ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender o ato de ensinar na contemporaneidade, na construção insurgente da “dodiscência” considerando a ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, com o auxílio dialógico das obras de Paulo Freire (1967; 1981; 1986; 1993; 1996; 2000; 2014) e de outros autores que se filiam ao pensamento freiriano: Alves (1980; 1994); Brandão (1981; 2005); Gadotti (2003; 2007; 2019); Tardif (2002; 2005). A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo/exploratório, sendo os dados coletados por meio de um questionário enviado aos participantes da pesquisa via formulário Google Forms. Os dados foram analisados e discutidos sob o olhar de quatro dimensões: 1) saberes pertinentes ao ato de ensinar na contemporaneidade na construção insurgente das dodiscências; 2) possíveis desdobramentos na caminhada docente, tendo como contribuição a dodiscência; 3) alteridade dos estudantes a partir da dodiscência no processo de ensino e aprendizagem; e 4) narrativas dos professores e das professoras frente ao ato de ensinar e ao encantamento da dodiscência. Entre os principais resultados, destacam-se os aspectos: afetividade, alteridade, autonomia, curiosidade, diálogo, entendimento, história, mediação, prática, troca, respeito. Palavras que provocam situações geradoras de perguntas e contextualização do e no mundo, sendo a presença da dodiscência providencial para o itinerário educacional. |
id |
UNIPLAC_931aeba2018d089221a1892beb03f58e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/467 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPOEnsinar. Aprender. Dodiscência. Itinerário educacionalEste artigo tem como objetivo compreender o ato de ensinar na contemporaneidade, na construção insurgente da “dodiscência” considerando a ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, com o auxílio dialógico das obras de Paulo Freire (1967; 1981; 1986; 1993; 1996; 2000; 2014) e de outros autores que se filiam ao pensamento freiriano: Alves (1980; 1994); Brandão (1981; 2005); Gadotti (2003; 2007; 2019); Tardif (2002; 2005). A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo/exploratório, sendo os dados coletados por meio de um questionário enviado aos participantes da pesquisa via formulário Google Forms. Os dados foram analisados e discutidos sob o olhar de quatro dimensões: 1) saberes pertinentes ao ato de ensinar na contemporaneidade na construção insurgente das dodiscências; 2) possíveis desdobramentos na caminhada docente, tendo como contribuição a dodiscência; 3) alteridade dos estudantes a partir da dodiscência no processo de ensino e aprendizagem; e 4) narrativas dos professores e das professoras frente ao ato de ensinar e ao encantamento da dodiscência. Entre os principais resultados, destacam-se os aspectos: afetividade, alteridade, autonomia, curiosidade, diálogo, entendimento, história, mediação, prática, troca, respeito. Palavras que provocam situações geradoras de perguntas e contextualização do e no mundo, sendo a presença da dodiscência providencial para o itinerário educacional.Editora ICEPde Souza, Aluisio RicardoPereira Damásio Maurício, Wanderléa2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467Revista GepesVida; v. 7, n. 17 (2021): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467/255info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T12:35:09Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/467Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2021-12-27T12:35:09Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO |
title |
ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO |
spellingShingle |
ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO de Souza, Aluisio Ricardo Ensinar. Aprender. Dodiscência. Itinerário educacional |
title_short |
ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO |
title_full |
ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO |
title_fullStr |
ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO |
title_full_unstemmed |
ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO |
title_sort |
ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO |
author |
de Souza, Aluisio Ricardo |
author_facet |
de Souza, Aluisio Ricardo Pereira Damásio Maurício, Wanderléa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Damásio Maurício, Wanderléa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Aluisio Ricardo Pereira Damásio Maurício, Wanderléa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensinar. Aprender. Dodiscência. Itinerário educacional |
topic |
Ensinar. Aprender. Dodiscência. Itinerário educacional |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender o ato de ensinar na contemporaneidade, na construção insurgente da “dodiscência” considerando a ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, com o auxílio dialógico das obras de Paulo Freire (1967; 1981; 1986; 1993; 1996; 2000; 2014) e de outros autores que se filiam ao pensamento freiriano: Alves (1980; 1994); Brandão (1981; 2005); Gadotti (2003; 2007; 2019); Tardif (2002; 2005). A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo/exploratório, sendo os dados coletados por meio de um questionário enviado aos participantes da pesquisa via formulário Google Forms. Os dados foram analisados e discutidos sob o olhar de quatro dimensões: 1) saberes pertinentes ao ato de ensinar na contemporaneidade na construção insurgente das dodiscências; 2) possíveis desdobramentos na caminhada docente, tendo como contribuição a dodiscência; 3) alteridade dos estudantes a partir da dodiscência no processo de ensino e aprendizagem; e 4) narrativas dos professores e das professoras frente ao ato de ensinar e ao encantamento da dodiscência. Entre os principais resultados, destacam-se os aspectos: afetividade, alteridade, autonomia, curiosidade, diálogo, entendimento, história, mediação, prática, troca, respeito. Palavras que provocam situações geradoras de perguntas e contextualização do e no mundo, sendo a presença da dodiscência providencial para o itinerário educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/467/255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 7, n. 17 (2021): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699212406784 |