alteridade dos estudantes a partir da dodiscência no processo de ensino e aprendizagem; e 4) narrativas dos professores e das professoras frente ao ato de ensinar e ao encantamento da dodiscência. Entre os principais resultados, destacam-se os aspectos: afetividade, alteridade, autonomia, curiosidade, diálogo, entendimento, história, mediação, prática, troca, respeito. Palavras que provocam situações geradoras de perguntas e contextualização do e no mundo, sendo a presença da dodiscência providencial para o itinerário educacional.Editora ICEPde Souza, Aluisio RicardoPereira Damásio Maurício, Wanderléa2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467Revista GepesVida; v. 7, n. 17 (2021): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467/255info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T12:35:09Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/467Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2021-12-27T12:35:09Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO
title ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO
spellingShingle ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO
de Souza, Aluisio Ricardo
Ensinar. Aprender. Dodiscência. Itinerário educacional
title_short ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO
title_full ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO
title_fullStr ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO
title_full_unstemmed ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO
title_sort ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO
author de Souza, Aluisio Ricardo
author_facet de Souza, Aluisio Ricardo
Pereira Damásio Maurício, Wanderléa
author_role author
author2 Pereira Damásio Maurício, Wanderléa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Aluisio Ricardo
Pereira Damásio Maurício, Wanderléa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensinar. Aprender. Dodiscência. Itinerário educacional
topic Ensinar. Aprender. Dodiscência. Itinerário educacional
description Este artigo tem como objetivo compreender o ato de ensinar na contemporaneidade, na construção insurgente da “dodiscência” considerando a ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, com o auxílio dialógico das obras de Paulo Freire (1967; 1981; 1986; 1993; 1996; 2000; 2014) e de outros autores que se filiam ao pensamento freiriano: Alves (1980; 1994); Brandão (1981; 2005); Gadotti (2003; 2007; 2019); Tardif (2002; 2005). A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo/exploratório, sendo os dados coletados por meio de um questionário enviado aos participantes da pesquisa via formulário Google Forms. Os dados foram analisados e discutidos sob o olhar de quatro dimensões: 1) saberes pertinentes ao ato de ensinar na contemporaneidade na construção insurgente das dodiscências; 2) possíveis desdobramentos na caminhada docente, tendo como contribuição a dodiscência; 3) alteridade dos estudantes a partir da dodiscência no processo de ensino e aprendizagem; e 4) narrativas dos professores e das professoras frente ao ato de ensinar e ao encantamento da dodiscência. Entre os principais resultados, destacam-se os aspectos: afetividade, alteridade, autonomia, curiosidade, diálogo, entendimento, história, mediação, prática, troca, respeito. Palavras que provocam situações geradoras de perguntas e contextualização do e no mundo, sendo a presença da dodiscência providencial para o itinerário educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467/255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 7, n. 17 (2021): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699212406784